TELELOK
 

Edson Campioni

A aplicação do conceito de acessibilidade em edifícios de escritórios

Benefícios do curso - Além de obter maior foco nas necessidades de minha profissão, como gestão das áreas financeiras, manutenção e serviços, o MBA/USP - GF trouxe-me conhecimento dos meus pares, profissionais que atuam em diversos ambientes de trabalho. Compreendi mais amplamente que o setor de facilities é um sistema da organização, constituído principalmente por processos gerenciais e de planejamento, onde as entradas são os recursos de vários tipos: humanos, financeiros, energéticos, naturais e tecnológicos e, principalmente, informação e os resultados são os serviços de suporte necessários, produtos da operação do edifício e de seus sistemas. Dimensionei que em todo esse sistema atuam influências externas, exercidas basicamente pela sociedade, mercados, organização e legislação, e internas, exercidas pelos diversos usuários e condições do edifício, seus sistemas e equipamentos. Estas influências interferem na forma como os processos de planejamento são desenvolvidos e, portanto, em seus resultados.

Tese da monografia - Com o título de “A aplicação do conceito de acessibilidade em edifícios de escritórios” minha monografia objetivou elaborar um guia prático que esclarece o conceito de acessibilidade nas empresas, fornecendo aos Gerentes de Facilidades o acesso a informações de forma rápida e abrangente de modo a sensibilizá-lo para a importância do uso correto dos conceitos impostos pelas normas e legislações vigentes (Lei Federal nº 10.098/2000, Lei Complementar nº 683/92 do Estado de São Paulo, Lei nº 8.213/91e Decreto nº 3.298/99), propiciando maior agilidade nas tomadas de decisão e na solução dos problemas a um custo compatível. 

A comparação dos custos de implantação no início do projeto e o custo da adaptação com o ambiente já em funcionamento encontrou uma relação de 1% para até 25% do valor investido, o que demonstrou ser ideal que os projetos já contemplem esse conceito antes que os ambientes sejam construídos.

Por fim, foi proposto um guia prático com recomendações para as adequações em forma de checklist, possibilitando, a partir da execução destas, o pleno uso por parte de todos.

Perfil

Sou Engenheiro Eletricista, graduado há 18 anos, MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP, com experiência de 16 anos na área de Facilities/Property/Manutenção/Operação, em empresa farmacêutica americana, gerenciadora e prestadora de serviços, atuando em edifícios, indústrias, centro de distribuição, data center, hospitais, shoppings, entre outros, destacando principalmente: gerenciamento de contratos e de pessoas, planos de manutenção preditiva e preventiva, automação de sistemas prediais, acesso, segurança, telefonia e dados, redução de custos com gerenciamento de contas de energia elétrica, água e afins, gerenciamento de documentação (AVCB, alvará de licença, Cetesb), controle orçamentário e custos, implantação de novos projetos (layout e sistemas prediais), programas de treinamento. 

Como objetivo de meu trabalho, busco integrar pessoas, espaço e tecnologia. Dentre as empresas que trabalhei destaco: JLL (2014), Grupo Brasanitas (2012-2014), CB Richard Ellis (2011-2012) e Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. (1998-2011).

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP