TELELOK
 

Maria Cristina de Queiroz

Gerenciamento de facilidades no Brasil em escolas privadas de ensino fundamental e médio

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF trouxe-me, como real benefício, o fato de ter aprendido a lidar com adversidades. Dentro do conceito sistêmico de gestão de pessoas, processos e serviços relacionados à infraestrutura predial, surpreendi-me aplicando conceitos que aprendi durante o curso o que, rapidamente, trouxe-me a oportunidade de assumir a área administrativa/financeira da empresa que atuo hoje. Como a empresa desenvolve e implanta projetos de automação predial, sinto segurança em dizer que sei sobre custos e as dificuldades de se fazer uma manutenção, sobre as Normas que devemos atentar e sobre os cuidados com documentos que devemos manter.

Outro quesito que vale destacar no curso é sua ênfase na sustentabilidade. Tive a oportunidade de realizar economias significativas com uso adequado de água potável, com reciclagem de resíduos, com a otimização de sistemas de iluminação entre outros. 

Ainda me lembro da aula em que o Professor Moacyr disse que ao final do curso estaríamos capacitados a assumir o RH de uma empresa ou mesmo a administração. Sim! Comigo foi assim! A expansão das ideias e das alternativas para a solução de problemas tem sido um diferencial na minha carreira. Lição aprendida!

Tese da monografia - A tese da minha monografia foi o “Gerenciamento de facilidades no Brasil em escolas privadas de ensino fundamental e médio” e acredito que sua maior contribuição foi demonstrar a complexidade das atividades múltiplas que existem  dentro de uma escola e quanto o Gerenciamento de Facilidades pode contribuir como gerador de recursos. Na escola que foi base de estudos para a tese tive a oportunidade de vivenciar a redução de custos diversos (energia, água, reciclagem, serviços, entre outros) o que, ao final, contribuiu para redistribuição dos recursos para implementação de infraestrutura predial, compra de ativos diversos e treinamento para funcionários.

Outro fator importante foi o envolvimento tanto de pais quanto alunos em diversas atividades. Como na época a escola tinha apenas 20 funcionários para realizar a manutenção e também as atividades para a produção de teatros, festas e feiras, levamos a comunidade escolar, por meio da Gestão de Facilidades, a participar da organização dos eventos o que trouxe um sentimento de pertencimento e algum tempo depois, o nível de vandalismo em nossas instalações foi reduzido a zero.

Perfil

Como Gerente de Facilidades participei de projetos na integração administrativa do sistema e controle orçamentário e fui responsável pela Manutenção Geral dos edifícios e equipamentos,  pelo gerenciamento do atendimento e acompanhamento de empresas terceirizadas, avaliação de desempenho, gestão de reciclagem, otimização de espaços e conforto, organização de eventos, feiras e festas e pelo reúso de ativos, e programas de controle de manutenção e sustentabilidade. 

Fui responsável pela abertura e implantação da startup Cozzini do Brasil em 2000/2002.

Como Gerente Administrativa Financeira fui responsável pelo controle e supervisão de atividades financeiras e controle orçamentário,  gestão de compras dos produtos nacionais e importados,  definição dos parâmetros para as negociações junto a fornecedores dentro dos SLAs. Na Gestão de Recursos Humanos cuidei da implantação de rotinas junto a ferramenta ERP (Microsiga) resultando em dados para análise de KPIs entre outros incluindo relatórios gerenciais para tomada de decisão.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP