Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Soluções de economia estratégica na gestão de frotas

Aumento do combustível, crise na oferta de semicondutores e alto custo de manutenção corretiva são algumas dores do FM em frotas

Os dois últimos anos em decorrência da pandemia trouxeram inúmeros desafios para a gestão de frotas, porém, mesmo com toda dificuldade para a compra de veículos, 46,3% das locadoras aumentaram o número de veículos, enquanto 30,1% as mantiveram no patamar anterior ao da pandemia, conforme informa a Pesquisa da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA/MDA), feita em dezembro do ano anterior.

Para o profissional de Facility Management responsável pela gestão da área dentro das organizações, são diversos os motivos que o fazem buscar por redução de custos a curto prazo. No entanto, conhecer a fundo as soluções ofertadas pelo mercado e analisar quais delas fazem sentido com os objetivos da empresa, é a forma mais adequada de conseguir melhores resultados, capaz de alcançar através de um planejamento estratégico, benefícios a médio e longo prazo para os negócios.

Entenda qual o impacto que o cenário atual de crise tem causado nesse segmento, e conheça algumas oportunidades de serviços e novas tecnologias que tem como objetivo 'eficientizar' a gestão de frotas nas empresas. 

Principais dores do FM e ofertas em gestão de frotas

Alta dos preços do combustível

Oferta: Cartão combustível para abastecer a frota

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia fez o preço do barril do petróleo disparar no mercado mundial, resultando em um aumento expressivo nos preços do diesel e da gasolina. Visando oferecer um maior controle nos gastos com abastecimento, e descontos mais vantajosos do que em uma negociação individual, o Cartão Combustível é capaz de reduzir gastos em abastecimento em até 30%, principalmente quando aliado ao uso de uma plataforma capaz de mapear as rotas, pedágios, apontar os postos de gasolina com melhores preços, realizar a gestão de documentos e notas fiscais, entre outros.

Com esse benefício, além de fazer a gestão da frota de forma integrada, a tecnologia é capaz inibir fraudes no abastecimento e desvio de combustível, ao identificar por telemetria, o consumo de diesel enquanto o caminhão está parado, por exemplo.

Crise na oferta de semicondutores

Oferta: Locação de frotas

A crise na oferta de semicondutores, matéria-prima utilizada para a produção dos chips que integram os componentes eletrônicos dos carros, continua afetando a produção de automóveis em 2022. Com a queda da produção, o aumento do preço dos veículos novos foi inevitável, e a dificuldade para a renovação de frota foi apenas mais um impacto negativo sentido pela indústria automotiva.

Para as empresas com frota própria que buscam por uma gestão mais eficiente, optar pela locação de veículos com uma terceira especializada, além de reduzir custos, aumenta a produtividade e potencializa resultados ao oferecer carros personalizados sempre novos, com todos os documentos em dia, e atendimento especializado no controle da frota. Mesmo diante da crise, a pesquisa da ABLA/MDA indica que o segmento de locação de frotas demonstra otimismo ao prever um novo ano com resultados positivos. Seus números informam que a redução de frota se deu em somente 22,6% das empresas e, para 2022, 60,8% das locadoras têm intenção de comprar mais carros para renovação de frota.

Altos custos com manutenção corretiva

Oferta: Plano de manutenção preventiva

Do mesmo modo que qualquer máquina, um veículo é desgastado pela sua utilização, e cedo ou tarde seus componentes deverão ser trocados. Em um plano de manutenção preventiva, automatizar o processo para evitar falhas ajuda a otimizar custos e avisa ao gestor quando é hora de realizar a vistoria.

Capaz de envolver diversos serviços periódicos, a manutenção preventiva segue um checklist que pode variar conforme a operação, como a revisão da parte mecânica e elétrica do veículo, lubrificação, lavagem, troca ou verificação de níveis de óleo e revisão dos demais equipamentos e acessórios do veículo. Além de evitar quebras, através do planejamento há um aumento da disponibilidade da frota, e uma redução de até 17% dos custos com manutenção.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking