Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Modernização da Estação de Tratamento de Esgoto

Parque D. Pedro Shopping modernizou sua ETE e passou a reutilizar 60% da água tratada, contra 25% antes da modernização, com economia mensal na casa dos R$ 15 mil

O Parque D. Pedro Shopping é um empreendimento administrado pela Sonae Sierra Brasil, é o mais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da região de Campinas/SP. São 394 operações, que inclui teatro para 300 espectadores, um complexo de cinemas com 15 salas, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento.

O empreendimento é uma referência em sustentabilidade no setor, pois foi um dos primeiros a receber certificação ambiental, adotando desde sua construção políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional. O Diretor Adjunto de Operações, Guilherme Marini, nos conta os resultados obtidos com um projeto, que teve como principal objetivo a modernização da Estação de Tratamento de Esgoto do shopping, alcançando dessa forma altos índices de reaproveitamento de água tratada. Essa modernização trouxe vários benefícios para dois principais stakeholders, lojistas e comunidade.

Os lojistas são beneficiados com a redução do valor da taxa de rateio referente ao consumo de água no condomínio, além de serem impactados pelo administrador sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Já a comunidade é beneficiada com a menor utilização dos recursos naturais por parte do shopping, o que impacta diretamente no futuro desse recurso. Além disso, as ações realizadas são acompanhadas de uma divulgação com conscientização sobre o tema. Trata-se de um legado para as futuras gerações de que empresas e empreendimentos, como o Parque D. Pedro Shopping, podem deixar para as regiões em que estão inseridos.

A modernização da Estação de Tratamento de Esgoto do shopping passou por vários processos que a tornou mais eficiente. Atualmente, passa a reutilizar 60% da água tratada, contra 25% antes da melhoria. A implementação do projeto proporciona economia mensal de R$ 15.000,00 em comparação ao cenário anterior, além de:

• A água que o shopping deixa de utilizar da concessionária fica disponível para o uso da população. Considerando os dados de consumo médio por casa da cidade de Campinas (aproximadamente 6 m³ por mês), o volume de água nobre da concessionária que o shopping deixou de utilizar é o suficiente para abastecer cerca de mil residências com quatro moradores cada por mês.

• A implementação da tecnologia de osmose reversa, com membranas de alta tecnologia, atuam de maneira extremamente eficaz na remoção de praticamente todas as impurezas do efluente, permitindo assim disponibilidade para envio da água tratada ao sistema de ar condicionado – Central de Água Gelada (CAG) do Parque D. Pedro Shopping.

Líderes de audiência

Operações

Empresa revoluciona limpeza de fachada com drones em galpão logístico

Inovação e segurança para o setor de Facilities Services

Outside Work

Horário de consumo do café: resposta pode fazer diferença para a sua saúde

Estudo publicado no European Heart Journal analisou o padrão de consumo de café em mais de 40 mil adultos e sugere que o horário da bebida pode influenciar seus efeitos no organismo

Workplace

Retorno ao escritório: produtividade acompanha a presença?

Levantamento da EDC revela alta adesão às políticas presenciais, mas percepção limitada de desempenho no escritório

Operações

A versão revisada da NR-1 já está plenamente vigente, com aplicação de multas a partir de maio ...

A norma obriga organizações de todos os portes a avaliar estresse, assédio, sobrecarga e clima organizacional como parte do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa