Fabiana Giannubilo Stumpf

Gerenciamento de Facilidades em Agências Bancárias: Critérios para Avaliação da Sustentabilidade Utilizando o LEED© FOR Existing Buildings

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF me fez compreender que a área de FM é extremamente técnica. Para ser um bom profissional, além de experiência, é necessário ter conhecimento em diversas esferas de atuação. O assunto vai muito além do bom senso e da criatividade, como muitos pensam.

A área de FM, diversas vezes, não é reconhecida, pois muitos acham que poderiam fazer melhor, porém, não é tão simples assim.

O curso me deu mais segurança e clareza no entendimento de que antes de dar qualquer informação, é necessário analisar os fatos, e ter conhecimento na área de gestão de empreendimentos, manutenção, serviços, riscos e até financeira.

Tese da monografia - A tese de minha monografia foi “Gerenciamento de facilidades em agências bancárias: critérios para avaliação da sustentabilidade utilizando o LEED© For Existing Buildings”. Este tema, na época em que fiz o trabalho, era relativamente novo no Brasil. Estavam surgindo vários prédios certificados no País, na sua maioria na cidade de São Paulo, e o trabalho ajudou os profissionais da área à entenderem um pouco sobre o assunto.

Importante salientar que apesar de muitos prédios já “nascerem” certificados,  no caso do meu trabalho, tratava-se de um estudo de caso de uma agência bancária, que já funcionava e foi adaptada para ser um Green Building. Esta adaptação muitas vezes é custosa demais e a aprovação deste investimento é mais difícil.

Perfil

Antes de atuar na área de real estate, atuei no ramo de hotéis. Sou formada em Hotelaria e Administração, o que forneceu a base para área de FM. 

Em 1997 comecei na Compass Birmann, empresa que depois foi comprada pela LaSalle Partners e posteriormente passou para Jones Lang LaSalle (hoje JLL). Atuei como Assistant Building Manager no Birmann 11 & 12, passei a Property Manager, Facilities Manager, Gerente Regional e fiquei em Chicago por 10 meses em um programa de intercâmbio da JLL, quando trabalhei nas contas do Bank One e Bank of America.

Depois de 5 anos de atuação fui para BRC, empresa do grupo Cyrela, onde implantei e gerenciei o The Park Hall e o Faria Lima Financial Center.

Em 2005, comecei a trabalhar na área de Facilities Management da CBRE, local em que trabalhei por 6 anos nas contas American Express e EDS, como FM e Senior FM. Em 2010, passei de fornecedora à tomadora de serviços trabalhando desde então com fundos de investimento e cuidando como “proprietária” dos imóveis dos fundos, contratando e supervisionando o trabalho das administradoras, administrando os contratos de locação e atendendo aos locatários dos imóveis.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde