Expo
 

Unidade de Ribeirão Preto da Mapfre é certificada LEED

Após ser certificada como LEED Platinum, empresa busca mais certificações em seus outros endereços no país

Desde 2020, a MAPFRE vem adequando suas operações às melhores práticas de sustentabilidade e desenvolvendo projetos que melhorem a vida de seus colaboradores e do planeta. A cidade de Ribeirão Preto já abrigava uma das maiores unidades da companhia fora de São Paulo e entendemos que – por conta do alto número de pessoas envolvidas – seria o imóvel ideal para buscarmos a certificação LEED. O selo LEED é uma documentação internacional criada pelo United States Green Building Council (USGBC) e é considerado o sistema de classificação de edifícios verdes mais utilizado no mundo, presente em mais de 165 países.

Para contar um pouco sobre esse projeto, falamos com Leandro Salles, Coordenador de Patrimônio, Obras e Manutenção Predial da MAPFRE.

InfraFM – Quando iniciaram o projeto da Unidade de Ribeirão Preto?

Em junho de 2021 e contou com ajuda de parceiros que atuaram diretamente para orientação do processo, que precisava atender a requisitos específicos durante o todo o ciclo de vida do empreendimento – desde a concepção e condução da obra até a escolha de fornecedores e materiais, incluindo o descarte de resíduos.

Depois que constatamos que conseguiríamos obter a certificação – por meio de simulações – focamos em ir atrás de uma pontuação que elevasse o nível do selo LEED para Platinum, o mais alto e relevante dentre os quatro do sistema. E conseguimos, conquistando 82 dos 110 pontos possíveis. Com isso, a MAPFRE se tornou a primeira seguradora do Brasil a ter, em um imóvel comercial, a LEED Platinum. Além disso, nos juntamos a outros 71 imóveis que possuem esse nível máximo de certificação no País, o que representa menos de 10% do total.

Quais os benefícios que essa certificação vai trazer para a unidade?

A ideia inicial era tornar esse projeto uma referência para a MAPFRE no Brasil em termos de sustentabilidade, eficiência operacional e utilização de recursos. Aproveitamos para inserir novas tecnologias e testar soluções em termos de instalações e equipamentos que poderão ser expandidos para outras unidades no futuro.

O projeto também tem o propósito de agregar valor para a região de Ribeirão Preto, oferecendo benefícios que podem ser desfrutados por clientes, colaboradores e a comunidade em geral, como bicicletários, pontos de recarga de veículos elétricos, descarte de cápsulas de café.

Entre os itens que foram implementados estão:

- Alto índice de eficiência energética, com redução prevista de mais de 40% no consumo de energia

- Sistema de captação e reuso de águas de chuva, com redução de mais de 60% do consumo geral de água

- Iluminação 100% em painéis de LED sem uso de lâmpadas e telhado termoacústico com alto índice de reflexividade, o que diminui a necessidade de ar-condicionado, reduz o barulho externo e facilita a reflexão da luz solar

- Aquisição de créditos (certificados IRECs) para incentivo à produção de energia verde

- Utilização de materiais com procedência certificada, além de itens recicláveis e produzidos a partir de materiais recicláveis

Quais os principais desafios na busca da certificação?

Apesar de ser amplamente divulgado e estudado no Brasil, o LEED utiliza como base as normas técnicas americanas, o que dificulta em alguns aspectos e requer uma maior atenção para cumprir as exigências durante a fase de implantação do projeto.

Acredito que um dos grandes desafios é o acesso à informação dos fabricantes de materiais quanto a declaração dos produtos, matéria prima, transporte, emissão de poluentes durante o processo de produção, composição química etc. A categoria de Materiais agrega bons pontos para atingimento da certificação e ainda não há obrigatoriedade no Brasil de se emitir certos documentos que já são padrão nos EUA.

A MAPFRE sempre vem modernizando suas unidades de atendimento, pode nos contar como andam os projetos? Vão buscar certificação para todas as unidades?

Estamos buscando, constantemente, adequar as nossas operações às melhores práticas de sustentabilidade - que tragam bem-estar aos colaboradores ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. Hoje, temos uma de nossas sedes em São Paulo, o Edifício WT Morumbi, certificado com a LEED Gold e a unidade de Ribeirão Preto com a LEED Platinum. Este ano obtivemos a certificação ISSO 140001 para as duas sedes da capital paulista. Além disso, desde 2021, 24 unidades de atendimento foram modernizadas e já contam com instalações nos melhores padrões de eficiência operacional.

Nosso próximo passo será o início do processo de certificação de nossa sede, localizada no Edifício MAPFRE, na ISO 50001 – que estabelece parâmetros internacionais para o fornecimento, uso e consumo de energia nas edificações, tornando o consumo energético mais eficiente. O resultado disso aparece na forma de economia financeira e, também, na redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Outro projeto em andamento é da certificação Resíduo Zero, que tem o objetivo de orientar as pessoas a mudarem seus estilos de vida e práticas para garantir ciclos naturais sustentáveis.

Qual a importância da sua área - Coordenação de Patrimônio - para a companhia e para obter certificações como a LEED Platinum?

A área de Coordenação de Patrimônio é responsável por desenvolver novos projetos, além de operar e manter todos os imóveis da MAPFRE no Brasil. Atuamos ao lado de áreas como Obras e Manutenção Predial – trocando experiências e informação – para que os projetos e a operação dos edifícios ocorram da melhor forma.

É dessa forma que conseguimos implementar projetos sustentáveis que melhoram nossa eficiência operacional e nos permitem obter certificações como a LEED Platinum.

Quais são os próximos projetos que estão coordenando e que trarão benefícios adicionais ao negócio MAPFRE?

A sustentabilidade faz parte do DNA da MAPFRE e está presente no nosso planejamento estratégico 22-24. Vamos seguir com iniciativas que maximizem o impacto social do nosso negócio – sempre minimizando os riscos ambientais e garantindo as melhores práticas de governança corporativa.

Fotos: Divulgação.
 
CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP