TELELOK
 

Norma acústica ganha versão atualizada e aperfeiçoada

ABNT NBR 10152 traz novos valores de referência para ambientes internos de uma edificação de acordo com o uso

Após longo processo de estudos, debates, revisão e consultas públicas nacionais, que teve início na década de 90, a norma ABNT NBR 10152 Acústica - Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos e Edificações - foi publicada na versão 2017, no dia 24 de novembro, atualizada e aperfeiçoada.

Entre as novidades, a versão traz, na Tabela 3, novos valores de referência para ambientes internos de uma edificação de acordo com o uso e apresenta valores de referência em RLAeq, RLASmax e RLNC para 48 ambientes, distribuídos em 10 diferentes categorias.
 
O processo de discussão e análise dos temas revistos teve a contribuição e participação da presidência, diretoria técnica e representantes de empresas associadas à Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica). "A ProAcústica parabeniza todos os profissionais, instituições e seus representantes envolvidos neste longo processo de revisão e publicação desta importante norma para o setor", comemora Davi Akkerman, vice-presidente de Atividades Técnicas da associação.
 
Para Krisdany Cavalcante, coordenador da Comissão de Desempenho Acústico de Edificações (ABNT/CB-02/CE-02:135.01), entre as principais evoluções dos requisitos da norma estão as questões de instrumentação e calibração cujas normas passaram por duas importantes atualizações entre 1987 e 2017. "Isso aumenta a segurança na aplicação da norma, tanto para medição quanto para situações de projeto".
 
Quanto aos profissionais que já atuam com instrumentação de qualidade, calibradas periodicamente, Cavalcante ressalta que a ABNT NBR 10152 será apenas a confirmação de condições e requisitos para a execução de um bom trabalho. Para novos profissionais, que tenham ou venham a iniciar os trabalhos em acústica, esta segunda edição apresenta notas explicativas ao longo dos capítulos, além dos anexos informativos.
 
Com relação às interações com a Norma de Desempenho NBR 15575, a norma Acústica - Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos e Edificações vai além da aplicação em edifícios residenciais, abrangendo empreendimentos comerciais, aeroportos, hospitais e outras edificações. 
 
Os valores de referência em RLAeq, apresentados na Tabela 3 da NBR 10152, para residências, possuem correlação com os valores de diferença padronizada de nível ponderada especificados pela ABNT NBR 15575 (Partes 4 e 5), mas essa correlação é verdadeira apenas quando os níveis em LAeq, externos à edificação, forem iguais ou inferiores aos previstos na NBR 10151 (em Consulta Nacional até 08/01/18: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/ )
 
"Quando o LAeq externo à edificação residencial for superior aos critérios da ABNT NBR 10151, os valores de referência apresentados na Tabela 3 da ABNT NBR 10152 podem não ser atendidos, mesmo que o desempenho acústico de isolamento da fachada da edificação esteja em conformidade com o estabelecido pela ABNT NBR 15575 (Partes 4 e 5)", explica o especialista.
 
Percurso de revisão da norma
 
Esta segunda edição da norma teve o projeto aprovado pela Comissão de Estudos em 24 de outubro de 2014 e foi submetida à Consulta Nacional no período de 14 de julho a 14 de agosto de 2015. "Foram necessárias cinco reuniões para análise e deliberação sobre as contribuições recebidas na quarta CN (Consulta Nacional). A quinta e última reunião foi realizada no dia 7 de junho de 2016, quando foi obtido o consenso necessário e aprovado o projeto para publicação da 2ª edição", conta.
 
O período entre junho de 2016 e julho de 2017 foi necessário para a preparação da documentação, consolidação e análise das atas de reuniões, folhas de tabulação, registros de manifestações, editoração e revisão. Segundo Cavalcante,"só nesta última etapa de editoração e revisão, foram geradas 6 versões. Quando finalmente revisado e aprovado o texto, a Norma foi publicada".
 
A ABNT NBR 10152:2017 está disponível para aquisição no Catálogo ABNT pelo link. Veja aqui.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP