Eduardo Pens Alves

Valor agregado em organizações de gerenciamento de facilidades

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF ajudou-me a construir uma visão mais ampla da minha área de atuação, passando a enxergá-la como um negócio. Com o curso desenvolvi a capacidade de pensar estrategicamente e aproveitar o conhecimento adquirido nas experiências de trabalho para aprimorar meu desempenho no planejamento e tomada de decisão. Considero-me hoje um profissional mais aberto a mudanças e com maior facilidade de adaptação a novos projetos, pois a formação mais completa e direcionada para minha área proporcionou maior segurança nas decisões e menor receio de errar, porque estou seguro que minhas escolhas estão embasadas em conhecimento acadêmico sólido e de qualidade. A troca de experiências com profissionais qualificados e que atuam em segmentos distintos do meu contribuiu para a experiência positiva do curso. A composição de um grupo diversificado e comprometido foi fundamental para o sucesso do MBA e mantemos contato até hoje, 4 anos depois de iniciarmos o curso. São conselheiros, consultores e grandes parceiros de negócio que levarei para o restante da minha carreira.

Tese da monografia - O título da monografia foi “Valor agregado em organizações de gerenciamento de facilidades”, um tema ainda pouco explorado no Brasil. A contribuição e o sucesso do Gerenciamento de Facilidades, na maior parte das organizações, têm sido julgados pelo comparativo com resultados de anos anteriores ou mesmo por comparação com outras propriedades com as quais seja possível identificar algum traço de similaridade (tamanho, função, idade). Essas medidas e indicadores são adequados caso o único propósito seja controlar despesas e a propriedade seja vista apenas como um custo necessário à existência do negócio. A falta de demonstrações claras e estruturadas da contribuição e do valor do GF contribui para o estigma de área de suporte, que deve ser gerida ao menor custo possível. O trabalho demonstrou de que maneira o valor agregado entregue de forma estruturada e consistente, alinhado à estratégia da organização, contribui para a visibilidade do Gerenciamento de Facilidades. Além disso, comunicou aos profissionais do mercado a relevância da demonstração da entrega de valor agregado e seus impactos de maneira apropriada aos níveis organizacionais relevantes, valorizando a disciplina e contribuindo para seu desenvolvimento.

Perfil

Juntei-me à Cushman & Wakefield em 2012 para minha primeira oportunidade como Gerente de Facilities após nove anos de experiência no mercado hoteleiro. Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, atuei no segmento de hotelaria de luxo ocupando diferentes posições na rede Sofitel, pertencente ao grupo Accor, com atenção constante à experiência do usuário e à qualidade da prestação. Essa experiência, aliada ao conhecimento de idiomas estrangeiros (inglês, espanhol e francês) e ao conteúdo acadêmico específico do MBA USP de Gerenciamento de Facilidades impulsionaram meu desenvolvimento na nova carreira. Na C&W atuei em diferentes operações e atualmente sou responsável por levar conhecimento e perspectiva locais a clientes globais estratégicos da companhia. Meu compromisso é assegurar que os serviços de facilities sejam entregues de forma estruturada e consistente, alinhados à  organização, contribuindo para o seu desempenho. Atualmente ocupo a posição de Gerente de Portfólio de Operações - GOS/Global Occupier Services na Cushman.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP