Expo
 

A convergência da Inteligência Artificial na Engenharia 4.0 através do FM

Conheça a Gen: a primeira assistente virtual do engenheiro

Estamos entrando em uma nova era onde a informação gerada pode ser usada de diversas formas e de diversas maneiras, onde os dados hoje são cada vez mais estratégicos para a tomada de decisão como nunca foram. Hoje não conseguimos mais ignorar o fato que uma tomada de decisão depende estrategicamente da análise dos dados gerados por uma tecnologia no seu Uso, Manutenção, Custo e nos Resultados Financeiros ou Gestão Estratégica, que a mesma pode proporcionar.

Análises de pessoas, times, produções e performances podem trazer resultados significativos proporcionando uma visão clara e objetiva.

Hoje podemos utilizar a informação dos equipamentos para auxiliar em um processo ou um diagnóstico ou cruzar as informações gerenciais que uma empresa, com as tecnologias, com a performance dos equipamentos em uma determinada produção e, ainda, comparar esses resultados com outras instituições.

Com a Inteligência Artificial (IA) conseguiremos potencializar nossas análises a um nível jamais sonhado anteriormente trazendo resultados nunca gerados pelos gestores das antigas gerações.

Através de análises cognitivas geradas pela IA irá potencializar nossa linha de raciocínio a um nível acima do normal.

Temos a possibilidade de acertar cognitivamente nos melhores dias uma precisão de 75% de tudo que fazemos, seja um projeto, um processo, uma produção, uma manutenção ou uma análise. Com o auxílio da IA podemos alcançar um nível de 95% potencializando a precisão de qual item é analisado.

Outro fator fundamental que a IA não esquece e aprende para conseguir gerar conclusões sobre um determinado assunto podendo evoluir, ou seja, tonando-se mais inteligente com o passar do tempo, auxiliando realmente na tomada de decisão e podendo sugerir análises similares, como se fosse um profissional experiente em qualquer área.

Stephen Hawking disse: “Todos os aspectos das nossas vidas serão transformados pela IA (Inteligência Artificial)”, e isso pode ser “o maior evento na história da nossa civilização”.

Não podemos ignorar o fato que uma das áreas que irá mudar drasticamente será a indústria impactando diretamente na profissão de Engenheiros, Técnicos e em todas as profissões.

Tenho acompanhando de perto a forma como a IA irá mudar o mercado. Estamos trabalhando com IA há 5 anos e meio, período em que montamos um Laboratório Cognitivo de Desenvolvimento de IA, tendo desenvolvido e projetado soluções para trazer melhorias significativas para a área industrial e operacional.

Se quisermos ser os Engenheiros do amanhã, vamos precisar aceitar os dados em vez de combatê-los ou ignorá-los para uma tomada de decisão.

Podemos com o auxílio da IA, transformar um percentual 80% de solução para 20% de trabalho, gerando com isso resultados jamais alcançados. Podemos com a nova geração literalmente mudar e evoluir de maneira rápida e única, passando por uma convergência onde os estudos que antes levavam a vida inteira para serem analisados, agora podem ser processados em minutos levando a avanços jamais esperados antes, por limitação de tempo.

O futuro pertence àqueles que souberem ver de maneira profunda como combinar sua área de especialização com o que a IA faz de melhor trazendo os resultados com precisão de forma estratégica para auxiliar na tomada de decisão.

A transformação digital vem afetando todas as áreas, com a entrada da IA, automatizando atendimentos, automatizando processos e fazendo o suporte em tempo real.

Apresentamos a Gen: primeira assistente virtual do engenheiro

A Gen consegue responder e analisar todos os dados do Sistema Genesis monitorando toda a atividade de FM e auxiliando na tomada de decisão, podendo enviar desde de uma mensagem até ligar para os técnicos ou engenheiros para avisar de atendimentos abertos ou pendentes, sobre sensores apresentando anormalidades. A Gen utiliza o IBM Watson, que licenciado como uma base cognitiva consegue desde enviar textos e analisar gráficos até falar e ligar para as pessoas e interagir de maneira similar a humana.

A Gen IA está aplicada para analisar em tempo real os dados do Sistema de Gestão de FM, desde uma simples análise de gestão de ativos (inventário), a análises completas dos serviços, produções, desempenhos, calibrações, MTBF, MTTR, disponibilidade, SLA, custos, normas, resoluções e indicadores estratégicos.

Aplicamos a Inteligência Artificial no Sistema Genesis trazendo análises gráficas dos dados gerados em todos os processos da Engenharia, com isso a nossa IA pode gerar novas análises cognitivamente evoluindo exponencialmente as formas e trazendo modos de descobrir os dados de maneira singular, trazendo resultados inesperados e jamais explorados antes.

Além de dados puros temos sensores IoT (Internet das Coisas) gerando dados, como monitoramento de toda a Infraestrutura, a exemplos da rede de gás, energia elétrica, água, temperatura e localização, através de BLEs sendo analisados e monitorados pela IA.

Temos um laboratório de Inteligência Artificial Aplicada onde desenvolvemos soluções para a área de Engenharia trazendo inovações utilizando técnicas de Machine Learning e processamentos de Deep Learning, possibilitando desenvolvimento de linguagem natural, análises gráficas cognitivas, processamento neural, processamento visual e integrações de ERPs e devices para processamento pela IA.

Eng. João Galdino, Diretor da Genesis e Professor de Inteligência Artificial na Unicamp do Curso de Engenharia Clínica. Especialista em Inteligência Artificial (Machine Learning e Deep Learning). Especialista em Engenharia Clinica pela Unicamp, Especialista em Gerenciamento de Tecnologia de Informação em Saúde pela UNIFEI e Graduado em Engenharia de Controle e Automação

CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP