Dicas para evitar o mau uso de cadeiras de escritório

Alguns hábitos podem danificar acabamentos e mecanismos do mobiliário, reduzindo rapidamente a sua vida útil

Seja no escritório ou no home-office, passa-se a maior parte da jornada de trabalho sentado. A cadeira exerce um papel fundamental no desempenho do usuário, que precisa manter uma postura saudável por longas horas para evitar a fadiga e manter a concentração nas tarefas. No entanto, alguns hábitos podem danificar acabamentos e mecanismos do móvel, a ponto de reparos e substituições se tornarem periódicos, elevando os custos.

Em geral, as principais circunstâncias que caracterizam mau uso estão associadas às situações de distração e relaxamento, como subir no assento para pegar um objeto mais alto ou sentar-se nos apoios dos braços e encosto para uma conversa rápida. Além de danificar ajustes como o de altura do assento, a maior parte das cadeiras de escritórios possui rodízios, então há risco de graves acidentes.

"Embora a maior parte das características de mau uso seja evitável, algumas situações passam despercebidas pelo usuário", explica Paulo Bonatelli, gerente técnico da Sittz, fabricante nacional de mobiliário corporativo. "Um exemplo é a desatenção com o piso. A cadeira deve estar sobre uma superfície plana, pois o desnivelamento, ainda que sutil, distribui o peso do corpo de forma desigual na base, não distribuindo o esforço de maneira equilibrada entre os elementos estruturais".

A maior parte das cadeiras de escritório oferece ajustes de altura e reclinação acionados por alavancas geralmente abaixo do assento. A regulagem deve ser acionada com cuidado, pois o excesso de força pode danificar os manípulos e os sistemas de pistão e travamentos. No assento, por exemplo, não 'brigar' com a gravidade é fundamental.

"Ao ajustar a altura do assento para cima, é preciso se levantar levemente para que o pistão a gás impulsione o assento para cima sem medir forças com o peso do usuário. No ajuste contrário, é o peso que impulsiona o assento para baixo, bastando parar na posição desejada", explica Paulo.

As cadeiras devem guardar ainda distância de ambientes com umidade frequente ou exposição excessiva à luz solar. Para limpeza, é fundamental seguir à risca as recomendações do fabricante, em especial para o revestimento do encosto e assento, que pode ser estofado ou em tela.

Quando o reparo for inevitável, jamais tente fazer a manutenção por conta própria. Recomenda-se a contratação de um profissional especializado para a realização de reparos preventivos e corretivos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias