Alan Vieira Santin

Diretrizes para o gerenciamento de facilidades quanto a continuidade dos negócios no setor bancário

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF, além de abordar aspectos técnicos, legais, de sistemas, de serviços entre outros, amplia a visão da real participação do Gestor de Facilidades em decisões estratégicas e de planejamento da empresa, demonstrando a crescente importância e valorização desse profissional.

A troca de informações entre alunos e professores é de grande valia. Algumas das aplicações diretas estão ligadas à avaliação e implantação de SLAs, políticas internas e procedimentos, sistemas de contingência, otimização de espaços, revisão de contratos e redução de custos, melhoria no planejamento e execução dos serviços e maior controle das ações e do budget. Essas mudanças trouxeram maior confiança e permitiram que a área tivesse maior visibilidade e participação nos projetos, tornando-a mais colaborativa nas decisões da empresa.

Tese da monografia - Busquei por meio do meu trabalho de conclusão de curso “Diretrizes para o gerenciamento de facilidades quanto a continuidade dos negócios no setor bancário” trazer algumas das principais informações que o Gestor de Facilidades deve se atentar antes, durante e após a implantação da empresa, visando a mitigar perdas financeiras e até mesmo humanas. O trabalho contém uma abordagem geral um pouco mais conceitual e posteriormente traz pontos específicos de verificação, com listas diversas sobre legislação, questões técnicas e operacionais, de avaliação/escolha da localização e etc. Além disso, são indicadas diretrizes e procedimentos preventivos e corretivos que visam a não interrupção das atividades da empresa e, caso ocorram, para que a retomada seja realizada o mais rápido possível.

Apesar de direcionado para o setor bancário, grande parte da monografia pode ser aproveitada por empresas de diversos ramos.

Perfil

Sou Gerente de Facilidades. MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FEI-SP e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas. Trabalhando há 12 anos em empresa de grande porte/multinacional, atuei inicialmente como Coordenador de Expansão em âmbito nacional e assumi a Gestão de Facilidades da empresa em 2011, reestruturando a área e passando a ser o responsável pelo patrimônio, frota, serviços gerais (segurança, limpeza, expedição e etc.), manutenção/reformas de todos os sites e filiais. Implantei novos controles e procedimentos, mitigando riscos operacionais e perdas com impactos financeiros, além de realizar uma revisão dos contratos para a otimização dos serviços sobre responsabilidade da área.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP