19º Congresso InfraFM
 

Edson Campioni

A aplicação do conceito de acessibilidade em edifícios de escritórios

Benefícios do curso - Além de obter maior foco nas necessidades de minha profissão, como gestão das áreas financeiras, manutenção e serviços, o MBA/USP - GF trouxe-me conhecimento dos meus pares, profissionais que atuam em diversos ambientes de trabalho. Compreendi mais amplamente que o setor de facilities é um sistema da organização, constituído principalmente por processos gerenciais e de planejamento, onde as entradas são os recursos de vários tipos: humanos, financeiros, energéticos, naturais e tecnológicos e, principalmente, informação e os resultados são os serviços de suporte necessários, produtos da operação do edifício e de seus sistemas. Dimensionei que em todo esse sistema atuam influências externas, exercidas basicamente pela sociedade, mercados, organização e legislação, e internas, exercidas pelos diversos usuários e condições do edifício, seus sistemas e equipamentos. Estas influências interferem na forma como os processos de planejamento são desenvolvidos e, portanto, em seus resultados.

Tese da monografia - Com o título de “A aplicação do conceito de acessibilidade em edifícios de escritórios” minha monografia objetivou elaborar um guia prático que esclarece o conceito de acessibilidade nas empresas, fornecendo aos Gerentes de Facilidades o acesso a informações de forma rápida e abrangente de modo a sensibilizá-lo para a importância do uso correto dos conceitos impostos pelas normas e legislações vigentes (Lei Federal nº 10.098/2000, Lei Complementar nº 683/92 do Estado de São Paulo, Lei nº 8.213/91e Decreto nº 3.298/99), propiciando maior agilidade nas tomadas de decisão e na solução dos problemas a um custo compatível. 

A comparação dos custos de implantação no início do projeto e o custo da adaptação com o ambiente já em funcionamento encontrou uma relação de 1% para até 25% do valor investido, o que demonstrou ser ideal que os projetos já contemplem esse conceito antes que os ambientes sejam construídos.

Por fim, foi proposto um guia prático com recomendações para as adequações em forma de checklist, possibilitando, a partir da execução destas, o pleno uso por parte de todos.

Perfil

Sou Engenheiro Eletricista, graduado há 18 anos, MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP, com experiência de 16 anos na área de Facilities/Property/Manutenção/Operação, em empresa farmacêutica americana, gerenciadora e prestadora de serviços, atuando em edifícios, indústrias, centro de distribuição, data center, hospitais, shoppings, entre outros, destacando principalmente: gerenciamento de contratos e de pessoas, planos de manutenção preditiva e preventiva, automação de sistemas prediais, acesso, segurança, telefonia e dados, redução de custos com gerenciamento de contas de energia elétrica, água e afins, gerenciamento de documentação (AVCB, alvará de licença, Cetesb), controle orçamentário e custos, implantação de novos projetos (layout e sistemas prediais), programas de treinamento. 

Como objetivo de meu trabalho, busco integrar pessoas, espaço e tecnologia. Dentre as empresas que trabalhei destaco: JLL (2014), Grupo Brasanitas (2012-2014), CB Richard Ellis (2011-2012) e Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. (1998-2011).

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP