TELELOK
 

Sem crise, veja as oportunidades!

Por Celso Toshio Saito*

O objetivo deste artigo é convidá-los para uma reflexão, nesse momento sócio/político/econômico, que estamos enfrentando.

A de olhar a metade cheia do copo com água, neste início de ano!

E deixar de lado, essa tal de crise...

 

Independentemente de seu mercado de atuação, acredito que a conta universal que se aplica é muito simples: 

 

E arrisco a simplificar, afirmando que só há dois meios de se alterar o resultado final:

 

Exatamente, ou se aumenta as vendas ou reduz-se os custos!

Mas como fazer isso? Convido-o para...

 

 

São nos momentos de crise, que as pessoas dão valor a pequenas ações que podem gerar grandes resultados, pois quando está tudo bem, na grande maioria das vezes, acabamos nos acomodando e deixamos passar despercebido alguns desperdícios.

No final da história, essa fase será benéfica, pois forçou com que os profissionais e as empresas focassem em serem mais eficazes, otimizando processos e reduzindo custos.

Concordo que poderia ser menos intenso, mas seremos mais fortes e melhores.

Infelizmente, no meio dessa caminhada, em que não havia uma esperança, para reduzir custos, algumas empresas adotaram reduzir o quadro de colaboradores ou substituir profissionais seniores por juniores, que na minha opinião, foi uma escolha legítima para tentar manter a própria sobrevivência da empresa.

No entanto, para toda ação, há uma reação e o que tenho percebido, é que os colaboradores que permaneceram ficam sobrecarregados e, inevitavelmente, algumas atividades estão sendo relegadas, não por má vontade, mas, eventualmente, por restrição de tempo, mão de obra ou mesmo conhecimento...

E, nesse momento, surgem novas oportunidades e espaço para muita criatividade, para avaliar os processos e propor novas formas de realizar as atividades, com otimização de tempo e, eventualmente, reduzindo valores.

Então, mesmo não tendo verba, devido à restrição de budget, muitos projetos podem ser considerados sustentáveis, pois o investimento será amortizado pela economia gerada pelo próprio projeto. E isso é facilmente comprovado, levando em conta a equação:

Custo Atual x Custo Otimizado = Investimento/saving

Acredito que o sonho de consumo dos verdadeiros gestores seja migrar:

Para isso ser viável, imagine contar com um parceiro para auxiliar:

• na reavaliação e renegociação de contratos, por meio de strategic sourcing;

• na análise e revisão de processos, para otimização e redução de custos;

• em treinamento focado, direcionado e respeitando a cultura da empresa e perfil dos colaboradores, para garantir a aderência ao programa, de forma a obter o engajamento da equipe; e

• no outsourcing de atividades, ou seja, apesar do esforço, eventualmente alguma atividade não será realizada e isso poderá ser delegado para um terceiro realizar pontualmente, a fim de garantir a continuidade dessa atividade e liberar o gestor para focar em ações mais estratégicas.

Que além de aplicar toda a experiência prática, contará com um profissional de constante aperfeiçoamento e aprendizagem, estudando novas práticas e métodos, que colaborem para otimização de processos, conexão com outros parceiros estratégicos e, quando viável, utilização de tecnologia, ou seja, o uso de ferramentas web services, que visam facilitar as rotinas operacionais ou as táticas.

* Celso Toshio Saito é Diretor na Facilities-Insight, especializada no desenvolvimento de soluções personalizadas para demandas em facilities management. – [email protected]


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP