TELELOK
 

Espaços Públicos: transformação urbana com ajuda da população

Para que projetos de revitalização de áreas degradadas tenham sucesso no Brasil, as parcerias público-privadas são primordiais

O conceito de espaço público abrange um local que é de uso e posse de todos. Com papel determinante para os cidadãos, é um lugar voltado a atividades coletivas, convívio e trocas de experiências entre grupos heterogêneos. São as áreas públicas que moldam os laços comunitários dos bairros e integram as regiões. Praças, parques e outros locais de encontro promovem o lazer e descontração, impactando diretamente na qualidade de vida dos moradores de seus arredores e transeuntes.

Um dos cases de sucesso mais conhecidos no mundo é o parque público norte americano High Line, sensação em Nova York. Localizado em uma antiga via férrea da cidade, que passava no meio de Manhattan a 8 metros de altura do chão e estava desativada por pelo menos 20 anos, hoje ele é sinônimo de sustentabilidade, cultura e bem estar. Em meados do ano 2000, um grupo de proprietários chegou a manifestar o desejo de demolir a construção, pois a antiga linha prejudicava esteticamente a região e seu crescimento.

Em 2002 foi lançado um concurso à comunidade e aberto um processo para captar ideias e uma equipe de design transformar a obra em um parque, preservando toda a antiga estrutura - como uma homenagem ao papel histórico industrial que a linha teve para a cidade. O High Line foi inaugurado em três etapas, em 2009, 2011 e 2012, possuindo ao todo 2.33 km de extensão e percorrendo diversas avenidas. Repleto de vegetação variada, hortas, bancos de madeira e mesas de piquenique, ele também apresenta obras de arte e grafites por todo o percurso além de mirante, feirinhas, food trucks e eventos culturais. Além disso, o parque foi responsável pela valorização sem precedentes em seu entorno, ganhando novos hotéis, lojas, restaurantes e atrações turísticas que já somaram mais de US$ 4 bilhões em investimentos.

Pensando na importância de cases assim, a agência SGS Economics and Planning elaborou um relatório baseado em estudos de caso realizados em grandes cidades como Sydney, Hamburgo, Nova York, Londres e Melbourne apresentou os princípios para todo projeto de renovação urbana: o espaço deve fornecer valor de forma compartilhada entre diversos atores e públicos; as etapas de planejamento devem levar em consideração o ponto de vista das pessoas e áreas interessadas; visão de longo prazo; projeto financeiro razoável e realista; que reintegre o local com a área em seu entorno; e que o local maximize os benefícios oferecidos à comunidade.

Para que projetos assim tenham sucesso no Brasil e revitalizem os espaços públicos degradados, as chamadas parcerias público-privadas são necessárias e a participação da população é primordial para que as necessidades da comunidade sejam levadas em consideração, aproximando-a do objetivo final: o aumento da qualidade de vida e atratividade da região como um todo.

Por FIABCI-BRASIL - Federação Internacional Imobiliária

Foto: High Line Park em Nova York / Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP