TELELOK
 

Kátia de Assis Raimundo

Análise de aplicabilidade de acordo de nível de serviço em Gerenciamento de Facilidades: Um estudo de caso em Instituições Hospitalares

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF proporcionou-me diversos benefícios para exercer minhas atividades atuais, pois sou hoteleira de formação e dominava os Facilities considerados soft como limpeza, recepção e lavanderia, por exemplo, mas os serviços considerados hard como manutenção e engenharia eram totalmente desconhecidos por mim, o que me levou a realizar o curso. Matérias como análise do ciclo de vida dos equipamentos, gerenciamento de riscos e crises e tecnologias e patologias das edificações demandaram muito estudo e empenho da minha parte, tal como o Professor Moacyr alertou-me na entrevista para o MBA. O network e a amizade que criei com os diversos profissionais como engenheiros, arquitetos, enfermeira, hoteleiros e administradores que formavam a minha turma foram muito importantes. Esse mix de profissões foi fundamental para inúmeras e ricas discussões que enriqueceram o meu crescimento profissional e me fizeram entender e respeitar a importância de cada profissão dentro de Facilities, incluindo a minha. Foram três longos anos, dois anos de curso e um ano para o desenvolvimento da monografia, até chegar o final do curso e pegar o diploma da USP. Uma conquista que fez todo esforço ter valido a pena.

Tese da monografia - O tema da minha tese de monografia foi a “Análise de aplicabilidade de acordo de nível de serviço em Gerenciamento de Facilidades: um estudo de caso em instituições hospitalares” e acredito que pode contribuir para o mercado de FM, mostrando a importância do uso da tecnologia para mensurar serviços intangíveis, proporcionando um maior controle das atividades  e a busca por melhores resultados junto aos prestadores de serviço, tendo como foco principal a satisfação do cliente. No trabalho foi abordado o estudo de caso da aplicabilidade do acordo de nível de serviço, mais conhecido pela sua sigla em inglês SLA (Service Level Agreements), no setor de higiene de um hospital. Foi proposto um novo modelo de SLA documento de mais fácil utilização e entendimento, que possui flexibilidade para avaliar diferentes setores, andares ou unidade hospitalar, associado à aplicação de uma tecnologia chamada Método ATP (Adenosina Trifosfato), que é uma técnica simples e rápida, que traz resultados precisos e de forma quantitativa, para medição do serviço de higiene. A tese mostrou que, apesar de o SLA ter uma função importante no controle e eficiência dos serviços, é preciso também saber mensurar e definir bem os critérios de desempenho, para que esta ferramenta seja efetiva.

Perfil

Possuo 11 anos de experiência profissional em hospitais, nas áreas de: Higiene, Lavanderia, Controle de Pragas, Recepção, Hospitalidade, Central de Serviços, Uniformes, Frotas, Gestão de Contratos e Gerenciamento de Resíduos, que me possibilitaram a participação no processo de acreditação hospitalar pela Joint Commission Internacional de 2009 a 2016; 5 prêmios em Projetos da Qualidade na Categoria PDCA; 2 publicações em revistas do setor de Facilities. Atualmente como Coordenadora de Operações do Hospital do Coração (HCor) gerencio o custo operacional das áreas, avaliando processos e oportunidades de melhoria, na busca de otimização ou redução de custo, liderando 200 profissionais diretos e indiretos, considerando equipe orgânica e terceiro e desenvolvendo projetos de melhoria contínua de processos, utilizando ferramentas da qualidade (DMAIC, PDCA, KAIZEN entre outras), além de gerenciar, desenvolver, acompanhar e cumprir o budget, CAPEX, OPEX, indicadores e plano de ações para alcance das metas contratadas.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP