Profissionalização do setor de Facilities Management

Você pode contribuir para aumentar o reconhecimento da área nas empresas. Veja como aqui

Antigamente quem trabalhava com Facilities Management no Brasil era conhecido como Administrador Predial, Patrimonial ou até mesmo Serviços Gerais, mas em outros países este profissional já era chamado de Gestor de Facilities, ou Gestor de uma área chamada Facility Management. Com o passar dos anos o setor por aqui ganhou mais visibilidade nas organizações, ficando mais parecido com o modelo vindo do exterior.

O que vemos hoje é um crescimento da área e dos profissionais, com a forte atuação de organizações como a Associação Brasileira de Facilities (Abrafac), Grupo Gestores de Facilities (Grupas), GAS - Grupo de Administradores de Serviços, Grupo Mulheres de Facilities, entre outros.

Durante todo o ano acontecem eventos que contribuem para que ocorra networking e aprendizado entre os participantes: um deles é o Congresso INFRA, que acontece em diferentes cidades do país; outro grande evento do setor é o Congresso Abrafac, que neste ano aconteceu no início de outubro.

Participar destes encontros possibilita a troca de informações sobre as melhores práticas e também a união dos profissionais pelo fortalecimento o setor, para melhorar cada vez mais os serviços prestados e aumentar a visibilidade nas empresas.

A área de Facilities é necessária para manter uma empresa em bom funcionamento, otimizando e reduzindo custos, além de possibilitar o melhor desenvolvimento da atividade-fim. Mas é importante que o Facility Manager (FM) divulgue esses resultados à Presidência, à Gestão e aos usuários, pois muitos nem imaginam a importância das atividades em sua produtividade. "Essa é uma atitude que contribui para o reconhecimento não apenas do trabalho do FM, mas do setor como um todo", ressalta Fátima Sousa, Diretora do Grupo Facilities Services.

Segundo ela, 70% do alunos do Grupo são subsidiados pelas empresas onde trabalham, "isso mostra como os gestores passaram a prestar mais atenção nesses profissionais e reconheceram que a área é estratégica, contribuindo para o bom funcionamento do negócio", conta.

"Outra prova de que a área está ganhando espaço é o reconhecimento em razão de nossa empresa ter sido uma das 30 escolhidas (dentre mais de 500 inscritas) para participar do Programa Aceleradora de Empresas, desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e subsidiado pelo Banco Itaú".

"Pensando em colaborar para o crescimento do setor, estamos atentos aos principais eventos e participamos como patrocinadores ou apoiadores. Além disso, sempre que possível, proporcionamos aos nossos alunos, descontos ou cortesias, em eventos onde possam aprender, compartilhar melhores práticas e conhecer outros profissionais".

Para ser um bom profissional de Facilities, além da troca de experiências é também fundamental buscar conhecimento por meio de treinamentos voltados à área. Os principais cursos oferecidos pelo Grupo Facilities Services são: Gestão Operacional de Facilities (aplicado em São Paulo e Rio de Janeiro), que contempla temas essenciais para o exercício da função, com mais de 700 alunos certificados e o curso Gestão Estratégica de Facilities, indicado para quem tem um conhecimento mais avançado e precisa se aprofundar em temas como Gestão de Obras e Reformas Corporativas; Iniciação à Gestão de Projetos; Gestão de Viagens e Frota; Técnicas de Negociação; Gestão Motivacional de Pessoas e Gestão Financeira, entre outros.

Para 2018, Fátima adianta que haverá novos cursos presenciais e online. Fique atento!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP