TELELOK
 

Adriana Jordão Rios Nunes

Formulação de objetivos estratégicos para a gestão de sistemas de medição individualizada de água em condomínios residenciais

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF trouxe inúmeros benefícios à minha atual profissão. E com o passar do tempo esses benefícios só aumentaram.

Quando iniciei o curso, eu era sócia titular em um escritório de arquitetura, o Rodrigues Rios Arquitetura (RRA), onde o foco era a área corporativa. Começar o curso me possibilitou buscar outras áreas de atuação, montei outra empresa, fui convidada para gerenciar o departamento de operações de uma multinacional alemã, onde trabalhei por 8 anos, e cresci profissionalmente, pois fui responsável por dirigir todo o País e a expansão para a América do Sul. Até que, há dois anos, revi minha carreira e percebi que poderia levar toda essa experiência para a empresa onde tudo começou: meu escritório de arquitetura. E foi o que fiz. Retornei à mesma sociedade, agora com foco na multidisciplinaridade e visão global dos sistemas prediais como um todo. Hoje realmente percebo nosso diferencial. Quem nos contrata são diretores de facilities e real estate. E ter conhecimento nessa área, faz toda a diferença no trabalho oferecido. No último ano, mesmo com toda a crise do setor, nossa empresa teve um crescimento de 30%.

Tese da monografia - O mercado de FM é bastante amplo, mas o “todo” pode ser gerenciado da mesma forma: elencando os objetivos, criando fluxogramas de trabalho, fazendo planejamento estratégico, tendo métricas, SLAs, e, principalmente, entendendo que cada tipologia de cliente comporta-se de uma forma diferente, por isso o tema da minha monografia foi a “Formulação de objetivos estratégicos para a gestão de sistemas de medição individualizada de água em condomínios residenciais”. Não podemos ter a mesma expectativa de resposta para um trabalho de FM em uma empresa de 6.000 funcionários e para um condomínio comercial. Este, por sua vez, ainda se difere de um condomínio residencial. 

Todas essas singularidades devem ser levadas em conta no momento do planejamento e da execução. O trabalho deve ser constantemente reavaliado, de forma dinâmica, vendo o que está funcionando, o que não está, entendendo as razões e usando como lições aprendidas.

Perfil

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de Belas Artes de São Paulo, especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Vanzolini e MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP. Atualmente sou sócia diretora do escritório Rodrigues Rios Arquitetura (RRA), empresa associada à Kompas International Architects, onde participo de projetos nacionais e internacionais com foco na área corporativa, e sócia da AirFlow na qual gerencio a instalação e manutenção predial. Tenho experiência de 15 anos na Área Operacional e Comercial. Fui Diretora Regional de Operações da Ista International, responsável pelo desenvolvimento de soluções e novas tecnologias, estruturação de departamento, administração de budget e relação com stakeholders. Também fui Gerente de Facilities na Administradora Zangari ajudando na implantação da área de facilities para condomínios residenciais, por meio do gerenciamento de infraestrutura, contratos, procedimentos de manutenção predial, controle de ativos, entre outros. Atuei como Professora Titular no curso de pós-graduação em Gerenciamento de Operações - UMC nos anos de 2008 e 2009. E fui Palestrante em treinamentos e cursos em entidades como Secovi e GBC Brasil.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP