TELELOK
 

Quatro lições que podemos tirar do incêndio no Incor

Fogo atingiu área externa da edificação na última sexta-feira (18/1), mas foi rapidamente controlado; ninguém ficou ferido

Notícia publicada em 21 de janeiro de 2019

Você provalvemente deve ter acompanhado nos noticiários o incêndio que a área externa do Instituto do Coração (Incor), no bairro Cerqueira César, próximo à Avenida Paulista, na manhã últiam sexta-feira (18). Segundo o Instituto, 25 pacientes tiveram de ser temporariamente deslocados em razão da fumaça.

Do alto de prédios no entorno da edificação, era possível identificar chamas em equipamentos de refrigeração do edifício. Inicialmente, quatro viaturas foram enviadas para o local. Momentos depois da abertura do chamado, feito às 10h47, foram enviados ao menos outros 14 carros.

Por volta de 11h15, o fogo já estava controlado pela própria brigada do Hospital e não houve feridos. Além disso, parte do prédio foi evacuado, mas os pacientes não precisaram sair, segundo o Corpo de Bombeiros.

A assessoria de imprensa do Incor informou que o incêndio ocorreu numa área externa do hospital, num duto de refrigeração, e não atingiu o interior do edifício, onde estavam pacientes e funcionários. Além disso, em nota, a Instituição disse que "em outubro de 2018 foi realizado, com os bombeiros, simulado de gerenciamento de riscos, o que tornou mais ágeis e eficientes as operações de hoje".

Mas por que estamos trazendo essa notícia? Porque talvez valha a pena refletir sobre essas quatro lições:

1) A importância da área de Properties Management, que trabalha para planejar, executar e fiscalizar programas de segurança das edificações, o que envolve pessoas, tecnologias, normas, produtos, serviços e processos;

2) A necessidade de se investir em um plano completo de gestão e análise de riscos, que determinará o passo a passo em caso de contingências como essa;

3) A importância de realizar vistorias técnicas, check-lists e manutenções preventivas e preditivas em equipamentos, com empresas sérias e qualificadas em seu ramo de atuação; e

4) Investimento em equipes preparadas e treinadas quando falamos em Manutenção Predial e Profissionais Brigadistas.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP