Sem crise, veja as oportunidades!

Por Celso Toshio Saito*

O objetivo deste artigo é convidá-los para uma reflexão, nesse momento sócio/político/econômico, que estamos enfrentando.

A de olhar a metade cheia do copo com água, neste início de ano!

E deixar de lado, essa tal de crise...

 

Independentemente de seu mercado de atuação, acredito que a conta universal que se aplica é muito simples: 

 

E arrisco a simplificar, afirmando que só há dois meios de se alterar o resultado final:

 

Exatamente, ou se aumenta as vendas ou reduz-se os custos!

Mas como fazer isso? Convido-o para...

 

 

São nos momentos de crise, que as pessoas dão valor a pequenas ações que podem gerar grandes resultados, pois quando está tudo bem, na grande maioria das vezes, acabamos nos acomodando e deixamos passar despercebido alguns desperdícios.

No final da história, essa fase será benéfica, pois forçou com que os profissionais e as empresas focassem em serem mais eficazes, otimizando processos e reduzindo custos.

Concordo que poderia ser menos intenso, mas seremos mais fortes e melhores.

Infelizmente, no meio dessa caminhada, em que não havia uma esperança, para reduzir custos, algumas empresas adotaram reduzir o quadro de colaboradores ou substituir profissionais seniores por juniores, que na minha opinião, foi uma escolha legítima para tentar manter a própria sobrevivência da empresa.

No entanto, para toda ação, há uma reação e o que tenho percebido, é que os colaboradores que permaneceram ficam sobrecarregados e, inevitavelmente, algumas atividades estão sendo relegadas, não por má vontade, mas, eventualmente, por restrição de tempo, mão de obra ou mesmo conhecimento...

E, nesse momento, surgem novas oportunidades e espaço para muita criatividade, para avaliar os processos e propor novas formas de realizar as atividades, com otimização de tempo e, eventualmente, reduzindo valores.

Então, mesmo não tendo verba, devido à restrição de budget, muitos projetos podem ser considerados sustentáveis, pois o investimento será amortizado pela economia gerada pelo próprio projeto. E isso é facilmente comprovado, levando em conta a equação:

Custo Atual x Custo Otimizado = Investimento/saving

Acredito que o sonho de consumo dos verdadeiros gestores seja migrar:

Para isso ser viável, imagine contar com um parceiro para auxiliar:

• na reavaliação e renegociação de contratos, por meio de strategic sourcing;

• na análise e revisão de processos, para otimização e redução de custos;

• em treinamento focado, direcionado e respeitando a cultura da empresa e perfil dos colaboradores, para garantir a aderência ao programa, de forma a obter o engajamento da equipe; e

• no outsourcing de atividades, ou seja, apesar do esforço, eventualmente alguma atividade não será realizada e isso poderá ser delegado para um terceiro realizar pontualmente, a fim de garantir a continuidade dessa atividade e liberar o gestor para focar em ações mais estratégicas.

Que além de aplicar toda a experiência prática, contará com um profissional de constante aperfeiçoamento e aprendizagem, estudando novas práticas e métodos, que colaborem para otimização de processos, conexão com outros parceiros estratégicos e, quando viável, utilização de tecnologia, ou seja, o uso de ferramentas web services, que visam facilitar as rotinas operacionais ou as táticas.

* Celso Toshio Saito é Diretor na Facilities-Insight, especializada no desenvolvimento de soluções personalizadas para demandas em facilities management. – [email protected]


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP