PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Fabiana Giannubilo Stumpf

Gerenciamento de Facilidades em Agências Bancárias: Critérios para Avaliação da Sustentabilidade Utilizando o LEED© FOR Existing Buildings

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF me fez compreender que a área de FM é extremamente técnica. Para ser um bom profissional, além de experiência, é necessário ter conhecimento em diversas esferas de atuação. O assunto vai muito além do bom senso e da criatividade, como muitos pensam.

A área de FM, diversas vezes, não é reconhecida, pois muitos acham que poderiam fazer melhor, porém, não é tão simples assim.

O curso me deu mais segurança e clareza no entendimento de que antes de dar qualquer informação, é necessário analisar os fatos, e ter conhecimento na área de gestão de empreendimentos, manutenção, serviços, riscos e até financeira.

Tese da monografia - A tese de minha monografia foi “Gerenciamento de facilidades em agências bancárias: critérios para avaliação da sustentabilidade utilizando o LEED© For Existing Buildings”. Este tema, na época em que fiz o trabalho, era relativamente novo no Brasil. Estavam surgindo vários prédios certificados no País, na sua maioria na cidade de São Paulo, e o trabalho ajudou os profissionais da área à entenderem um pouco sobre o assunto.

Importante salientar que apesar de muitos prédios já “nascerem” certificados,  no caso do meu trabalho, tratava-se de um estudo de caso de uma agência bancária, que já funcionava e foi adaptada para ser um Green Building. Esta adaptação muitas vezes é custosa demais e a aprovação deste investimento é mais difícil.

Perfil

Antes de atuar na área de real estate, atuei no ramo de hotéis. Sou formada em Hotelaria e Administração, o que forneceu a base para área de FM. 

Em 1997 comecei na Compass Birmann, empresa que depois foi comprada pela LaSalle Partners e posteriormente passou para Jones Lang LaSalle (hoje JLL). Atuei como Assistant Building Manager no Birmann 11 & 12, passei a Property Manager, Facilities Manager, Gerente Regional e fiquei em Chicago por 10 meses em um programa de intercâmbio da JLL, quando trabalhei nas contas do Bank One e Bank of America.

Depois de 5 anos de atuação fui para BRC, empresa do grupo Cyrela, onde implantei e gerenciei o The Park Hall e o Faria Lima Financial Center.

Em 2005, comecei a trabalhar na área de Facilities Management da CBRE, local em que trabalhei por 6 anos nas contas American Express e EDS, como FM e Senior FM. Em 2010, passei de fornecedora à tomadora de serviços trabalhando desde então com fundos de investimento e cuidando como “proprietária” dos imóveis dos fundos, contratando e supervisionando o trabalho das administradoras, administrando os contratos de locação e atendendo aos locatários dos imóveis.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP