3º Fórum InfraFM Indústrias
 

No mês do meio ambiente o estúdio Perkins&Will

Lança plataforma de design sustentável e resiliente


No mês do Meio Ambiente, o estúdio global de arquitetura e design Perkins&Will lança a  nova plataforma de design sustentável e resiliente com o objetivo de estabelecer diretrizes para um futuro melhor. Guiada por uma estrutura chamada de Living Design, a página foi idealizada por Douglas Pierce, Diretor Global do Laboratório de Pesquisa de Resiliência da Perkins&Will e membro do American Institute of Architects.

O site apresenta uma série de estratégias para a criação de espaços mais saudáveis, que promovam o equilíbrio entre o bem-estar humano e ecológico em todos os níveis. "Como designers, damos o nosso melhor quando contamos histórias positivas e edificantes sobre o nosso futuro através dos lugares e espaços que criamos. Hoje, o futuro da humanidade está em jogo, e o mundo está desesperado por uma nova história", salienta Douglas Pierce.

Com base em pesquisas, esses projetos podem perdurar, se adaptar, promover a biodiversidade e ajudar a vida a prosperar em escala individual e comunitária. Como, por exemplo, a transformação de uma antiga usina de açúcar, em Dublin, em um centro de inovação e construção de comunidade, um destino cultural e um espaço de trabalho compartilhado.

Para o desenvolvimento dos projetos são observados de perto as necessidades e objetivos dos usuários do espaço, além das complexidades ambientais, sociais e econômicas da localização da futura construção. A partir daí, são identificados os principais indicadores de desempenho do projeto, tirados do próprio Living Design Index da Perkins&Will, bem como de certificações externas, como LEED, Living Building Challenge, RELi, WELL, Fitwel e Passive House.

"A sustentabilidade não deve mais ser um diferencial de um projeto, mas sim um item obrigatório, algo que faça parte do DNA do conceito desde o início", afirma o arquiteto Fernando Vidal, Diretor do estúdio da Perkins&Will em São Paulo. "No nosso estúdio, todos os arquitetos devem ter certificação LEED ou WELL. É uma forma de garantir que o raciocínio da sustentabilidade esteja envolvido em todas as etapas de criação, fomentar a troca de ideias a respeito do tema e enriquecer os argumentos em prol da sustentabilidade nas discussões com nossos clientes", explica.

Juntas, essas estratégias trazem soluções que vão desde a redução do uso de energia até a melhoria da saúde humana, aumento da biodiversidade e equidade social. O resultado são projetos personalizados e mais conectados com o universo natural e com menor impacto no meio ambiente. 

​Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP