TELELOK
 

Revitalização do centro

Projeto de urbanização do arquiteto Jaime Lerner para São Paulo prevê bulevares e veículo leve. Objetivo é tornar a região mais amigável, oportuna e atrativa para a população

A prefeitura de São Paulo apresentou na última terça-feira (26/10) projeto de reurbanização da região central da cidade batizado de Novo Centro. Entre as medidas previstas no projeto estão a criação de bulevares e um veículo leve circular entre pontos turísticos. O projeto foi elaborado pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner e foi oferecido à prefeitura pelo sindicato empresarial do setor imobiliário de São Paulo, o Secovi-SP, por meio de uma cooperação técnica.

O prefeito João Doria Júnior disse que a medida não teve custos para o município e que a proposta deve ser realizada no período de até 12 anos. "São muitas as intervenções e as transformações. É preciso ter consciência do esforço e da capacidade de investimento, tanto da prefeitura quanto do setor privado. Mas ao longo deste período vamos perceber, com certa velocidade, o efeito dessas transformações", disse em coletiva de imprensa.

Segundo a prefeitura, o objetivo é tornar a região "mais amigável, oportuna e atrativa para a população, reforçando seus atributos simbólicos e históricos". Nesse sentido, propõe o "resgate" da "vocação do centro para os usos residenciais". "A ideia é agregar novas edificações e novos usos aos imóveis já existentes", diz nota de apresentação do projeto.

O Novo Centro prevê ações urbanísticas na área do Centro Tradicional e nas regiões do Parque Dom Pedro, Mercado Municipal, Luz, Praça Júlio Prestes, Santa Cecília, Arouche, República e Praça Roosevelt.

O Circular Centro, novo modal de transporte, interligará equipamentos referenciais da região, como a Pinacoteca, a Sala São Paulo, o Theatro Municipal e as galerias comerciais. A criação dos bulevares, por sua vez, prevê melhoria de calçadas, arborização, iluminação, acessibilidade e mobiliário urbano.

Outro eixo do projeto é "reconhecer e potencializar os núcleos de economia criativa presentes no centro", ligados ao teatro, às artes plásticas, à gastronomia, ao cinema, à produção audiovisual e digital, multimídia, moda e entre outros. Nesse sentido, seriam instaladas incubadoras de projetos e residências artísticas em edifícios históricos com esse propósito.

O arquiteto Jaime Lerner, que foi prefeito de Curitiba e governador do Paraná, disse estar feliz em participar do projeto. "Nós vemos aqui no centro de São Paulo tanta história, no fundo é a retomada dessa história afetiva, história daqueles que vieram fazer aqui em São Paulo o projeto de suas vidas, migrantes, imigrantes. Tudo aqui nos remete a uma vontade de devolver aquilo que aqueles que vieram para cá tiveram no começo, um sopro de esperança e de oportunidade", falou em coletiva de imprensa.

Por Agência Brasil

Foto: Prefeitura de São Paulo | Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP