TELELOK
 

Pessoas "donas da razão" evidenciam arrogância oculta e não são humildes

Em artigo, líder coach e psicóloga Maura de Albanesi ensina como se posicionar

Razão é uma coisa que todo mundo acha que tem e é por isso que colocamos a nossa opinião. A razão nada mais é do que sua maneira de perceber as coisas. E, é claro que eu tenho uma percepção da realidade e você tem outra. O problema é que, em uma discussão, reunião ou conversa, muitas vezes já começamos o assunto como se a nossa razão fosse de fato a realidade e então nos fechamos para pensamentos que poderiam vir a acrescentar.

De uma maneira geral, sempre sentimos que ter razão é muito bom. Existe sempre uma euforia quando alguém te pede desculpa e fala que você tinha razão. Mas por detrás desse sentimento, existe uma arrogância oculta. Como se isso fosse um sinal de que você pensou melhor que aquela pessoa é mais inteligente e percebe melhor as coisas. E em uma discussão, é muito comum as pessoas brigarem mais por quem tem razão do que para encontrarem uma solução para o problema.

Esse sentimento de "sempre ter razão" pode levar a duas situações: arrogância de um lado e desqualificação de outro. E ambas dificultam a busca por uma solução. Afinal, toda vez que alguém chega para você com esse ar de que sabe de tudo, o que você faz? É comum se afastar, não querer nem ouvir. Porque isso conflita com nossa arrogância. Porque quando duas pessoas assim se encontram, isso vira uma briga de ego, para ver quem tem mais razão, quem sabe mais.

Quanto à desqualificação, quando não conseguimos convencer os outros da nossa razão, nos sentimos diminuídos, desqualificados... e vamos nos retraindo e não expondo mais as ideias. E você começa a se ofuscar.

A arrogância ou a desqualificação escurecem a compreensão dos fatos e a busca por uma saída. Para sair dessa situação, há algumas dicas. A primeira delas é jamais começar a se achar o "sabe tudo", ou aquele que enxerga tudo, que sabe o que os outros não sabem. Não estou dizendo para você abrir mão da sua razão. Estou dizendo que a coloque sem arrogância e que esteja aberto. Na hora de uma discussão, é importante que a gente coloque nossa maneira de ver, sem o argumento típico 'eu tenho razão, eu sei' porque isso impede que a gente venha a compreender, a trocar e a resolver o problema.

Outra dica interessante é não encontrar nenhum poder quando alguém disser que você tinha razão. Não ache que isso é um status: é só sua maneira de ver as coisas. Geralmente num palco onde todos estão gritando à luz da sua razão, eles estão em uma tremenda penumbra. É necessário ter humildade para se posicionar, ouvir o outro se posicionar, abrindo mão desta razão absoluta para se ter uma razão mais amplificada da união de todas as ideias. 





*Maura de Albanesi é mestre em Psicologia e Religião pela PUC/SP, Pós-Graduada em Psicoterapia Corporal, Terapia de Vivências Passadas (TVP), Terapia Artística, Psicoterapia Transpessoal e Formação Biográfica Antroposófica, atua com o ser humano há mais de 30 anos

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP