19º Congresso InfraFM
 

Setor de galpões logísticos tem recorde de absorções líquidas

Estudo realizado pela consultoria Cushman & Wakefield destrincha os principais números de um dos mercados que mais cresceu ao longo da pandemia

O mercado galpões logísticos apresentou índices históricos em 2020, segundo um estudo realizado pela consultoria de serviços imobiliários Cushman & Wakefield  Por conta do crescimento das vendas via e-commerce em todo o Brasil, o setor vem se sustentando aquecido desde meados do ano passado.

A junção do número acentuado de locações com o excesso de demanda, contribuíram para uma confiança significativa de investidores e desenvolvedores, o que consequentemente impactou na taxa de vacância no mercado ao longo do ano.  Atualmente, a taxa no Brasil está no nível mais baixo já registrado em uma série desde 2017, caindo 9.7 p.p. (alcançando 13%) e registrando a maior absorção líquida desde 2013, com 1,7 milhões de m2. Ainda no período, foi apontado um grande resultado de novo estoque, com 1,2 milhões de m2, o maior índice desde 2016.

A região de São Paulo se destaca, sendo responsável por 58% da absorção total, liderando também as novas locações que ocorreram no período. A ocupação, como previsto, ocorreu na sua grande maioria por empresas varejistas e atacadistas, em parques logísticos de alto padrão, próximos a áreas urbanas ou às principais estradas e rodovias que costumam ser trajetos estratégicos para entregas rápidas.

"As empresas de comércio virtual estão visando atender a atual demanda de entregas rápidas, porém estão focando no futuro, em que os consumidores devem manter o hábito de compras online, evitando as lojas físicas no curto prazo por conta da COVID-19. A experiência de compra cada vez mais completa e intuitiva, com vantagens e praticidade, e a ampliação do uso de aplicativos e plataformas online, devem manter o setor aquecido, com a possibilidade de novos parques logísticos em regiões alternativas possam surgir em breve. Para 2021, a expectativa inicial que temos é que sejam entregues mais de 1,18 milhão de m2 em todo o Brasil", pontua Jadson Andrade, head de inteligência de mercado da Cushman & Wakefield.

Além de São Paulo, Minas Gerais apresentou um grande avanço no período, com o volume de absorção líquida atingindo mais de 19% do seu estoque total. "A região de Extrema ganhou a atenção de grandes players do varejo e atacado nacional, pois está estrategicamente localizada, com proximidade a São Paulo e Rio de Janeiro", destaca Andrade.

 Confira alguns números identificados a partir do estudo:

Evolução da Taxa de Vacância - Ano a ano


Evolução da Absorção Líquida - Ano a ano

 Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP