TELELOK
 

Eduardo Pens Alves

Valor agregado em organizações de gerenciamento de facilidades

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF ajudou-me a construir uma visão mais ampla da minha área de atuação, passando a enxergá-la como um negócio. Com o curso desenvolvi a capacidade de pensar estrategicamente e aproveitar o conhecimento adquirido nas experiências de trabalho para aprimorar meu desempenho no planejamento e tomada de decisão. Considero-me hoje um profissional mais aberto a mudanças e com maior facilidade de adaptação a novos projetos, pois a formação mais completa e direcionada para minha área proporcionou maior segurança nas decisões e menor receio de errar, porque estou seguro que minhas escolhas estão embasadas em conhecimento acadêmico sólido e de qualidade. A troca de experiências com profissionais qualificados e que atuam em segmentos distintos do meu contribuiu para a experiência positiva do curso. A composição de um grupo diversificado e comprometido foi fundamental para o sucesso do MBA e mantemos contato até hoje, 4 anos depois de iniciarmos o curso. São conselheiros, consultores e grandes parceiros de negócio que levarei para o restante da minha carreira.

Tese da monografia - O título da monografia foi “Valor agregado em organizações de gerenciamento de facilidades”, um tema ainda pouco explorado no Brasil. A contribuição e o sucesso do Gerenciamento de Facilidades, na maior parte das organizações, têm sido julgados pelo comparativo com resultados de anos anteriores ou mesmo por comparação com outras propriedades com as quais seja possível identificar algum traço de similaridade (tamanho, função, idade). Essas medidas e indicadores são adequados caso o único propósito seja controlar despesas e a propriedade seja vista apenas como um custo necessário à existência do negócio. A falta de demonstrações claras e estruturadas da contribuição e do valor do GF contribui para o estigma de área de suporte, que deve ser gerida ao menor custo possível. O trabalho demonstrou de que maneira o valor agregado entregue de forma estruturada e consistente, alinhado à estratégia da organização, contribui para a visibilidade do Gerenciamento de Facilidades. Além disso, comunicou aos profissionais do mercado a relevância da demonstração da entrega de valor agregado e seus impactos de maneira apropriada aos níveis organizacionais relevantes, valorizando a disciplina e contribuindo para seu desenvolvimento.

Perfil

Juntei-me à Cushman & Wakefield em 2012 para minha primeira oportunidade como Gerente de Facilities após nove anos de experiência no mercado hoteleiro. Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, atuei no segmento de hotelaria de luxo ocupando diferentes posições na rede Sofitel, pertencente ao grupo Accor, com atenção constante à experiência do usuário e à qualidade da prestação. Essa experiência, aliada ao conhecimento de idiomas estrangeiros (inglês, espanhol e francês) e ao conteúdo acadêmico específico do MBA USP de Gerenciamento de Facilidades impulsionaram meu desenvolvimento na nova carreira. Na C&W atuei em diferentes operações e atualmente sou responsável por levar conhecimento e perspectiva locais a clientes globais estratégicos da companhia. Meu compromisso é assegurar que os serviços de facilities sejam entregues de forma estruturada e consistente, alinhados à  organização, contribuindo para o seu desempenho. Atualmente ocupo a posição de Gerente de Portfólio de Operações - GOS/Global Occupier Services na Cushman.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP