TELELOK
 

Daniela Veiga Marcondes

Gerenciamento de facilidades em edifícios históricos: desafios e oportunidades

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF trouxe conhecimento de ferramentas fundamentais para a gestão de edifícios. Durante o curso fui capaz de implementar e melhorar controles de qualidade, estabelecendo indicadores e SLAs em contratos de serviços terceirizados como manutenção predial, limpeza e segurança. Isso ajudou a demonstrar em números reais, os valores tanto de economia gerada quanto de eficiência e a importância da área de FM para a alta Diretoria e para os Conselhos Gestores. Além disso, nos projetos de investimento para os edifícios históricos, fui capaz de demonstrar o retorno, financeiro e de visibilidade, com argumentos estruturados no conteúdo das aulas do MBA. Para exemplificar, um dos projetos de substituição do sistema de automação das Placas Acústicas da Sala de Concertos foi desenvolvido ao mesmo tempo em eu que obtinha subsídios teóricos e práticos sobre a eficiência energética gerada com a automação. Outro benefício importante foi a enorme troca de informações entre os alunos do curso, em que pudemos compartilhar dados sobre fornecedores e parcerias e gerar uma rede de trabalho e amizade muito forte que permanece até hoje.

Tese da monografia - Minha monografia teve como tema o “Gerenciamento de facilidades em edifícios históricos: desafios e oportunidades” e o estudo deste assunto foi muito importante para abrir a visão sobre FM em Instituições Culturais. Como o tema é muito recente nesta área, estudei instituições culturais internacionais, como o Victoria & Albert Museum para estabelecer comparações e benchmarking com as instituições brasileiras, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu da Casa Brasileira. O objetivo do trabalho foi explicar e fundamentar o conceito e as vantagens do Planejamento Estratégico do Gerenciamento de Facilidades em Instituições de Cultura utilizando uma ferramenta para autoanálise. Esse método permite que os Gerentes de Facilidades possam identificar pontos fortes a serem explorados e outros que necessitam melhorias. Além disso, a pesquisa ressalta que o Gerenciamento de Facilidades eficiente e condizente com as diretrizes de preservação do patrimônio cultural pode garantir a utilização destes prédios como uma experiência de qualidade, promovendo inclusive a educação patrimonial para o maior número de visitantes, o que é, de fato, a missão destas instituições.

Perfil

Sou Arquiteta e Urbanista pela UNESP, especialista em Gestão de Obras de Restauro pelo Ceci-PE e MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP. Trabalho desde 2002 na conservação do patrimônio histórico de uso cultural, com obras de restauro, manutenção predial e gestão de facilidades. Colaborei nas obras de restauro do Castelo Garcia D’Ávila na Bahia, fiz a readaptação, junto ao escritório Pedro Mendes da Rocha Arquitetura, dos edifícios da Estação da Luz e Estádio do Pacaembu que passaram a abrigar o Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol. Fui gerente de serviços operacionais e obras na Sala São Paulo na Estação Júlio Prestes. Atualmente sou Diretora de Patrimônio e Facilidades do Theatro Municipal de São Paulo.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP