Atividade de limpeza profissional movimenta cerca de R$ 18 bi ao ano

Maior Higiexpo da história espera receber 13 mil visitantes até a próxima quinta-feira no Pavilhão 5, do São Paulo Expo

Notícia publicada em 21 de agosto de 2019

O mercado de limpeza profissional cresce a cada ano. Para se ter uma ideia da dimensão deste segmento, fundamental para a promoção da saúde e bem-estar da sociedade, estima-se que a atividade de limpeza profissional movimente cerca de R$ 18 bilhões ao ano e empregue mais de 760 mil trabalhadores no Brasil. Quando somados aos multisserviços oferecidos pelas prestadoras de serviços como Jardinagem, Controle de Acesso, Manutenção Predial, entre outros, este número pode ultrapassar a marca de 1,6 milhão de profissionais, segundo a Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac).

As principais tendências e inovações deste setor estarão presentes na maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina, a Higiexpo, que chega à sua 26ª edição em 2019 e deve movimentar ainda mais o mercado. A feira abriu as portas ontem (20 de agosto) e vai até a próxima quinta-feira (22 de agosto). Já o Congresso Educacional Higicon - Issa acontece nos dias 21 e 22 de agosto, também no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Vila Água Funda), espaço com infraestrutura moderna, ampla área de exposição e localização privilegiada.

Em seu discurso de abertura, o presidente da Abralimp, Paulo Peres, ressaltou que é com enorme satisfação e orgulho que hoje começa a maior Higiexpo da história, com 120 expositores nacionais e internacionais distribuídos em um espaço moderno, agradável e com toda a infraestrutura necessária para melhor acolher expositores e visitantes.

Todos os setores da economia precisam da limpeza para prosperar, segundo Peres. "As pessoas necessitam de ambientes limpos para ter saúde e produzir. Portanto, a limpeza passou a ser um ativo mais valorizado em aspectos diversos, tais como a geração de empregos, formação e capacitação de mão de obra, investimentos em tecnologia e inovação e aumento de produtividade e eficiência", afirma.

Diversos representantes de associações e entidades parceiras compuseram a cerimônia de abertura da ocasião. Adonai Arruda, presidente da World Federation, ressaltou que o tema escolhido para o evento "conectando pessoas num só propósito" é fundamental para o atual momento da sociedade. "Em um mundo onde falamos de indústria 4.0, robótica, QR Code, e outras tecnologias e inovações, onde fica o ser humano? Hoje o mundo atinge proporções globalizadas em que não cabe mais o amadorismo e a tecnologia surge então para aperfeiçoar os processos", diz ele, lembrando que profissionais qualificados são preponderantes para as empresas.

João Diniz, presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), por sua vez, enfatizou que o sucesso da feira acontece devido ao forte trabalho da Abralimp em realizar um evento de qualidade, com comprometimento com o meio ambiente e com a saúde. "É um orgulho muito grande para o setor de serviços ter uma entidade parceira representativa como a Abralimp. Desejo sucesso ao evento".

Renato Fortuna, presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) disse que "é uma honra apoiar e participar do evento. Em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico conectar pessoas, é a melhor forma de prosperar", analisa. 
Fortuna ressaltou também que a tecnologia otimiza a qualidade e o aproveitamento de recursos, além de ampliar a segurança do profissional de limpeza. No entanto, o ser humano é insubstituível em algumas atividades. Segundo pesquisa citada por ele, entre os principais atributos que um profissional deve ter estão a criatividade, a persuasão, a colaboração, a capacidade de adaptação e a gestão do tempo. "Algumas destas qualidades as máquinas não podem ter, tornando esse profissional cada vez mais importante para o sucesso do negócio".

De acordo com Moacyr Malvino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana (Siemaco), os representantes dos trabalhadores são parceiros da limpeza profissional. Ele enfatizou a importância da Higiexpo e da Abralimp.
A evolução do evento foi lembrada por Rui Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (Seac-SP). "Nos dois anos que se passaram do último evento, em 2017, tantas coisas mudaram no mercado.

Tivemos novas leis que impactaram as nossas atividades e a feira cresceu ainda mais. Tenho orgulho dos empresários que estão aqui acreditando no nosso segmento, representando crescimento". 
Para Toni D'Andrea, representante da Associação das Indústrias de Limpeza da Itália (Afidamp), uma feira como essa é sempre um momento de alegria e promoção de atividades. "Há muitos anos conheço a Abralimp, pela qual tenho laços de estima. Os próximos anos reservaram excelentes oportunidades para reformularmos o nosso trabalho e termos novas fontes de inspiração, mais atentos ao meio ambiente", diz.

David Drake, vice-presidente executivo da Abralimp, agradeceu a todos os colaboradores e funcionários, que trabalharam intensamente durante os dois meses que antecederam a feira. "Estamos vivendo um momento difícil do mundo e do Brasil. Agradecemos a presença de todos, que saíram da zona de conforto para estar aqui e buscar o País que todos nós queremos", diz.

Romilton dos Santos, diretor da Higiexpo 2019, aponta que para realizar a feira foi preciso pensar em como melhorar e aperfeiçoar um evento que já era grandioso. "Com isso, conseguimos um novo lugar, uma área maior, mais expositores para ter ainda mais sucesso. Agradeço ao apoio de parceiros, expositores e todos que fizeram deste evento uma grande ocasião". 
O presidente da Abralimp entregou placas de agradecimento a mesa diretora e na sequência a homenageou os associados por tempo de filiação.

No final, a gerente executiva da Abralimp, Denise Cruz, entregou uma homenagem também ao presidente da Associação. Peres agradeceu as entidades parceiras. "Sintam-se todas nomeadas e representadas nesta ocasião. Agradeço a parceria com a ISSA para a realização do Higicon 2019, reforçando o caráter internacional do congresso, aos expositores e visitantes".

Ele encerrou a abertura convidando a todos a visitar o Lounge Inovação, que reúne produtos e equipamentos realmente inovadores e a participar dos cursos compactos e gratuitos da Área do Conhecimento, também com o apoio de entidades parceiras e especialistas do setor.

A Higiexpo 2019 conta com o patrocínio de Alfa Tennant, Nilfisk, Unilever Pro, PowerCleaning e Riccel.

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP