19º Congresso InfraFM
 

Tempo de mudanças no CenterVale Shopping

Após implantar diversos projetos de economia e sustentabilidade, quem colhe os benefícios financeiros e ambientais são lojistas e usuários

Por Larissa Gregorutti

O CenterVale Shopping, primeiro grande centro comercial da região do Vale do Paraíba, completou 30 anos de história e está em uma nova fase de projetos, implementando ações de economia e de preservação do meio ambiente.

Entre as novidades lideradas por Gilberto Brito, Gerente de operações do shopping e sua equipe, o processo de migração para o mercado livre de energia trouxe uma redução de 30% no valor da conta de energia, que deixou de ser gerada pela EDP Bandeirante e passou a ser produzida por diferentes hidrelétricas, diminuindo significativamente, segundo Brito, a segunda maior despesa do shopping hoje.

“A ideia de realizar o processo de migração da energia na verdade surgiu em 2016, quando após alguns estudos feitos pelo shopping em relação a eficiência energética, custo com a energia do condomínio e oportunidade do mercado, analisamos qual o melhor cenário para fazer essa migração e evidenciamos um retorno financeiro relevante para o condomínio”, informou o gerente de operações.

Então, a administração do processo da migração de energia passou a ser feita pela Simple Energy, empresa que regularizou toda parte burocrática perante os órgãos competentes, e a partir de maio de 2017, contribuiu para que o CenterVale se tornasse um consumidor de energia livre e incentivada.

A contratação contribuiu de modo imediato para a redução de custos, possibilitando inclusive  que o shopping conseguisse um desconto de 50% na tarifa de distribuição da EDP Bandeirante, sem precisar mudar a rede anteriormente instalada.

Desta forma, no modelo de negócio realizado, o contratante passou a comprar uma quantia determinada de energia mensal que o empreendimento vai consumir pelo sistema pré-pago.

“Uma opção que existe, é que se você comprou energia livre incentivada e na sua projeção de consumo vai haver economia, é possível revender a quantia excedente. Nesse processo, recalculando a cota do mercado, existe uma grande recompensa no custo de energia, onde você tem um segundo ganho nesse processo. Isso significa que não é porque o shopping migrou para o mercado livre e está tendo muitos benefícios, que ele vai deixar de economizar. É preciso continuar trabalhando na matriz energética do empreendimento, para que cada vez mais, o consumo seja realmente menor”, ressaltou Brito.

Outro processo que contribui para a redução dos custos de energia, e principalmente, para a redução do consumo, foi a troca de 80% da iluminação do CenterVale por iluminação LED. Segundo o gerente de operações, houve a troca da iluminação dos corredores, das garagens, do estacionamento externo, da administração, escritórios e área de serviços.

Além disso, o Shopping possui uma central de cogeração de energia, e para 2018, trabalha em um projeto para convencer os lojistas a aderirem estrategicamente o projeto pela troca da iluminação por LED, medida que vai automaticamente reduzir o consumo total do shopping e trazer benefícios para todos.

Segundo Brito, o shopping convidou uma das novas lojas para ser o modelo de negócio. “Então, implantamos o projeto de iluminação 100% LED no estabelecimento, mensuramos a redução do consumo e o ganho financeiro, e utilizamos esse modelo para mostrar os benefícios para o lojista, para comprovar que o projeto vale a pena”, Informou.

Medidas socioambientais

Tendo como um de seus pilares implantar estratégias de sustentabilidade, o CenterVale Shopping está sempre buscando ações para melhorar o nível de impacto no meio ambiente. Uma prática comum que tem adotado é a separação de resíduos entre orgânicos e recicláveis.

Nas praças de alimentação há Ilhas de segregação, em que os clientes levam as bandejas para os colaboradores terceirizados de conservação e limpeza, que separaram os resíduos entre rejeito (material orgânico), reciclável e lata de alumínio.

O recolhimento das latas de lixo espalhadas pelo shopping também é feito, e todo o material é encaminhado por uma doca para a estação de triagem, local em que acontece o momento final da separação.

Durante a triagem, três profissionais são responsáveis por separar diariamente os resíduos recicláveis dos orgânicos, diminuindo perdas e aumentando, cada vez mais, o percentual de reciclagem. “Hoje nós temos em média 25% do lixo do shopping reciclado, e a nossa meta para esse ano de 2018 é chegar a 35%”, destacou.

O rejeito é encaminhado para um aterro sanitário licenciado pela CETESB, e o material reciclável (plástico, papel, metal e vidro) é triado, prensado no próprio shopping, e, por fim, destinado para a reciclagem.

Brito informa que em média, passam no shopping 800 mil pessoas por mês, então a quantidade de resíduos gerada é enorme, sendo 40.000 kg de material reciclado e 80.000 kg de material orgânico por mês.

Além disso, o shopping possui um projeto piloto de processo de compostagem do resíduo orgânico, em que todo o composto gerado é utilizado em uma pequena horta que eles possuem. “O volume de resíduos que passa por esse processo ainda é muito pequeno em relação ao todo volume gerado. Porém, é uma ação interessante, pois nos permite conscientizar lojistas e consumidores”, salientou o gerente de operações.

Então, uma colaboradora que trabalha somente neste projeto faz o remanejo da busca do lixo, até a triagem dos resíduos, depois ela coloca tudo em uma máquina de compostagem, e por fim, após 72h, transfere o composto para caixas, até completar o ciclo. Quando pronto o composto orgânico, é feita adubação e o plantio de legumes e vegetais.

Outros projetos também realizados pelo CenterVale Shopping é a logística reversa de lâmpadas fluorescentes (8.000 lâmpadas são recicladas por ano), pilhas e baterias; o tratamento e desinfecção da água para reuso (utilizada para irrigar jardins, abastecer banheiros e para a limpeza de pátios); além da arrecadação de óleo de cozinha dos restaurantes, que são encaminhados para fazer pedras de sabão.

Por mês, o shopping recebe em média 6 mil litros de óleo, e a cada litro faz a produção de em média três pedras de sabão. “É forma de também incentivar o lojista a não descartar o óleo na galeria de esgoto, e continuar participando dos projetos de sustentabilidade implantados pelo shopping”, esclarece.

Projeto Escola Ambiental

Com o propósito de difundir as práticas ambientais e apoiar o desenvolvimento sustentável para todas as gerações, o CenterVale promove o projeto Escola Ambiental, que é um convite feito à instituições da região para conhecerem as ações ambientais do shopping.

Para participar deste projeto, as escolas interessadas devem agendar a visita, para que assim, seus alunos possam conhecer todos os projetos desenvolvidos pelo Shopping, como o processo de fabricação do sabão, e aprender sobre tratamento de água e desenvolvimento sustentável.

“As escolas fazem um roteiro sustentável pelo shopping e os alunos ganham durante a visita uma pedra de sabão e um saco com adubo, para que possam utilizar em casa”. Brito também complementa que esse projeto incentiva a conscientização do meio ambiente e mostra para a sociedade que o shopping center, além de ser um grande gerador de vendas, não está preocupado apenas em estimular o consumo, mas principalmente no impacto que ele está causando ao meio ambiente, e que é possível melhorar e contribuir com a região que ele está instalado.

O projeto, informa, já atendeu cerca de 4 mil alunos. Para agendar uma visita, é possível entrar em contato pelo telefone (12) 3924-5100.

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Valdireni Crippa

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