TELELOK
 

Revitalização do Cais Mauá

Começam as obras do espaço que reintegrará os porto-alegrenses e seu Centro Histórico às águas do Guaíba. Serão mais de 181 mil m² dedicados à cultura, lazer, gastronomia, turismo, negócios e eventos

Começaram na última segunda-feira (5/3) as obras de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre. Inspirado em alguns dos mais bem-sucedidos projetos desta natureza do mundo, ele chega para reintegrar os porto-alegrenses e seu Centro Histórico às águas do Guaíba.

Muito mais do que a reforma de um antigo espaço à população, é um complexo que vai dar mais vida à cidade. Serão mais de 181 mil m² dedicados à cultura, lazer, gastronomia, turismo, negócios e eventos. Em 25 anos, estima-se que o Cais Mauá resulte em investimentos em torno de R$ 500 milhões. Quando estiver em pleno funcionamento, vai gerar 28 mil empregos.

Em 2010, a Cais Mauá do Brasil venceu a concorrência para a revitalização da área, amparada por estudos e projetos de dois dos mais reconhecidos escritórios de arquitetura e urbanismo do mundo: o brasileiro Jaime Lerner e o escritório espanhol b720 Fermín Vázquez, autor do projeto do Mercado dos Encantos, em Barcelona, entre outros.


O plano é desenvolver o complexo em três etapas, em trechos diferentes dos mais de 3,2 km de extensão. Uma das fases corresponde à parte central, onde se localizam os armazéns que serão revitalizados e darão lugar a atividades culturais, polo de design e decoração, hotel, terminal de passageiros e a lojas, bares, restaurantes. As docas, mais ao sul, vão receber três prédios comerciais e um centro de eventos nas instalações do antigo Frigorífico do Porto. Outra etapa contemplará os espaços revitalizados que terão atividades comerciais e áreas de lazer próximo à Usina do Gasômetro.

O projeto prevê que o local seja facilmente acessado por carro, bicicleta, ônibus ou trem após a revitalização.

Nos próximos três meses, a área será limpa e organizada para, então, o trabalho se concentrar na recuperação dos tradicionais armazéns. A primeira etapa da iniciativa, que contempla a restauração de 11 armazéns, além da construção de dez novas praças, e deverá ser finalizada até dezembro de 2019.

IFrame

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP