TELELOK
 

Arata Isozaki vence o Prêmio Pritzker de Arquitetura 2019

Considerado um visionário pelos seus pares, o arquiteto japonês tem mais de 100 obras construídas

Notícia publicada em 6 de março de 2019

Arquiteto Arata Isozaki | Foto: Divulgação Prêmio Pritzker de Arquitetura

O arquiteto japonês Arata Isozaki, de 87 anos, é o vencedor do Prêmio Pritzker 2019, anunciado pela Fundação Hyatt nesta terça-feira (5/3). Considerada o "Nobel da Arquitetura", a honraria é outorgada todos os anos a arquitetos e arquitetas cuja obra construída "tenha produzido significativas contribuições para a humanidade ao longo dos anos", segundo a própria organização responsável pela premiação.

Nascido em Ōita, na ilha japonesa de Kyushu, e formado pela Universidade de Tóquio em 1954, Isozaki começou a carreira sob a orientação do ganhador do prêmio Pritzker de 1987, Kenzo Tange. Tinha 14 anos quando Hiroshima e Nagasaki foram bombardeados na Segunda Guerra Mundial - fator que ele considera determinante para sua carreira.

"Quando eu tinha idade suficiente para começar a entender o mundo, minha cidade natal foi incendiada. Do outro lado da costa, a bomba atômica foi lançada em Hiroshima, então eu cresci perto do ponto zero", explicou, em uma biografia divulgada pela premiação.

"Não havia arquitetura nem edifícios e nem mesmo uma cidade. Apenas quartéis e abrigos me cercavam. Então, minha primeira experiência em arquitetura foi o vazio da arquitetura, e comecei a considerar como as pessoas poderiam reconstruir suas casas e cidades".

Defensor da teoria de que, embora os edifícios sejam efêmeros, devem sempre agradar os sentidos de quem passa por eles, o profissional tem entre suas principais obras: o complexo cultural Nara Centennial Hall e o Art Tower Mito, ambos no Japão; o Shangai Symphony Hall, na China; o Qatar Convention Center, em Doha/Qatar; a Biblioteca de Ōita (na sua cidade natal) e a Biblioteca Central de Kitakyushu, também no Japão; a sede da Disney, na Flórida; o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles (EUA); e o Museu interativo Domus, em Corunha/Espanha.

Segundo o júri, durante a citação ao Prêmio, o arquiteto "tem um profundo conhecimento da teoria e história da arquitetura e abraça a vanguarda. Não se limita a reproduzir o 'status quo', mas prossegue a sua demanda do sentido da arquitetura, o que se reflete nos seus edifícios, desafiando categorizações estilísticas, e estão em constante evolução e revelando sempre frescura na sua abordagem.

Shangai Symphony Hall, na China | Foto: Chen Hao

Complexo cultural multiuso Nara Centennial Hall, no Japão | Foto: J. S. Lander Getty Images

​Confira aqui outras obras emblemáticas do arquiteto.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP