Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Brasil em busca da liderança global em inteligência artificial e transformação digital

Compromisso de SP com a digitalização e a criação de um governo "3D" - Digital, Dinâmico e Diversificado.

Por Léa Lobo

Foto: InfraFM

Em seminário promovido pela InvestSP e o Governo do Estado de São Paulo, líderes e especialistas se reuniram para discutir o papel do Brasil na inteligência artificial (IA) e no desenvolvimento tecnológico. Sob a liderança de Jorge Lima, Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, e do Governador Tarcísio de Freitas, o evento abordou as oportunidades e desafios da IA para o crescimento econômico, regulamentação equilibrada e inovação no país.

Jorge Lima, ao abrir o seminário, destacou o compromisso do governo com a digitalização e a criação de um governo "3D" – Digital, Dinâmico e Diversificado. Ele enfatizou o potencial de São Paulo como um polo de inovação tecnológica, mencionando os investimentos em data centers e infraestrutura digital que tornam o estado um dos principais hubs de tecnologia na América Latina. Lima abordou a importância da colaboração entre o governo, o setor privado e a academia para impulsionar uma regulamentação que não apenas proteja, mas também estimule a inovação.

A questão da regulamentação para a IA foi um dos pontos centrais do evento. O Governador Tarcísio de Freitas e o Senador Eduardo Gomes, relator do PL 2.338/2023, destacaram a necessidade de uma legislação que permita o avanço tecnológico sem restringir a competitividade. Freitas ressaltou que o Brasil precisa de uma abordagem cautelosa para não sufocar as startups e empresas emergentes do setor. "Regulamentar demais é um risco; precisamos de um equilíbrio que permita o desenvolvimento sem afastar o capital", afirmou o governador.

O senador Gomes, por sua vez, defendeu que a legislação brasileira seja flexível, inspirada em modelos internacionais, mas adaptada à realidade brasileira. Ele reforçou que a regulação deve incentivar a inovação e a segurança, especialmente para empresas de pequeno porte, que são cruciais para o crescimento da economia digital.

O painel Perspectivas para um Brasil Competitivo também abordou o impacto da IA em setores estratégicos como saúde e segurança pública, com exemplos de como a tecnologia pode transformar diagnósticos médicos e acelerar respostas a incidentes de segurança. Um dos painelistas destacou os bilhões investidos por empresas como Microsoft e Google para expandir a infraestrutura de IA no Brasil. Segundo ele, "com a infraestrutura certa e uma regulamentação favorável, o Brasil tem tudo para se tornar o próximo centro de inovação digital na América Latina".

Outro ponto de destaque foi a necessidade de investir na capacitação tecnológica. Representantes do setor privado e da academia ressaltaram a importância de formar profissionais preparados para lidar com IA e outras tecnologias emergentes. Para garantir uma economia do conhecimento competitiva, é essencial incluir educação digital nas escolas e universidades, possibilitando que as novas gerações estejam aptas a operar e inovar com tecnologias avançadas.

Com um olhar para o futuro, especialistas sugeriram que o Brasil pode se destacar ao combinar tecnologia com sustentabilidade. A abundância de recursos naturais como água e energia renovável faz do país um destino atraente para investimentos em tecnologia verde. "Infraestrutura sustentável atrairá não apenas investimentos, mas também alinhará o Brasil com as metas globais de responsabilidade ambiental", afirmou Lima, destacando que essa combinação pode tornar o Brasil uma referência em inovação verde.

O seminário encerrou com otimismo quanto ao papel do Brasil na revolução digital. Com um esforço conjunto entre governo, setor privado e sociedade, o país pode não apenas desenvolver uma economia digital robusta, mas também liderar o setor de IA na América Latina. A mensagem final foi clara: "A inteligência artificial não é apenas uma tendência, é uma ferramenta essencial para o futuro do Brasil", concluiu Tarcísio, sinalizando o compromisso com uma regulação que permita o crescimento sustentável e a inovação.

O evento reforçou o papel estratégico de São Paulo e do Brasil na economia digital, apresentando uma visão onde tecnologia e regulamentação trabalham juntas para transformar o país em um protagonista global.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Faça uma busca

Líderes de audiência

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking