TELELOK
 

Mauro Sérgio Kyriazi Campos

Gestão de riscos para operações de FM

Benefícios do curso - Quando decidi fazer o MBA/USP - GF atendi a um chamado íntimo que dizia que somente por meio da educação formal é possível dar um salto qualitativo real na profissão. Naquele tempo, um profissional da área de serviços, com tantas e diferentes atribuições, era muito difícil e quase ninguém se interessava em saber. Com esse pano de fundo, iniciei o curso e dediquei-me ao estudo  e esse comprometimento fez muito bem para mim e a empresa onde trabalho. Não somente fui reconhecido internamente como também pude organizar melhor as minhas aspirações profissionais ao tomar contato com um mundo de possibilidades e ampliar meu networking. Ter o conhecimento formal e estruturado possibilitou expandir minha atuação dentro da empresa e ocupar uma posição de destaque. Foi muito gratificante, apresentar ao CFO da empresa, vindo de Genebra, o conceito de Facilities e os benefícios de se organizar uma estrutura. Para minha surpresa, no ano seguinte, era anunciada uma estrutura global com vice-presidente e fui alçado a um posto regional, assumindo enormes responsabilidades. Só tenho a agradecer tudo que o MBA em Gerenciamento de Facilidades fez por mim como profissional e por consequência refletiu na minha vida privada.

Tese da monografia - A tese da minha monografia, defendida e aprovada, foi sobre “Gestão de Riscos”. Neste trabalho busquei alertar para a constante necessidade de avaliarmos os riscos a que a operação de FM está sujeita e investiguei as ferramentas que existiam na época para fazer um levantamento de riscos de forma estruturada. O tema é muito vasto mas, para exemplificar, vejamos uma operação de shopping center, onde um dos riscos pode ser o de uma pessoa se ferir enquanto faz compras (como por exemplo, quando uma parte do teto de um famoso estabelecimento caiu sobre uma pessoa) e isso pode afetar muito a imagem e a rentabilidade daquele local. O profissional de Facilities deve mudar o olhar com que administra suas instalações. Mas, como saber o que oferece risco às pessoas, mapear e organizar um plano de ação? Pois bem, isso é o que a gestão de riscos tem a contribuir para o FM e isso é muito sério e impactante para ser negligenciado.

Perfil

Sou Engenheiro Civil pela Poli-USP, com MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP e Especialização em Ciclo de Vida do Ambiente Construído pela University of Salford (Inglaterra). Fundador e atual Conselheiro da Abrafac (Associação Brasileira de Facilities) onde venho trabalhando pela valorização do profissional e desenvolvimento do setor. Ganhei o Prêmio Abrafac “Melhores do Ano 2008”. 

Com 17 anos de vivência em Facilities Management em empresas de grande porte, atualmente trabalho na Firmenich, multinacional de origem Suíça, como Diretor de Facilities e Real Estate para a América Latina e estou iniciando um novo e amplo projeto como Diretor de Melhoria Contínua dentro da divisão global de Facilities. Dentre os inúmeros projetos desenvolvidos destacam-se a gestão operacional de Facilities em 6 localidades diferentes, abrangendo escritórios, laboratórios e fábricas no Brasil, Argentina, Colômbia e México, garantindo que o edifício colabore com o trabalho e os objetivos da empresa, que o ambiente esteja adequado e alinhado para o sucesso de todos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP