PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Melhor edifício do mundo

Escola no Tocantins ganha prestigiado prêmio internacional

Notícia publicada em 26 de novembro de 2018

Para o Royal Institute of British Architects (RIBA), um complexo escolar em Formoso do Araguaia, no Tocantins, é a melhor nova obra arquitetônica do mundo. Estamos falando de uma escola rural denominada "Aldeia das Crianças", cujo projeto foi escolhido pela premiação internacional por proporcionar um impacto social significativo e imaginar a arquitetura como uma ferramenta para transformação social. A autoria é dos arquitetos da Aleph Zero, Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, em parceria com Marcelo Rosenbaum e Adriana Benguela, do estúdio de arquitetura e design Rosenbaum.

A estrutura é dividida em vilas femininas e masculinas, e fornece alojamento para 540 crianças com idades entre 13 e 18 anos. Os quartos são identificados por nomes de tribos amazônicas e trazem na porta um desenho característico de cada uma.

Na construção foram usadas técnicas e recursos locais na obra: blocos de terra feitos à mão formam as paredes e treliças tradicionais trazem não só beleza estética como controle do calor típico da região; no verão, a temperatura pode chegar a 40 graus.

Os dormitórios são enclausurados em nove grupos de cinco estruturas de tijolo de adobe com telhados metálicos brancos levemente inclinados, para lidar com a chuva tropical, e apoiados em colunas de madeira de eucalipto laminado. O edifício é pensado para que a água evapore através dos tijolos perfurados, enquanto a água da chuva derramada do telhado é recolhida em uma piscina com pequenos peixes locais em um pátio central. Posteriormente, a água fluvial é canalizada para o Rio Javaés.

Financiado pela Fundação Bradesco, a Aldeia das Crianças é uma das 40 escolas dirigidas pela Fundação com o objetivo de proporcionar educação para crianças em comunidades rurais de todo o Brasil. Os edifícios são rigorosos em termos de engenharia e planejamento e completamente racional em questão de estrutura e material. O espaço ao redor da escola é casa de três biomas diferentes: o cerrado, a floresta amazônica e o pantanal, valorizando a natureza e a cultura em que está inserida.

Fotos: Leonardo Finotti / Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP