Expo
 

Ultrapassando as fronteiras do conhecimento

Conheça como está estruturado o mercado de FM na Colômbia, México, Panamá e Uruguai

Por Larissa Gregorutti

Inúmeras questões afetam diretamente o mercado de Facility Management, sejam elas políticas, econômicas ou sociais, é mandatório ao profissional da área estar atento ao que acontece em seu entorno e buscar novas fontes de conhecimento visando sempre oferecer melhores soluções para a sua organização.

Sabe-se, todavia, que logo no surgimento da atividade, o desenvolvimento de FM aconteceu de diferentes formas pelo mundo, segundo a European Facility Management Network (EuroFM), de acordo com a cultura, língua e legislação de cada País.

No momento atual, com a padronização do FM através da série de normas ISO 41000, cabe a cada profissional aproveitar a oportunidade para ultrapassar fronteiras e desbravar mercados, visando compartilhar conhecimento, fazer novas conexões e levar o desenvolvimento da área a um novo patamar, em prol da estruturação do mercado.

Tendo essa premissa em mente, convidamos para um bate-papo quatro associações de FM da América Latina, para conhecer o tamanho do mercado e os desafios da atividade em cada país, e quais os objetivos principais de cada associação.

Conversamos com Carlos Erasmo Leyton Obando, Presidente da Asociación Colombiana de Facility Management (ACFM); com Daniel Isauro, Presidente da Asociación Mexicana de Facility Management (AMFM); com Manuel Humberto Medina Sicilia, Presidente da Asociación Panameña de Facility Management (APAFAM); e com Daniel González, integrante de Comissão Diretiva da Sociedad Uruguaya de Mantenimiento, Gestión de Activos y Confiabilidad (Uruman).

Acompanhe a seguir como essas quatro associações representam os seus respectivos países na América Latina.

ACFM/Colômbia

Com mais de 30 membros, a Asociación Colombiana de Facility Management (ACFM) tem desde 2014, o propósito promover a disciplina de Facility Management no País, criando um ambiente propício para atender o lado da demanda e o lado da oferta, a fim de aumentar a liderança de seus profissionais.

Segundo Carlos Erasmo Leyton Obando, Presidente da Associação, os desafios da organização é atrair profissionais; conectar-se com outras associações no exterior em termos de oferta de carreira; e aumentar a conscientização em setores da indústria, tais como: construção, copropriedade e TI.

Os concorrentes mais importantes do mercado são empresas multinacionais que oferecem uma grande variedade de serviços (multisserviços):

• Sodexo Colombia (empresa francesa);

• Compass Group (empresa inglesa);

• Grupo Eulen (empresa espanhola);

• Jones Lang Lasalle – JLL (empresa americana);

• CBRE (EUA);

• Cushman & Wakefield (EUA).

Em contrapartida, Leyton comenta que algumas empresas locais vêm se consolidando nos serviços de limpeza e manutenção, são elas: a Casalimpia S.A., que é a maior empresa de limpeza da Colômbia; a Fuller; a Mr. Clean, entre outras.

Sobre a capacitação em FM no País, atualmente a ACFM oferece algumas conexões disponíveis com programas internacionais na Europa, além de mestrado em FM e em Gerenciamento de Projetos e Manutenção.

Visando o reconhecimento profissional, a associação oferecerá o primeiro diploma colombiano, certificado baseado em experiências locais com orientação de profissionais certificados da International Facility Management Association (IFMA) e de uma rede composta por participantes, fãs de FM.

“Sobre os eventos que realizamos no País, atualmente oferecemos o Tecnoedificios a cada verão, que é feito em Bogotá (Colômbia) ou na Cidade do Panamá (Panamá). Além disso, a ACFM atende profissionais quatro vezes por ano para compartilhar tendências e disciplinar a visão da área”, finalizou o Presidente da Associação.

Breve perfil de Carlos Leyton, Presidente da ACFM

MBA em arquitetura, com grande experiência na área de FM, Carlos Leyton trabalhou desde 1994 como Real Estate & Site Operations na IBM Colombia. Em 2009, participou do megaprojeto para o Aeropuerto Internacional El Dorado, em Bogotá como FM Leader, como empresário e consultor, compartilhando experiências em empresas multinacionais e locais. Leyton possui experiência em portfólios de Real Estate para implementar estratégias e também em operações e manutenção de infraestruturas críticas (Data Centers, aeroportos, armazenagem etc.).

AMFM/México

Associação recém-criada, que está para ser lançada nos próximos meses, a Asociación Mexicana de Facility Management (AMFM) possui até agora nove membros no comitê diretivo e conta com uma plataforma com mais de 50 associados, tendo como objetivo fim estabelecer estratégias de disseminação da associação e instituir a primeira rodada de negócios que pretendem atender, como hospitais, serviços, lojas de departamento, etc.

Uma das estratégias utilizadas pela organização é a abordagem e participação de reuniões por videoconferência com associações latino-americanas pelo menos uma vez por mês, para que possam acompanhar o que acontece de valor no mercado.

Sobre os principais desafios da atividade no México, Daniel Isauro, Presidente da Associação comenta que as mudanças políticas, econômicas e de acordos de livre comércio que acontecem no País, geram mudanças de estratégias da associação.

“Os dados que temos mostra que o mercado de FM é uma especialidade que está em crescimento no México, onde a disciplina é cada vez mais conhecida e as empresas que a implementam dão exemplo de sucesso para que outras pessoas vejam como opção viável”, comenta o Presidente.

Todavia, ele acredita que as mudanças que acontecem no País exigem que a associação esteja atenta e preparada para oferecer um atendimento de qualidade para as empresas que trabalham e aconselham. Segundo ele, espera-se que a médio prazo, com a publicação da ISO 41001:2018, exista uma expansão na implementação da atividade para muitas empresas acompanhadas pela Associação.

“Como fomos formados recentemente, participamos de congressos e fóruns nacionais e internacionais para fins de promoção, para tornar a disciplina conhecida. Por isso, sentimos a obrigação de continuar avançando, porque vemos um México competitivo e com grandes oportunidades”, pontua.

Atualmente, a AMFM participa da organização de dois eventos nacionais, da coordenação e preparação do International Congress of Facility Managers LATAM (CIFMers LATAM), que vai acontecer entre os dias 5 e 7 de novembro na Cidade do México e da organização do lançamento da Associação.

Então, assim que a AMFM for lançada no mercado, Isauro comenta que espera-se por grandes desafios e compromissos em cada uma das disciplinas de FM:

• administração e manutenção adequada da infraestrutura, bem como dos equipamentos vinculados a ela;

• gestão de todos os ativos ligados às empresas;

• administração, otimização e renovação de diversos projetos;

• serviços para a operação de negócios, tais como vigilância e serviços diversos, como elevador, limpeza, cafeteria, controle de pragas, prevenção contra incêndio etc.;

• otimização dos espaços de trabalho;

• gestão de energia;

• gestão de questões de sustentabilidade e relacionadas à saúde, higiene ocupacional e meio ambiente; entre outras disciplinas.

Sobre a formação do profissional de FM no país, Isauro esclarece que assim como em muitos países da América Latina, o México não conta com formação direta em escolas ou universidades, sendo que, neste caso, a opção que se tem é on-line ou viagem para outros países que possuem a formação. Todavia, ressalta que entre os objetivos fim da Associação está a abordagem das instituições, a fim de promover, impulsionar e criar a oportunidade de que no México exista a formação acadêmica reconhecida pela Secretaria da Educação Pública.

Breve perfil de Daniel Isauro, Presidente da AMFM

Com mais de vinte anos de experiência na área de Engenharia e Facility Management, atua gerando estratégias que auxiliam no crescimento sustentável, através do desenvolvimento de projetos rentáveis que ajudam a deter recursos e gerar rentabilidade para as empresas.

Foi Presidente da Asociación de Gerentes e Ingenieros de Mantenimiento de Los Cabos de 2014 a 2016.

Presidente do Colegio de Ingenieros Mecánicos Electricistas e Industriales de Baja California Sur, sede em Los Cabos.

Apafam/Panamá

Com um total de 47 membros distribuídos em 16 empresas patrocinadoras, quatro membros empresariais, 21 membros profissionais, dois membros individuais fundadores, quatro membros honorários e um estudante, a Asociación Panameña de Facility Management (APAFAM) tem os seguintes objetivos:

• contribuir para a credibilidade da disciplina de FM e reconhecimento profissional e social;

• transformar o trabalho atual de pessoas dedicadas ao FM, fornecendo as competências necessárias para um melhor desempenho profissional;

• contribuir para integrar no exercício de FM uma atuação ética e responsável perante o ambiente e a sociedade;

• aumentar, por meio de treinamento, as oportunidades de trabalho para os membros da associação;

• oferecer aos membros da associação formas de obter uma certificação profissionalmente reconhecida em Facility Management.

Segundo Manuel Humberto Medina Sicilia, Presidente da Associação, o FM no Panamá é uma disciplina emergente que está se tornando mais exigente a cada dia. Atualmente, há uma diminuição na absorção de m2 de novas infraestruturas disponíveis, bem como os projetos terminados sem ocupar, que precisam ser gerenciados para manter suas boas condições. “Acreditamos fielmente que esta disciplina está sendo gradualmente reconhecida no mercado de bens e serviços, bem como no âmbito profissional, uma oportunidade de fazer carreira dentro das empresas, já que existe uma necessidade para a figura do Facility Manager, como responsável da melhoria contínua nas organizações”, pontua o Especialista.

O maior desafio da APAFAM é fazer com que as organizações entendam que ao envolver o Facility Manager na estrutura de sua organização, isso gera eficiências e reduções significativas na operação do negócio, bem como na produtividade de seus funcionários, criando uma experiência humana inestimável, um diferencial de retenção e atração de talentos.

Por exemplo, antes da concepção de um projeto, não é comum que esse profissional participe de todo o projeto. O normal é o seu ingresso no início da operação, o que dificulta o seu trabalho.

“A missão da nossa associação é ajudar as pessoas que trabalham em Facility Management a adquirir as habilidades necessárias para se tornarem profissionais nessa atividade. Por isso, realizamos treinamentos próprios contínuos em temas relacionados à Facility Management e, além disso, participamos constantemente como facilitadores em outros eventos como congressos de formação, programas especializados etc., focados em temas relacionados às áreas de competência de Facility Management que são: Operação e Manutenção, Gestão da Qualidade, Eficiência Energética, Segurança, continuidade dos negócios, entre outros.”

Ao mesmo tempo, a APAFAM firma convênios com organizações que permitem, não apenas a capacitação, mas também o credenciamento adequado para pessoas interessadas nesta disciplina no país.

Sobre a existência de cursos especializados na formação do FM, a APAFAM  busca, no médio prazo, o estabelecimento de um projeto que permita alcançá-lo. “Neste momento, temos realizado o Primer Diplomado Académico em Gestão de Infraestrutura, um olhar para o Property e Facility Management, que em sua primeira versão, teve uma grande aderência dos participantes e expositores de alto nível profissional. Estamos organizando o Segundo Diplomado e, paralelamente, o plano de Mestre. A ideia é, pouco a pouco, desenvolver a carreira completa.”

A associação também realiza um treinamento mensal intitulado Jueves de APAFAM, focado em alinhar temas de caráter técnico, administrativo, novas tendências e tecnologias para o FM. Nesses treinamentos, é sempre enfatizado por que o papel do FM é importante no contexto de todas as organizações. Mais informações: https://www.apafam.com.pa/.

Breve perfil de Manuel Humberto Medina Sicilia, Presidente da APAFAM

Engenheiro, Asset, Property & Facility Management da Inversiones Bahía, atualmente Medina gerencia e opera propriedades no prestigioso mercado de Real Estate, como: o complexo de escritórios corporativos Business Park em Costa del Este; e o exclusivo centro comercial de Costa del Este, Town Center, no qual participa e colabora na implantação do modelo operacional.

Como a experiência passada, Ing. Manuel H. Medina Sicilia faz parte da equipe de profissionais que há dez anos tiveram o grande desafio de mudar a localização do Escritório Regional para a América Latina da empresa transnacional americana Procter & Gamble (P&G Panamá). Ele também possui experiência no setor de Hotelaria e Hospitalidade, alcançando altos níveis de satisfação e desempenho nas atividades relacionadas.

Medina faz parte do Comitê Técnico 267 das Normas ISO 41.000 Facility Management representando a Comisión Panameña de Normas Industriales y Técnicas (Copanit Panamá).

O maior desafio em sua carreira é incorporar toda a sua experiência no mercado de Real Estate e Serviços, como o motor que impulsiona a APAFAM, presidi-la e administrá-la com um seleto grupo de profissionais, que farão com que a área alcance mudanças significativas para o país, para as empresas e para a região da América Latina.

Uruman/Uruguai

Associação sem fins lucrativos, a Sociedad Uruguaya de Mantenimiento, Gestión de Activos y Confiabilidad (Uruman) é composta por profissionais e técnicos nos processos de gestão e manutenção de ativos públicos e privados que buscam a hierarquização dessas tarefas de alto profissionalismo em benefício das empresas, da comunidade, da sociedade e da economia em geral.

Com 200 membros associados, reúne 400 pessoas a cada congresso anual que organiza, sendo a maioria profissionais, técnicos, gestores e professores da área.

Segundo Daniel González (foto acima), integrante de Comissão Diretiva da Organização, o tamanho do mercado de FM no Uruguai é incipiente, mas muito promissor. Ressalta que há ainda uma falta de conscientização em algumas áreas para alcançar a profissionalização e o desenvolvimento da gestão, todavia a Uruman está no caminho para conscientizar e alcançar os atores com tomadas de decisões: “Com o objetivo de analisar e propor soluções multidisciplinares dos problemas técnicos, sociais e especialmente econômicas na área de manutenção, assim como participar das atividades das organizações nacionais e internacionais em seu campo de atuação, em aspectos tais como educação, governo, regulamentos, padronização etc., o principal objetivo da Uruman é contribuir para a melhoria da atividade produtiva, segurança laboral, proteção ambiental, qualidade de vida e felicidade de todos os habitantes, atuais e futuros, de um empreendimento.”

Hoje, todavia, o maior desafio da organização, segundo González, é profissionalizar a atividade principalmente nas áreas de gestão, e sensibilizar as autoridades governamentais e empresas para que se entenda a atividade como uma disciplina fundamental na economia, tanto como infraestrutura pública como uma área de serviço que tem crescido muito nos últimos dez anos no país.

Sobre os eventos realizados pela Associação, “o primeiro seminário dedicado exclusivamente à FM que fizemos em junho passado, contou com 70 inscritos e durante o Congresso Uruman, que organizamos há treze anos, há a participação de mais de 200 profissionais, além de centenas de visitantes que participam da exposição com mais de trinta stands de fornecedores.” Nos Congressos, o especialista ressalta que há uma jornada que é integralmente dedicada a Facility Management.

Este ano todavia, será realizado o 14º Congresso da Uruman, que vai acontecer entre os dias 5 e 9 de novembro, onde serão realizadas apresentações sobre temas de interesse variado por renomados especialistas internacionais. Temas como: eficiência energética, segurança contra incêndio, segurança física, gestão de espaço, ferramentas de gestão etc.

A organização também realizou em 2018 o 1º Seminário Uruguaio de Facility Management no Complexo World Trade Center em Montevidéu, onde teve destaque o workshop “Evolução da oferta de serviços tradicionais aos modelos de FM” apresentado pelo Engenheiro espanhol David Martinez, PhD, reconhecido especialista internacional no trabalho de normalização de Facility Management e Asset Management, integrando diferentes grupos de trabalho e comissões técnicas que elaboraram várias séries de normas, incluindo a ISO 55000 e a ISO 41000.

Além disso, a Uruman realiza cursos e seminários específicos pré-congresso, assim como seminários e atividades patrocinadas.

Todos eles podem ser encontrados no site www.uruman.org.

Breve perfil de Santiago Sotuyo Blanco, Presidente da Uruman

Gerente de Engenharia para América Latina da Arms Reliability. Consultor de Serviços de Engenharia e de Confiabilidade e Gestão de Ativos, Provedores de Serviços de Apollo Análise de Causa Raiz. Responsável pelo desenvolvimento de negócios na América Latina desde 2012.

Ex-gerente de Operações e Logística da Minera Aratirí S.A. (Zamin Resources). Responsável pelo suporte de operações e logística para exploração de minério de ferro no Uruguai de 2010 a 2012.

De 2008 a 2010 foi Vice-presidente e Diretor da Administração Nacional de Portos (ANP), autoridade portuária do Uruguai.

Ex-consultor Sênior da Ellmann & Asociados Performance Partners, Consultor de Serviços de Confiabilidade, RCM2, RCS, de 2000 a 2010.

Ocupou diversos cargos nas áreas de manutenção, engenharia, produção, logística e gestão industrial em diversas empresas no Uruguai, e nas áreas de engenharia, agronegócio, couro e alimentos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP