Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Imóveis comerciais devem ter nova configuração

Home office e a necessidade de adaptações à realidade atual

Os quase dois anos de pandemia de COVID-19 foram determinantes para reconfigurar as necessidades de empresas quando o assunto são os imóveis comerciais. Tanto as possibilidades de trabalho remoto quanto o cuidado com colaboradores, clientes e qualquer pessoa que transite pelos escritórios têm gerado novas demandas do setor, o que deve impactar em futuros lançamentos.

Segundo o engenheiro civil Maurício Wildner da Cunha, da Construtora Andrade Ribeiro, de Curitiba, a busca por mais qualidade de vida, algo que movimentou a sociedade neste período, gerou nova visão sobre os empreendimentos comerciais. Cunha aponta algumas características que podem surgir nos próximos lançamentos: ambientes com maior circulação de ar; áreas de convivência maiores, com mais iluminação natural; áreas de carga e descarga independentes das zonas de circulação de usuários; e espaço de atendimento ao público com limitações de contato ou mesmo que tenham atendimento remoto.

"Empreendimentos com fachadas envelopadas com vidro para maior iluminação podem ser uma tendência aplicada à construção civil para melhorar a qualidade de vida no trabalho. Além disso, a renovação de ar com filtragem também pode ser uma tendência, bem como áreas comuns amplas com paisagismo. Outro ponto é o automatismo de catracas e elevadores, evitando o contato com as superfícies", avalia o engenheiro.

Cunha cita como exemplo de construção com essas características o AR3000, edifício localizado no bairro Cabral, em Curitiba. O projeto, da Construtora Andrade Ribeiro, foi planejado para ter ventilação natural em todos os conjuntos, bem como renovação de ar automatizada. "O hall de entrada tem pé-direito triplo, garantindo um ambiente com excelente qualidade do ar, além muita área para circulação dos usuários, o que dificulta aglomerações", explica.

Além disso, o empreendimento conta com bicicletários, o que oferece aos usuários opção de um meio de transporte mais alternativo e, assim, evitar o uso de transporte coletivo. "Soma-se a isso a localização privilegiada, em área de características residenciais e de fácil acesso, evitando as concentrações de veículos e pessoas", afirma.

O edifício possui a certificação LEED Platinum, da organização norte-americana United States Green Building Council (USGBC) para fomentar práticas sustentáveis de construção. A classificação leva em consideração requisitos como localização e transporte; espaço sustentável; energia e atmosfera; e qualidade ambiental interna.

Segundo o engenheiro, ainda que a pandemia tenha trazido impacto para o setor, por causa da migração de trabalhadores para o modelo remoto, com o avanço da imunização a situação tende a melhorar e a procura por imóveis comerciais pode aumentar. "Hoje acreditamos que apenas uma pequena parte dos trabalhadores continuarão em home-office. Logo, a demanda por salas comerciais deve retomar", afirma.

Foto: Diego Pisante.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking