Verzani & Sandrini conquista selo de qualidade do IQG

Certificação permite alcançar a excelência nas atividades prestadas e elevar o nível de exigência no mercado hospitalar

O grupo Verzani & Sandrini, referência em prestação de serviços e presente em todo o território nacional, acaba de conquistar a Certificação por Distinção dos Serviços de Higiene Hospitalar, desenvolvida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

Esta certificação permite reconhecer as organizações que demonstrem excelência em sua atividade e compromisso com a qualidade dos seus procedimentos e processos. "Buscamos permanentemente aprimorar, cada vez mais, a qualidade dos trabalhos executados para os nossos clientes. E, por se tratar de limpeza hospitalar, estes processos precisam ser ainda mais rigorosos", explica Mauricio Almendro, Diretor Operacional da Verzani Serviços em Saúde.

A Verzani Serviços em Saúde já conquistou o selo para dois de seus clientes, o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. No momento, a empresa busca a certificação para a Fundação Centro Médico de Campinas.

"Este reconhecimento é de grande importância para o segmento, que deverá se movimentar para oferecer o mesmo nível de serviço", comenta Almendro. No Brasil, atualmente, apenas 5% de hospitais possuem a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e atendem a critérios de qualidade, segundo a própria associação.

Conquista do selo

Para estar apta a ser certificada, o IQG preparou um manual baseado na legislação vigente, com resoluções normativas e procedimentos de qualidade e gestão. Foram avaliados: estrutura organizacional, gestão de suprimentos, gestão de pessoas, biossegurança, técnicas de limpeza, higienização e gestão de qualidade.

A segunda etapa para validação da qualidade dos serviços é avaliada e auditada dentro do cliente. No caso da Verzani & Sandrini, deu-se no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. No total, foram realizadas auditorias, com duração de até 9 meses, em cada um dos locais.

"A Certificação por Distinção dos Serviços de Higiene Hospitalar tem padrões internacionais de segurança, que procura compreender o negócio, os seus fatores críticos, numa perspectiva de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços. Esta certificação tem como foco principal a segurança do paciente, o gerenciamento de riscos e boas práticas internacionais", explica Rubens José Covello, CEO do IQG Health Services Accreditation. Além da homologação da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar - SBHH, uma vez que a mesma tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços de hotelaria hospitalar, oferecidos e também praticados pelas Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde.

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