TELELOK
 

Leandro Jubilato

Sistemática de alinhamento das operações de facilidades com as estratégias organizacionais

Benefícios do curso - Acredito que 3 foram os aspectos mais relevantes do curso: Primeiro: ampliar meu olhar sobre as coisas, pois o curso de MBA nos ensina a pensar de forma sistêmica sem perder a visão analítica. Isso torna o agente de Facilities hábil para a solução de problemas e, sempre que possível, hábil para antevê-los e atuar pro ativamente. No meu caso, específico, o aprimoramento das habilidades e competências a partir do MBA/USP - GF foi, e continua sendo, fundamental para atuar como gestor de operações de estacionamentos em condomínios, hotéis e outros empreendimentos imobiliários. Segundo: compreender que os edifícios são únicos, mas os anseios e as expectativas dos seus ocupantes são os mais variados possíveis, e o curso contribuiu para saber reconhecer esses pormenores e harmonizar os interesses de todos que fazem parte da “comunidade” que usa o empreendimento. Terceiro: valorizar a operação dos edifícios, pois será ela quem garantirá a perpetuidade de ocupação do empreendimento e o retorno do investimento.

Tese da monografia - A monografia apresentada teve como objetivo estabelecer uma “Sistemática de alinhamento das operações de facilidades com as estratégias organizacionais”, tomando uma montadora de veículos como estudo de caso. Entendo que a sua principal contribuição foi envolver o Agente de Facilidades nas discussões estratégicas da empresa de modo que este compreenda a sua importância no todo e, a partir daí, desenvolver as suas competências essenciais. A ideia foi criar uma rotina que precisa ser revisada periodicamente: primeiro, são apresentados os níveis estratégicos e como cada departamento da organização contribui para a realização dos objetivos corporativos; depois, é detalhada a estratégia e destacado os pontos de interface com as operações de facilidades  momento em que são definidos quais os atributos de desempenho devem ser atendidos pelo Gerenciamento de Facilidades. Por fim, realiza-se o diagnóstico das operações de facilidades, atribuindo valores conforme o nível de atendimento a cada requisito, e definem-se as ações a serem tomadas, isto é, se a empresa deve continuar investindo numa determinada operação, ou se ela deve redirecionar seus recursos, abrindo mão daquela operação sob sua estrutura.

Perfil

Sou Técnico em Edificações (ETFSP/1992), Arquiteto Urbanista (FAU-USP/1998) e MBA em Gerenciamento de Facilidades (PECE-EP-USP/2007), com mais de 25 anos de experiência nas áreas de arquitetura e construção civil. Como arquiteto atuei por nove anos nos departamentos de manutenção civil, obras e infraestrutura e plano diretor/planejamento estratégico da Mercedes-Benz do Brasil. Como consultor em real estate fui um dos responsáveis pela estruturação do departamento de estudos de mercado e vocação, formatação de produtos imobiliários e análises da qualidade de investimento da Ikann-Ivista (2007-2009); coordenador da equipe que desenvolveu o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha/ES. Em 2009, fundei a IXR Property Advisory, onde fui coautor de diversas consultorias em projetos de desenvolvimento urbano-imobiliário. Em 2015, associei-me a dois grandes empresários do setor de estacionamentos e fundamos a Estarte Parking Facilities, que hoje conta com 23 operações.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP