Sorteio Nespresso
 

Escritórios fechados e os vazamentos de informações

Sua empresa está preparada para a retomada? Confira ações de prevenção

Por Paulo Murata e Sérgio Barboni*

No início da pandemia, muitas empresas adotaram o home office e os escritórios das empresas foram esvaziados e, em alguns casos, até mesmo abandonados. A falta de monitoramento permanente e controle de acesso eficiente nos ambientes sensíveis das empresas trouxeram um aumento no risco de vazamento de informações confidenciais.

Considerando que em breve teremos o retorno das atividades ao novo normal, visto que vários Estados estão publicando seus planos de reabertura do comércio e serviços, consequentemente os escritórios voltarão a receber reuniões com assuntos confidenciais. Antes de iniciar as atividades, é de suma importância que os gestores das empresas garantam que os ambientes estejam livres de dispositivos ou escutas clandestinas.

Sabemos que muitas empresas adotarão o home office flexível e algumas farão de seus escritórios um ambiente conceito, o que certamente envolverá reformas estruturais e alterações de layout. E são essas mudanças que podem gerar vulnerabilidades antes não existentes. Portanto, é preciso assumir o compromisso de conscientização da sua liderança e a cultura de segurança, implantando ou retomando os programas e políticas necessárias para garantir a proteção da informação, ponderando medidas de prevenção para mitigar os riscos nos ambientes de trabalho.

Ações de prevenção podem ser um fator fundamental neste momento, principalmente por ser um cenário novo para todos. Entre as principais vulnerabilidades apontadas, que precisa de atenção, estão:

1) Com a migração das atividades administrativas das empresas para o home office, os ambientes sensíveis podem ter sido alvos de implantações de dispositivos de escuta clandestina;

2) A alteração de layout de trabalho pode comprometer o grau de segurança da informação, pois o planejamento sem a análise correta sobre os riscos de segurança pode ter permitido ou facilitado as vulnerabilidades;

3) Esquecimento por parte dos funcionários e executivos sobre o conceito e importância da cultura de segurança da informação e contra inteligência.

Como sua empresa planeja a retomada das atividades? As medidas de segurança no ambiente pode ser uma grande aliada para a proteção dos dados e informações sigilosas do seu negócio. É preciso atenção e orientação, pois a pandemia trouxe um movimento inédito nas empresas e isso pode ser a brecha para riscos nunca analisados antes.


*Paulo Murata é Gerente de Segurança Empresarial e Sérgio Barboni é Consultor de Segurança Empresarial, ambos da ICTS Security, consultoria e gerenciamento de operações em segurança, de origem israelense

Fotos: Divulgação

Comentário(s):

Luiz Neto - [email protected]
Conteúdo importante para gestão de riscos e controle de informações. Parabéns!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP