PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Construções irregulares: mais de 200 mortes em 20 anos, na Grande SP

Conselhos de Arquitetura e Urbanismo passam a destinar 2% do orçamento para apoio às ações de assistência

A construção irregular de casas em locais inapropriados é um reflexo da falta de política pública na área da habitação que acomete boa parte das nossas cidades. Obras que são realizadas em áreas de risco, sem qualquer fiscalização e sem o acompanhamento de algum especialista em construção, não demoram muito a apresentar problemas, expondo as pessoas ao perigo.

Dados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apontam que nos últimos 20 anos deslizamentos de terra mataram mais de 200 pessoas na Grande SP, destruindo casas construídas em locais inadequados e sem qualquer cuidado necessário.

"Nas áreas onde acontecem acidentes como esses, que são geralmente próximas a encostas, os terrenos apresentam alta declividade, um fator extremamente favorável para a ocorrência de deslizamentos. E, na maioria dos casos, percebe-se facilmente que as construções não obedecem a critérios mínimos de segurança, sendo executadas da mesma forma como se fossem para terrenos planos", diz Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. "Sem contar as casas que são erguidas em locais sujeitos a solapamentos", completa o presidente.

Para ajudar a combater esse problema, a partir desse ano, os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo de todos os estados do país passam a destinar 2% de seu orçamento para o apoio às ações estratégicas de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).

"Pela Lei de Assistência Técnica 11.888/2008, famílias de baixa renda, com faturamento mensal de até três salários mínimos, têm acesso gratuito ao trabalho técnico de profissionais especializados em projeto e construção de habitação para moradia própria. É um direito fundamental do cidadão, assim como saúde e educação", conclui Belleza.

Foto: Divulgação/Secretaria Especial de Ordem Pública)

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP