TELELOK
 

Respeito ao meio ambiente

E ações socioambientais integram a gestão sustentável da Lorenzetti

Notícia publicada em 6 de junho de 2019

Por Léa Lobo

A história da Lorenzetti, líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, está intrinsecamente ligada às questões socioambientais do País. Desde o início de suas operações, em 1923, a empresa segue investindo em projetos inovadores no âmbito interno de suas fábricas e no lançamento de produtos com alta tecnologia para o consumidor, promovendo ações ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.

A Lorenzetti acompanhou as tendências de crescimento do País ao adotar como modelo uma gestão baseada em práticas sustentáveis no seu segmento. Na década de 1930, por conta do potencial de energia elétrica existente em São Paulo, buscou novas oportunidades de negócios, fabricando motores elétricos, um modelo de energia limpa.

O engajamento em buscar soluções de acordo com a demanda de mercado integra o DNA da Lorenzetti. Por conta disso, diante da escassez de gasolina durante a 2ª Guerra Mundial, a empresa inovou mais uma vez e fabricou um aparelho que utilizava o carvão vegetal como fonte de energia para o funcionamento de motores. O equipamento, conhecido como gasogênio, era instalado em veículos automotores. Nesse momento, houve um salto evolutivo no processo de produção, que ganhou mais eficiência, mantendo-se em conformidade com a preservação do meio ambiente.

Na década de 1960, quando a temática da sustentabilidade ganhou destaque entre as conferências e movimentos ambientais em todo o mundo, a preocupação com o esgotamento dos recursos naturais, que já estava presente na gestão da Lorenzetti, mobilizou cientistas, políticos, intelectuais e empresários como um todo, com o objetivo de instaurar o novo paradigma sustentável, baseado no equilíbrio entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais. A Lorenzetti cresceu, totalizando quatro plantas fabris, mais de quatro mil funcionários e atuação em segmentos em que se mantém na liderança há décadas, além da atuação com destaque nos segmentos de purificadores de água, louças, metais e plásticos sanitários, lâmpadas fluorescentes, LED e de alta potência, tomando sempre como base o cuidado social e ambiental.

Gestão socioambiental. O respeito ao meio ambiente e ao ser humano norteiam todas as ações. Para engajar os colaboradores, a Lorenzetti desenvolve campanhas e treinamentos voltados para a educação ambiental e premissas de sustentabilidade, com o objetivo de conscientização e mudança de valores. Dessa forma, promove o respeito ao meio ambiente e à diversidade cultural e social, priorizando o bem-estar dos funcionários. Para viabilizar essa iniciativa, dentre as medidas, destaca-se o LorenCicla, que é o programa de coleta seletiva que em quatro anos promoveu a reciclagem de mais de 4.400 toneladas de plástico e mais de 1.100 toneladas de papel/papelão, por exemplo.

A empresa gerencia adequadamente todos os seus resíduos, sempre empenhada em fazer parte dos acordos de logística reversa com seus fornecedores, clientes e órgãos gestores ambientais públicos e privados. Atualmente, possui diversos acordos consolidados de logística reversa de embalagens com seus fornecedores, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Federal n. 12.305/2010.

A Lorenzetti integra o grupo de empresas composto pelos principais produtores e importadores de lâmpadas, seguindo o Acordo Setorial de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista assinado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em conjunto, as empresas executam o programa por intermédio da entidade gestora Reciclus, a qual gere e gerencia todo o processo seguindo um modelo de operação autossustentável criado em decorrência da assinatura do acordo com a União por intermédio do MMA.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS, que também trata da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e da sua logística reversa. A meta é garantir que a destinação final das lâmpadas fluorescentes seja feita de forma ambientalmente adequada.

A Lorenzetti possui também coletores de pilhas acessíveis aos colaboradores, engajando a eliminação correta do resíduo tóxico. Como resultado dessa ação, anualmente, são coletados em média, mais de 100 kg de pilhas e baterias.

A partir de campanhas internas, a Lorenzetti reduziu em mais de 20% o consumo de água, por meio de ações simples, sem interferência na produção e no engajamento dos funcionários, como a instalação de hidrômetros setorizados, redutores de vazão e arejadores nos pontos de consumo coletivos. Outra medida adotada foi a instalação de sistemas de tecnologias para reúso da água de chuva para a limpeza de áreas menos nobres, como pátios e pisos das áreas fabris. Outra campanha de conscientização que faz sucesso entre os colaboradores envolve a coleta de eletroeletrônicos. Uma vez ao ano, os colaboradores levam eletroeletrônicos para o descarte adequado.

Na Semana do Meio Ambiente, comemorada em junho, a Lorenzetti realiza campanhas e ações de educação ambiental, conscientizando os colaboradores e suas famílias sobre a necessidade da preocupação com o meio ambiente. Em complemento à ação, promove o projeto Vista essa Ideia. A campanha tem o propósito de reaproveitar os uniformes dos funcionários que trabalham nas três fábricas da empresa, em São Paulo, para transformá-los em brindes sustentáveis, que são distribuídos entre os próprios funcionários durante o mês de junho. Como parte da iniciativa, banners promocionais dos produtos Lorenzetti também são transformados em bolsas, nécessaires e estojos, que são compartilhados com os colaboradores.

Preocupada também em desenvolver produtos que economizem água e energia, a Lorenzetti conta em seu portfólio com soluções ecoeficientes. Na categoria de duchas e chuveiros elétricos, em que é líder nacional, a Lorenzetti apresenta modelos flex compatíveis com aquecedores a gás, solar e boiler elétrico, capazes de reduzir o consumo hídrico.
Em metais sanitários, em que atua há mais de 15 anos, a Lorenzetti desenvolve produtos que se destacam por funcionalidades que reduzem entre 50% e 80% o consumo de água, entre elas, duchas aeradas, torneiras com fechamento automático, mecanismo de vedação cerâmica  de volta, arejador embutido, que evita respingos e torna o jato uniforme, regulador de vazão integrado, além de dispositivos economizadores de água.

Os purificadores de água da Lorenzetti, por sua vez, ao purificar a água, tornando-a própria para o consumo, evitam o descarte inadequado de garrafas pets de água mineral no meio ambiente. “O maior objetivo da Lorenzetti é manter a sustentabilidade em suas diretrizes, seja por iniciativas institucionais ou por meio do lançamento de produtos que proporcionem a redução no consumo de água e do descarte de insumos na natureza, além de estimular a preservação do meio ambiente”, conclui Paulo Sérgio Galina, Gerente de Marketing da Lorenzetti.

Clique aqui para conferir a versão digital.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP