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Como a LP+A navega pela complexidade de projetos

Explorando dois casos de adaptação e personalização em um mercado em constante evolução.

Por Mateus Murozaki

Como a LP+A navega pela complexidade de projetos

Foto: Divulgação

 

Algo dito e repetido à exaustão é a importância de profissionais se manterem atualizados em suas áreas de atuação. Por mais que seja uma verdade que todos tenhamos conhecimento, é de suma importância manter isso no pensamento, principalmente em mercados que vêm passando por mudanças extremas nos últimos anos. Desde 2001, a LP+A Arquitetura tem demonstrado uma notável habilidade em navegar pelas complexidades do mercado de arquitetura. Com uma forte percepção de mudanças e um compromisso com a inovação, a empresa se destaca em adaptar seus projetos às necessidades específicas de cada cliente. Exploramos dois casos recentes que exemplificam essas qualidades.

Zé Delivery + Ambev Tech

O primeiro deles foi um projeto de unificação dos conjuntos do Zé Delivery + Ambev Tech, escritório com foco na equipe de tecnologia e programação da empresa. Em conversa com a co-fundadora e diretora de criação da LP+A, Pierina Piemonte, ela expressou uma preferência por impactar através da área de entrada, sempre adaptando-a para algo que dê boas-vindas tanto para os colaboradores quanto para os visitantes. Nesse caso, a ideia estava óbvia: fazer um bar para, simultaneamente, exibir os produtos do cliente e passar a imagem despojada e moderna da empresa. Isso combinado com amarelo, cujo tom eles fizeram questão de certificar-se de que era o mesmo utilizado na logotipia e nas peças de divulgação do símbolo da marca. Um desafio que surgiu na unificação foi a reutilização dos móveis do site do Zé Delivery, em especial as mesas e plataformas.

Pierina Piemonte comenta que, quando iniciam um projeto, sempre conversam com os clientes para saber se existe a vontade de reutilizar os móveis, assim como se é viável sob um olhar de custo-benefício, além de ser uma prática sustentável. A partir daí se faz o desenho em torno desses itens. A equipe de FM também estava bastante presente no desenvolvimento do projeto já que, como comenta a diretora, “O escritório tem que ficar bonito e representá-los bem, mas tem que ser ergonômico e a operação tem que funcionar, né? Então, aí entra a equipe de facilities, para ter uma operação que rode, que não dê manutenção, que não dê problemas”. 

Em relação a detalhes no projeto voltados especificamente para o lado da eficiência da operação, o uso de piso vinílico, ao invés do tradicional piso elevado, foi um destaque devido à praticidade de limpeza. Outro ponto seria os rodapés resistentes para evitar manutenções e os tecidos com base de poliéster que proporcionam uma limpeza fácil e secam rápido. A construção do espaço ficou a cargo da Sempre Engenharia, parceira da LP+A escolhida pelos valores alinhados e pela confiança do escritório de arquitetura que a construtora conseguiria entregar o projeto em um prazo desafiador de cerca de 60 dias.

Lady Experience

O segundo caso a ser destacado foi um trabalho para a Lady, empresa de produtos têxteis e revestimentos (que, inclusive, forneceu alguns dos itens utilizados no caso citado anteriormente).

O desafio do projeto era o de desenvolver um ambiente de trabalho que também funcionasse como um Showroom interativo: Lady Experience. A relação prévia das duas empresas vem da preocupação do escritório de arquitetura com a acústica dos ambientes que projetam, o que os levou a conhecer o cliente, que é um dos maiores nomes no campo de itens para acústica no Brasil. A vontade era que o escritório também servisse como um espaço dedicado para treinamentos, atividades, receber pessoas e que, junto disso tudo, também servisse como uma vitrine para explorar os produtos em diferentes situações.

Carolina Correia hoje atua como diretora Comercial, mas, na época, foi a coordenadora desse projeto e comenta que havia três camadas a considerar na elaboração do espaço: a de bem-estar e conforto dos colaboradores, a de eficiência e ergonomia do ambiente e a da versatilidade. Para equilibrar tantas necessidades, primeiro tentaram entender a disposição dos ambientes para que não entrassem em conflitos. A solução encontrada para mesclar tantos espaços diferentes foi a de usar paletas de cores alternativas para cada espaço, levando em consideração a psicologia das cores para maximizar o bem-estar. “Por exemplo, na sala de reuniões, optamos por cores suaves e leves, como um tom de verde água, para criar uma atmosfera tranquila. Por outro lado, no espaço do staff, onde é um espaço mais amplo e com muita luz natural, escolhemos cores mais marcantes, como o roxo, para criar uma presença visual impactante.”, explica a Carolina Correia.

Esse tipo de abordagem não é o usual do escritório e foi utilizado aqui pela necessidade de mesclar tantos ambientes com objetivos específicos. Cada cliente é um cliente aos olhos da empresa e, portanto, são abordados sob ângulos diferentes. Uma exigência do cliente foi a de implementar tecnologias de monitoramento de ambiente e controle interno do ar. Apesar de ter sido solicitado, esse tipo de solução é algo que o escritório de arquitetura utiliza frequentemente por lidarem, em grande parte, com projetos corporativos, onde a leitura do ambiente é essencial para entender a eficiência de cada local. Hoje a Lady promove visitas agendadas a esse showroom, mostrando o nível de satisfação com o resultado entregue.

Com esses dois casos, é fácil imaginar que se trata de um escritório de arquitetura competente e em sintonia com o mercado. Existe um outro fator determinante para o sucesso da LP+A que Pierina Piemonte apontou, porém: “A gente tem um atendimento muito humano, muito especializado, porque é um escritório feminino, praticamente. Somos cinco sócias, cinco mulheres, que comandam toda a operação aqui. Então, a gente tem esse olhar bastante feminino de cuidado com os nossos clientes”.

Retornando ao ponto inicial, sim, é importante estar atualizado nas tendências de sua área de atuação, mas, mais do que observar as mudanças de longe, é fundamental estar lado a lado dos clientes para entender os desafios que os cercam e, por consequência, os que lhe cercam. Nesse sentido, filosoficamente falando, talvez as funções de um Facility Manager e um Arquiteto não estejam tão distantes assim.


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