19º Congresso InfraFM
 

A importância do suporte de Engenharia, SESMT e Suprimentos no Facility Management

Manter uma estrutura corporativa para suporte às operações de FM é parte da estratégia da Cushman & Wakefield para potencializar negócios.

Por Cushman & Wakefield

A importância do suporte de Engenharia, SESMT e Suprimentos no Facility Management

Foto: Divulgação

A atuação de suporte de Engenharia corporativa nos assuntos técnicos de gestão de requisitos técnicos, de suprimentos e de Segurança do Trabalho é de extrema importância para a qualidade dos processos operacionais e assegura ao cliente o atendimento aos requisitos normativos, bem como a continuidade de seus negócios.  

Suporte técnico de Engenharia

O Suporte técnico da engenharia corporativa está relacionado ao fornecimento de conhecimento técnico aos seus colaboradores, tais como:

•    Treinamento de capacitação técnica

•    Fornecimento de laudos técnicos

•    Execução de inspeções técnicas

•    Auditorias de processos e aplicação de pesquisas de satisfação / NPS, buscando a melhoria contínua de processos, bem como atender às demandas contratuais, superar expectativas e potencializar o negócio dos clientes

Suprimentos

A área de suprimentos corporativa trabalha com fornecedores qualificados que possuam qualidade de serviços e produtos que garantam performance aceitável e acima da média de mercado, redução de custos e, consequentemente, atrai valor agregado perceptível a médio e curto prazos pelo cliente.

SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

O suporte do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) nas operações tem várias dimensões e busca excelência no que tange a execução dos serviços com respeito e segurança aos profissionais e clientes.

O corpo técnico de profissionais experientes de saúde e segurança do trabalho busca gerar as seguintes ações:

1.    Prevenção de acidentes e doenças ocupacionais: identificar e avaliar os riscos no ambiente de trabalho, contribuindo para a implementação de medidas preventivas que visam evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Isso não apenas protege os funcionários, mas também evita custos associados a acidentes, como licenças médicas, indenizações e interrupções na produção.

2.    Promoção da saúde ocupacional: gerar ações de promoção da saúde dos trabalhadores, oferecendo programas de prevenção de doenças, promoção de hábitos saudáveis e acompanhamento médico periódico. Isso resulta em colaboradores mais saudáveis, satisfeitos e produtivos.

3.    Conformidade legal: atuar conforme obrigações legais. A presença de profissionais qualificados em saúde e segurança do trabalho ajuda a organização a cumprir as regulamentações governamentais e evitar multas e sanções.

4.    Redução de custos: a prevenção por meio do SESMT permite o cliente reduzir os custos associados a acidentes de trabalho, licenças médicas, indenizações trabalhistas e processos judiciais. Além disso, colaboradores saudáveis tendem a ser mais produtivos, o que pode aumentar a eficiência e reduzir os custos operacionais nos contratos.

5.    Melhoria do clima organizacional: ao demonstrar preocupação com a segurança e saúde dos colaboradores, o SESMT contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais seguro, confiável e valorizado pelos funcionários. Isso pode melhorar o engajamento e a lealdade dos trabalhadores.

6.    Competitividade e imagem da empresa: empresas que investem em saúde e segurança ocupacional tendem a ter uma melhor reputação no mercado, o que pode atrair talentos e clientes. Uma imagem positiva como empregador responsável pode ser um diferencial competitivo importante em um mercado cada vez mais consciente de questões sociais e ambientais.

O SESMT desempenha um papel fundamental na proteção e promoção da saúde e segurança dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que contribui para a conformidade legal, redução de custos, melhoria do clima organizacional e fortalecimento da imagem da empresa.

O suporte corporativo técnico orienta e suporta as operações de FM da Cushman & Wakefield e garante proximidade entre profissionais alocados nos projetos e a corporação, causando positivamente com diretrizes, padrões e níveis de qualidade diferenciados.

Clique e entenda mais como a Cushman & Wakefield pode potencializar negócios com os serviços de Facility Management.


Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP