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4º Fórum InfraFM Operações & Climatização

INTEGRAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA MINIMIZAR CRISES NAS OPERAÇÕES E INFRAESTRUTURA PREDIAL
24 E 25 DE SETEMBRO DE 2024

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9o Fórum Hospitais - INFRAFM

4º Fórum InfraFM Operações & Climatização

  INTEGRAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA MINIMIZAR CRISES NAS OPERAÇÕES E INFRAESTRUTURA PREDIAL

Data: 24 de setembro de 2024 (visitas técnicas)

25 de setembro de 2024 (palestras e networking)

  

Local: Amcham Brasil,  Chácara Santo Antônio, São Paulo

  

INSCREVA-SE JÁ

INSCREVA-SE JÁ

A função organizacional de Facility Management (FM) não se trata apenas de um suporte ao core business, mas de uma atividade estratégica para o sucesso do negócio. Estamos falando sobre os locais (prédios, instalações e infraestrutura) que permitem que qualquer tipo de negócio funcione de maneira eficiente e eficaz. É essencial entender que uma edificação que funciona do jeito certo proporciona um ambiente propício para o ótimo desempenho nas edificações.  

A gestão das atividades que cuidam da Operação & Climatização vão além de simples manutenção e operação dos edifícios. Ela envolve a criação de ambientes que promovem a produtividade, a satisfação e o bem-estar dos colaboradores e dos usuários da edificação, além de garantir a conformidade com as normas e regulamentos vigentes. Uma infraestrutura bem gerida pode reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência energética e melhorar a sustentabilidade do negócio. 

A gestão de Facilities hospitalar vai além da simples manutenção e operação dos edifícios. Ela envolve a criação de ambientes que promovem a produtividade, a satisfação e o bem-estar dos colaboradores e dos pacientes, além de garantir a conformidade com as normas e regulamentos vigentes. Uma infraestrutura bem gerida pode reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência energética e melhorar a sustentabilidade do negócio. Além disso, o papel estratégico do FM inclui a antecipação e mitigação de riscos, a adaptação a mudanças e inovações tecnológicas, e a implementação de soluções que apoiem os objetivos de longo prazo da organização. Em um mercado cada vez mais competitivo, a capacidade de gerenciar de forma eficaz os recursos físicos e infraestruturais de uma unidade de saúde pode ser um diferencial significativo na última linha do balanço.  

Além disso, o papel estratégico do FM inclui a antecipação e mitigação de riscos, a adaptação a mudanças e inovações tecnológicas, e a implementação de soluções que apoiem os objetivos de longo prazo da organização.   

  

Desenvolver um plano abrangente que inclua revisões de conformidade, protocolos de manutenção predial e preparação para emergências. Isso ajuda a antecipar possíveis problemas e garantir que suas instalações funcionem de maneira eficiente. Priorizar a qualidade ao selecionar fornecedores ou contratados. Embora as restrições orçamentárias sejam uma realidade, optar pela opção mais barata pode levar a despesas inesperadas e desafios no futuro. Foque em fornecer serviços de alta qualidade e manter uma reputação de excelência. E lembre-se: gerenciar edificações de trabalho não se trata apenas de manter as luzes acesas e os prédios limpos, mas de contribuir ativamente para o crescimento e a sustentabilidade do negócio

Um evento idealizado por InfraFM e SMACNA

Veja como foi o InfraFM Operações & Climatização do ano passado

Visitas Técnicas

24 de setembro de 2024

VT - Hipercenter Trimais

Hipercenter Trimais - 09h

Nesta visita técnica você conhecerá o Hipercenter Trimais, um empreendimento composto por Shopping Center, Hipermercado e Torre Comercial, um complexo com 120 mil metros no coração da zona norte de São Paulo. Além de conhecer a operação saberá como foi o desafio do projeto de climatização que atendeu as demandas diferenciadas de cada ambiente do complexo.

VT - Cidade Center Norte

Cidade Center Norte - 14h

A visita técnica a CCN proporcionará uma imersão nos avanços do empreendimento, que incluem a recente certificação ISO 41001 em Facility Management. Durante a visita, serão apresentados os detalhes do Centro de Controle Operacional (CCO) e as expansões realizadas, como o novo deck park e as lojas adicionais. A equipe de Facilities Management e de Projetos compartilhará os desafios e conquistas do processo de modernização, destacando a importância da sustentabilidade com a manutenção do selo Resíduo Zero. 

Patrocinadores

Programação

(Sujeito a alteração, sem prévio aviso)

25 de setembro de 2024 

08h – CREDENCIAMENTO 

08h45 – FACILITY MANAGEMENT: DO INVISÍVEL AO INDISPENSÁVEL

LÉA LOBO, Empreendedora, Administradora, Jornalista, pós-graduada em Marketing, com MBA de Gerenciamento de Facilidades pela Universidade de São Paulo (USP) e mais de 35 anos de carreira profissional multidisciplinar, transversal e proativa, seguindo naturalmente o perfil de liderança humanizada, que inspira e cativa em suas palavras e ações. Pioneira na disseminação do Facility Management no Brasil, mesmo antes de o conceito sequer ser mencionado no País. É essa bandeira que ela levanta há mais de 24 anos por meio das plataformas de comunicação da InfraFM (revista, portal de notícias, eventos e feiras), que é um hub especializado no tema do Facility, Property, Workplace & Real Estate Management.

09h – A ALTA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DOS SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO E OS BENEFÍCIOS PARA A MANUTENÇÃO PREDIAL 

Em um cenário global onde a eficiência energética se torna cada vez mais um diferencial competitivo, a indústria brasileira de climatização se destaca por sua capacidade de inovação e adaptação. Esta palestra abordará como a alta eficiência energética nos sistemas de climatização pode ser alcançada através de inovações tecnológicas e práticas de manutenção sustentáveis, além de discutir os benefícios econômicos e ambientais para as edificações. 

EDSON ALVES é presidente da Smacna Brasil – Sheet Metal and Air Conditioning Contractors National Association – Chapter Brasil desde 2019. Possui vasta experiência no setor e lidera iniciativas que visam a eficiência e a sustentabilidade na climatização de edificações. É fundador e CEO da Star Center, uma referência em obras de engenharia de climatização. A Star Center é uma das empresas que compõem a holding GRSC, ao lado da DuctAir (fabricante de dutos) e da KPM Service (monitoramento e manutenção de sistemas de climatização).  

09h45 – COMO MEDIR A EFICIÊNCIA DAS UTILIDADES PREDIAIS TENDO COMO BASE OS PRINCÍPIOS DE ESG 

Nesta palestra, vamos explorar como os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança) podem melhorar mensurar e parametrizar a eficiência das utilidades prediais (água, energia e gás) tendo como base uma plataforma de gestão que além de mostrar a eficiência da área de FM é suporte para demonstrar resultados junto ao relatório de ESG das organizações. 

ROLDO GOI JUNIOR - Executivo com vasta experiência em Gestão de Negócios e ESG na Integrow. Sua carreira é marcada pela gestão integral de Turnaround e Recuperação de Empresas no Brasil, envolvendo áreas como Finanças, Operações, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Negócios, Administração, TI, Jurídico, além de relacionamentos com Fundos e órgãos de Governo. Ele liderou projetos de construção de campi industriais no Brasil e nos EUA, além de reestruturações empresariais, revisões de processos e implantações de sistemas ERP e de Indústria 4.0. É empreendedor no setor de franchising, trazendo programas de desenvolvimento gerencial de uma instituição britânica para o Brasil, tem um forte viés acadêmico, sendo autor de livro e artigos, e professor em renomados MBAs.   

10:30 – INTERVALO PARA CAFÉ & NETWORKING 

11h45 – UNIFICAÇÃO DO CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL (CCO) DO SHOPPING CENTER NORTE + IMPLANTAÇÃO DA ISO 41001 - FACILITY MANAGEMENT

Descubra como foi desenvolvido o novo Centro de Controle Operacional (CCO) do Shopping Center Norte e os inúmeros benefícios que ele trouxe para a operação. Este projeto inovador superou a resistência inicial à integração das áreas de Segurança, Estacionamento e Sistemas Prediais, que anteriormente operavam separadas em salas diferentes, o que dificultava a comunicação e a eficiência na resolução de urgências do dia a dia. Além desse projeto, conheça o case do primeiro shopping center no país a receber a ISO 41.001 FM.

GIULIANA ALVES TAVARES - Gerente de Operações dos Shoppings Center Norte e Lar Center. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC, com especialização em Paisagismo e Gestão de Pessoas pelo IBMEC, Giuliana possui uma carreira de 14 anos em Arquitetura e Design. Nos últimos 11 anos, ela se destacou no setor de varejo, participando da implantação de dois Shoppings Centers, um Centro Médico e uma expansão pela rede Multiplan. Além disso, Giuliana desenvolveu padrões de Qualidade e Atendimento que elevaram o nível dos serviços prestados. Sua gestão em Facility Management é focada na experiência e encantamento do cliente dentro dos empreendimentos da CCN, destacando-se como um dos pontos-chave de sua atuação. 

12:00 – A EVOLUÇÃO DO FM NA IGREJA, QUE TRANSFORMOU A MANUTENÇÃO EM ESTRATÉGIA

Nesta palestra, será abordado o novo modelo de Operação e Manutenção na The Church of Jesus Christ of Latter-Day Saints, destacando a integração do FM nas decisões estratégicas em suas 1.626 unidades no Brasil. Serão discutidos os desafios enfrentados e as estratégias adotadas para alinhar as expectativas da contratante com os fornecedores. A importância de parcerias eficazes e da compreensão mútua para alcançar excelência em FM será enfatizada, proporcionando insights valiosos para gestores e fornecedores do setor.

américo fernando albuquerque de oliveira - Senior Facilities Manager na The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, é economista e engenheiro civil. Ele é responsável pela Administração Geral, Planejamento, Implantação e Gestão de Contratos de Facilities Services das Propriedades da Igreja (Terrenos, Casas Alugadas, Capelas, Centros Educacionais CES, Casas e Escritórios de Missão), na Divisão de Operação e Manutenção, que é responsável pelo Atendimento à Liderança e membros da Igreja (Políticas e Padrões Aprovados) no Brasil. Américo tem como premissa de vida participar do crescimento da empresa onde trabalha, da sua equipe, de si mesmo e influenciar na melhoria da sociedade.

12:45 – INTERVALO PARA ALMOÇO & NETWORKING 

14:00 – BOAS PRÁTICAS E RESULTADOS CONCRETOS NA GESTÃO DA OPERAÇÃO DO SESC BOM RETIRO

Nesta palestra, o participante conhecerá procedimentos de manutenção e operação desenvolvidos para garantir a funcionalidade da unidade do SESC, com orientações específicas para diferentes tipos de infraestrutura. Serão discutidas metas e estratégias para redução de consumo de energia, água e gás, com foco em ar-condicionado e automação, lembrando que hoje temos variações sazonais não só pelo clima, mas também pelas demandas dos usuários. A ideia é trazer uma reflexão sobre a importância da gestão sustentável em grandes instituições e como as práticas apresentadas podem ser adaptadas e implementadas em outras organizações para alcançar resultados semelhantes em eficiência e economia.

josé lucas de sousa gonçalves - Coordenador de Infraestrutura (Facility Manager - Hard Services) no Serviço Social do Comércio - SESC - Administração Regional no Estado de São Paulo, é Engenheiro Civil com pós-graduação em Eletrotécnica e Administração de Empresas.

14:45 – CRISES EM CLIMATIZAÇÃO, OPERAÇÃO E INFRAESTRUTURA PREDIAL 

Nesta palestra, abordaremos as crises que podem surgir na climatização, operação e infraestrutura predial, com a adição do componente crítico de Data Centers. Discutiremos os níveis de segurança Tier 3 e Tier 4, explorando suas redundâncias, processos e procedimentos essenciais para garantir a alta disponibilidade e resiliência. Serão apresentadas soluções abrangentes para a prevenção e resposta a incidentes, destacando a importância de um planejamento robusto e de sistemas de backup eficazes para manter a continuidade dos negócios em ambientes de missão crítica.

jasen caldas dos santos - Especialista em O&M de Missão Crítica em Data Center na B3 pela Temon, com vasta experiência em manutenção preventiva, corretiva e preditiva. Ele possui habilidades avançadas em desenvolvimento de projetos de refrigeração e climatização, gerenciamento de manutenção em ambientes críticos, conhecimento técnico em normas de segurança, e é capacitado na elaboração de relatórios técnicos e gerenciais, bem como no cálculo de carga térmica e vazão.

15:30 - GESTÃO DE ÁGUA COMO ALAVANCA DE EFICIÊNCIA E REDUÇÃO DE CUSTOS

Neste case, uma das maiores varejistas da América Latina conseguiu diminuir significativamente suas despesas com a gestão da água em suas instalações. O grupo irá compartilhar detalhes do projeto que reduziu o desperdício de água, transformando sustentabilidade em uma estratégia de eficiência operacional. A apresentação destacará o programa de economia acessível e de rápida implantação, possibilitado pela parceria com o fornecedor, que permitiu a instalação de tecnologias de ponta. (em confirmação)

16:15 – GESTÃO MATRICIAL DE DESPESAS COM ORÇAMENTO BASE ZERO

Um dos grandes desafios do setor de FM é a criação de benchmarks de melhores práticas e indicadores de desempenho. O palestrante apresentará a metodologia GMD (Gestão Matricial de Despesas), focada em revisar e comparar todas as bases de serviços nos parques logísticos que opera, visando maximizar a eficiência e minimizar riscos nos serviços de Facilities. Além disso, será apresentado um overview dos benefícios dos projetos de energia sustentável, incluindo a implementação de painéis solares para geração de energia fotovoltaica para autoconsumo, destacando como essas iniciativas contribuem para a eficiência operacional e a sustentabilidade. (em confirmação)

16:30 – FINAL DO EVENTO COM SORTEIO E BRINDES DOS PATROCINADORES

Planos de investimento

LOTE 1

R$ 1.392,00

VENCIMENTO: 26 de julho de 2024

LOTE 2

R$ 1.573,00

VENCIMENTO: 09 de agosto de 2024

LOTE 3

R$ 1.626,00

VENCIMENTO: 23 de agosto de 2024

LOTE 4

R$ 1.681,00

VENCIMENTO: 06 de setembro de 2024

LOTE 5

R$ 1.866,00

BENEFÍCIOS

• Certificado digital;

• Palestras autorizadas em PDF;

• Interação com os palestrantes;

• Interação com os participantes para networking;

• Participação em uma visita técnica guiada (sujeito a disponibilidade de vagas); 

• Almoço e Coffee Break inclusos;

  

IMPORTANTE: Para negociações ainda não iniciadas, os valores ofertados nos LOTES podem sofrer alterações ao longo do período e sem prévio aviso. Conforme a demanda pelo evento e a disponibilidade de vagas nas visitas técnicas, a 

InfraFM reserva-se o direito de corrigir e ajustar as condições comerciais. 

Talen Editora Ltda. 

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Sobre a InfraFM®

Fundada em 1999, somos a única empresa de comunicação para os mercados de Facility, Property & Workplace Management da América Latina que fomenta a relação entre contratantes e fornecedores do setor. Temos como propósito conectar os profissionais que atuam no setor, o tempo todo, levando conteúdo e networking de qualidade através de nossas mídias: revista impressa, portal de conteúdo e eventos presenciais.

Sobre este conteúdo

Conteúdo destinado exclusivamente aos profissionais, empresas, convidados e visitantes do Congresso Infra FM e leitores cadastrados no portal Infra FM. 

Publicado em maio de 2023.    

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