Sorteios 11ª Expo
 

Nova presidente da ABRAFAC pretende expandir atuação para além de São Paulo

Lívia Lourenço compartilha trajetória na associação e prioridades da gestão para fortalecimento do setor.

Por Natalia Gonçalves

Nova presidente da ABRAFAC pretende expandir atuação para além de São Paulo


No primeiro emprego, com 18 anos, Lívia Lourenço iniciou a trajetória na área de Facility Management. Ainda no subsolo, onde era comum estar a área de serviços, Lívia aprendeu sobre soft e hard services. Apesar do conhecimento técnico surgir nessa primeira experiência, a importância da atuação de FM era clara para a jovem profissional, que sempre participou de grupos direcionados à área com o pai.

Um dos fundadores do GRUPAS (Grupo de Gestores de Facilities), o pai de Lívia, Antonio Augusto Lourenço, era entusiasta em reunir profissionais administradores de serviços para compartilhar boas práticas. Em caminho parecido, a profissional se tornou associada ABRAFAC (Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management) em 2017, associação, inclusive, formada por alguns integrantes do GRUPAS. No início deste ano, ela conquistou a presidência da instituição.

“Mesmo sem ter nenhum cargo, eu ajudava voluntariamente nos congressos, jantares e premiações. Eu ficava encantada com o trabalho da associação, com o glamour dos eventos e a qualidade dos trabalhos apresentados”, lembra Lívia. Em 2019, foi convidada a participar do Conselho da ABRAFAC de forma mais direta. Um ano depois, se tornou conselheira e em 2021 conquistou o cargo de Diretora Secretária, para ajudar na administração.

Contudo, a presidência da associação não era algo que esperava. “Fui encorajada pela diretoria, mas não pude aceitar imediatamente”, comenta a executiva. A hesitação inicial para assumir o cargo estava relacionada a necessidade do aval da JLL, multinacional onde atua desde 2011. Após obter a liberação, ela e a diretoria da ABRAFAC começaram a montar a chapa.

“Atualmente, tenho a honra de contar com diretores e vice-presidente espetaculares e renomados no mercado, o que me deixa confiante de que, juntos, continuaremos contribuindo significativamente para o progresso do setor. A sintonia entre nós é valiosa, e todos esses esforços são em prol do bem comum”, destaca Lívia. No momento, os profissionais estão imersos no desenvolvimento do planejamento para 2024.

Para continuar com uma ABRAFAC cada vez melhor e mais atuante, Lívia aposta em Comitês Técnicos na nova gestão. “Começamos tímidos, com o Comitê de Workplace, e hoje contamos com mais dois: Sustentabilidade e Hospitais. Na nova gestão, vamos iniciar o Comitê de Contratações, que é um pedido antigo, e reativar o Comitê de Property. Esses comitês geram materiais e são espaços para apoiar o trabalho dos associados”, destaca.

Outro plano, segundo a presidente, é expandir a atuação da associação para outros lugares do Brasil, para além de São Paulo. “Já temos o projeto para a diretoria do interior de São Paulo e queremos fortalecer nossa presença em outras capitais e regiões”, comenta Lívia. Além disso, uma das prioridades da ABRAFAC é promover o programa de Certificação ABRAFAC C11FM.

“Mas não é só: pretendemos dar continuidade ao relacionamento com associações internacionais. Também estamos montando um banco de vagas, em parceria com grandes empresas associadas, a fim de ajudar os profissionais a se posicionarem no mercado de trabalho”, completa. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP