Sorteio Nespresso
 

Portaria Virtual é viável para condomínios comerciais e empresas?

[Vitrine Facilities] Confira a experiência do Condomínio Work Place Funchal

Essa é uma pergunta que a Alpha Serviços e Monitoramento tem respondido positivamente com frequência para empresas e condomínios comerciais que estão buscando alternativa para aprimorar processos e reduzir custos.

O sistema de Portaria Remota, um opção moderna de atendimento de portaria utilizado, principalmente, por condomínios residenciais, mostrou-se uma solução eficiente para empresas em um formato híbrido, no qual no período de maior fluxo o atendimento é realizado de forma convencional e nos horários de baixa circulação de pessoas como, na maioria dos casos, a noite e aos finais de semana, o atendimento ao visitante é realizado de forma remota. 

Portaria remota aprovada também para edifícios comerciais

Esta é uma realidade testada e aprovada pelo Condomínio Work Place Funchal. O empreendimento comercial, localizado na Região da Berrini, em São Paulo, tem alto fluxo de circulação de pessoas e possui um número grande de portas para ser controladas - 11, especificamente, sendo  quatro eclusas, além de um portão da garagem, que embora seja administrado por uma empresa privada, também precisava entrar no planejamento da Portaria Remota, já que alguns proprietários também o utilizam aos finais de semana.

Com essa estrutura o monitoramento e controle de acesso era realizado de forma convencional, mas os condôminos desejavam reduzir custos operacionais, mantendo, ou se possível, aprimorando ainda mais a qualidade do atendimento.

Após a análise da estrutura e necessidade do cliente, a Alpha propôs a implantação de um sistema híbrido de portaria, em que, durante a noite o atendimento ao visitante é realizado por profissionais de portaria de outra empresa do mercado e, no período diurno o atendimento é realizado remotamente pela Alpha que também faz o monitoramento do condomínio comercial 24 horas por dia, inclusive, da garagem.

Carlos Santos, Gerente Predial do Workplace Funchal, conta que "o sistema híbrido para controle de acesso e monitoramento foi aprovado pelos condôminos com muita tranquilidade, assim como o processo de implantação que ocorreu sem incidentes. Após o início da operação, a aceitação dos usuários também foi muito boa.  E claro, o maior benefício para todos foi a redução de custo de 30% no orçamento do condomínio".

Benefícios da Portaria Remota

- Maior facilidade de gerenciamento: os modelos oferecem relatórios detalhados sobre toda a rotina diária do local permitindo um controle eficaz da circulação de pessoas no condomínio, com foco em horário de saída, número de visitantes, manutenções realizadas. Permitindo maior controle dos donos das unidades, inclusive, com acesso a relatórios;

- Redução de falha humana: como o trabalho de controle de fluxo de pessoas é realizado direto de uma central de operação, as ações são executadas por um grupo de profissionais que, inclusive, garante melhor tomada de decisão em situações de risco;

- Redução de custos: na contratação do serviço de portaria remota, as despesas com a folha de pagamento e encargos são eliminadas, podendo gerar uma economia de até 60%.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP