TELELOK
 

O café no ambiente de trabalho, mais do que uma bebida, é um elemento de gestão

No ambiente de trabalho, o café é mais do que uma bebida, é um elemento de gestão e conexão social com Leonardo Tauil da Nestlé Profissional.

Por Léa Lobo

O café no ambiente de trabalho, mais do que uma bebida, é um elemento de gestão

 

O café, embora pareça um simples componente da rotina diária de trabalho, representa um elemento crucial na gestão do ambiente corporativo, trazendo desafios e oportunidades para empresas de todos os tamanhos. Leonardo Tauil, Head de Marketing – Coffee & Beverages na Nestlé Profissional, compartilha insights valiosos sobre o impacto dessa bebida nas dinâmicas internas das organizações. Segundo Tauil, a importância do café vai além de sua função como estimulante. “Ouvimos constantemente de nossos clientes e parceiros que a falta de café pode causar mais transtornos do que muitos outros problemas considerados mais significativos. Se algo vai mal com o salário, é claro que isso é prioritário, mas a segunda maior fonte de queixas é frequentemente o café,” explica ele.

Quando surge a falta do café, tudo para, as reclamações começam e todos levantam a mão. O café é essencial no dia a dia das pessoas porque, há muito tempo no Brasil, deixou de ser apenas uma bebida. Ele assume uma dimensão maior na rotina das pessoas no trabalho e nas decisões das empresas, frequentemente envolvendo os profissionais de Facilities que se juntam ao CEO e aos diretores de RH para organizar as demandas dos colaboradores relacionadas ao café.

O café tem evoluído significativamente no Brasil, passando por três ondas distintas: inicialmente como um simples estimulante, depois ganhando destaque na qualidade da xícara com o boom do café espresso, e mais recentemente, focando em métodos de preparo, tipos de grãos e suas origens. “Hoje, o café é muito mais do que uma bebida; ele é um conector social, criando momentos e fortalecendo relações dentro das empresas,” destaca Tauil.

Com a chegada da pandemia, essa tendência apenas se intensificou, com as empresas buscando transformar seus espaços de trabalho em locais mais atraentes para incentivar o retorno dos colaboradores, incluindo máquinas de café diferenciadas. O café, nesse contexto, passou a ser visto não apenas como um benefício, mas como uma expressão de cuidado e valorização do bem-estar dos funcionários.

A qualidade do café e dos equipamentos usados para sua preparação são fundamentais para garantir a satisfação dos colaboradores. A Nestlé Profissional, ciente dessa demanda, investe fortemente em inovação e sustentabilidade. 

“Nossos equipamentos são projetados para economizar até 60% de energia e todo o café que fornecemos é 100% sustentável, com toda a cadeia produtiva certificada. A nossa máquina, carro-chefe, que está instalada em praticamente 99% dos escritórios de clientes, é uma máquina em que a caldeira de aquecimento da água só é acionada quando você aperta um botão de extração da bebida. Quando ela está sem extrair bebida, essa caldeira está desligada, economizando até 60% de energia elétrica”, afirma Tauil.

Além de qualidade e sustentabilidade, o serviço técnico orgânico oferecido pela empresa é um diferencial. Com uma equipe interna especializada, a companhia garante um atendimento de alta qualidade, manutenção preventiva e corretiva, assegurando que os equipamentos estejam sempre em perfeitas condições de uso.

Tauil também enfatiza a importância do design e da funcionalidade dos equipamentos. “O mercado hoje exige não só performance, mas também uma estética que contribua para a experiência do usuário. Por isso, renovamos constantemente nosso parque de máquinas, garantindo equipamentos modernos e eficientes.”

O papel do café nos escritórios é tão significativo que vai além do suprimento; ele é parte integrante da estratégia de gestão das empresas, influenciando a produtividade e o clima organizacional. A Nestlé Profissional entende que seu papel é de parceiro, não apenas de fornecedor, buscando sempre ouvir e aprender com seus clientes para atender melhor às suas necessidades. Um exemplo da parceria é ajudar a produzir um texto, uma arte e veicular o contexto do processo de um café 100% certificado para ser compartilhado nos comunicados da empresa, para que eles saibam da preocupação das nossas empresas – Nestlé e Cliente – sobre a importância de conscientizar os colaboradores sobre o cuidado do papel da equipe de FM em disponibilizar um café de qualidade.

Essa abordagem integrada e cuidadosa é o que destaca Nestlé Profissional no mercado, tornando-a uma líder não apenas em fornecimento de café, mas em criar ambientes de trabalho mais agradáveis, produtivos e sustentáveis.

Por fim, exemplificamos que no contexto do café, “xícaras pretas” referem-se a bebidas de café puro, como espresso ou americano, que são apreciadas sem adição de leite, permitindo que os consumidores experimentem o sabor pleno do café. Já as “xícaras brancas” envolvem variações de café com leite ou creme, como cappuccino e latte, que oferecem uma experiência mais suave e texturizada. Oferecer ambas as opções em ambientes corporativos que atendam às diversas preferências dos colaboradores e visitantes, melhorando a hospitalidade e a satisfação no local de trabalho.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP