19º Congresso InfraFM
 

Eduardo Pens Alves

Valor agregado em organizações de gerenciamento de facilidades

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF ajudou-me a construir uma visão mais ampla da minha área de atuação, passando a enxergá-la como um negócio. Com o curso desenvolvi a capacidade de pensar estrategicamente e aproveitar o conhecimento adquirido nas experiências de trabalho para aprimorar meu desempenho no planejamento e tomada de decisão. Considero-me hoje um profissional mais aberto a mudanças e com maior facilidade de adaptação a novos projetos, pois a formação mais completa e direcionada para minha área proporcionou maior segurança nas decisões e menor receio de errar, porque estou seguro que minhas escolhas estão embasadas em conhecimento acadêmico sólido e de qualidade. A troca de experiências com profissionais qualificados e que atuam em segmentos distintos do meu contribuiu para a experiência positiva do curso. A composição de um grupo diversificado e comprometido foi fundamental para o sucesso do MBA e mantemos contato até hoje, 4 anos depois de iniciarmos o curso. São conselheiros, consultores e grandes parceiros de negócio que levarei para o restante da minha carreira.

Tese da monografia - O título da monografia foi “Valor agregado em organizações de gerenciamento de facilidades”, um tema ainda pouco explorado no Brasil. A contribuição e o sucesso do Gerenciamento de Facilidades, na maior parte das organizações, têm sido julgados pelo comparativo com resultados de anos anteriores ou mesmo por comparação com outras propriedades com as quais seja possível identificar algum traço de similaridade (tamanho, função, idade). Essas medidas e indicadores são adequados caso o único propósito seja controlar despesas e a propriedade seja vista apenas como um custo necessário à existência do negócio. A falta de demonstrações claras e estruturadas da contribuição e do valor do GF contribui para o estigma de área de suporte, que deve ser gerida ao menor custo possível. O trabalho demonstrou de que maneira o valor agregado entregue de forma estruturada e consistente, alinhado à estratégia da organização, contribui para a visibilidade do Gerenciamento de Facilidades. Além disso, comunicou aos profissionais do mercado a relevância da demonstração da entrega de valor agregado e seus impactos de maneira apropriada aos níveis organizacionais relevantes, valorizando a disciplina e contribuindo para seu desenvolvimento.

Perfil

Juntei-me à Cushman & Wakefield em 2012 para minha primeira oportunidade como Gerente de Facilities após nove anos de experiência no mercado hoteleiro. Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, atuei no segmento de hotelaria de luxo ocupando diferentes posições na rede Sofitel, pertencente ao grupo Accor, com atenção constante à experiência do usuário e à qualidade da prestação. Essa experiência, aliada ao conhecimento de idiomas estrangeiros (inglês, espanhol e francês) e ao conteúdo acadêmico específico do MBA USP de Gerenciamento de Facilidades impulsionaram meu desenvolvimento na nova carreira. Na C&W atuei em diferentes operações e atualmente sou responsável por levar conhecimento e perspectiva locais a clientes globais estratégicos da companhia. Meu compromisso é assegurar que os serviços de facilities sejam entregues de forma estruturada e consistente, alinhados à  organização, contribuindo para o seu desempenho. Atualmente ocupo a posição de Gerente de Portfólio de Operações - GOS/Global Occupier Services na Cushman.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP