Sorteios 11ª Expo
 

Comunicação não violenta

Pontos importantes a considerar ao mitigar falhas na esfera laborativa

Por Deborah Vasques*

Sabemos que empresas que atuam no ramo de Facilities Management, costumam possuir dificuldades em manter uma comunicação eficaz com todos os gestores que atuam. Incorporar no cotidiano e na cultura da empresa que todos tenham a mesma linguagem diante de situações parecidas pode ser desafiador.

A palavra “comunicação” é derivada do termo latim comunicare que significa “partilhar”, “participar de algo”, “tornar comum”. Diante desse significado, temos a abertura de um rol de possibilidades e questionamentos: Como deve ser a comunicação de um líder? De um colega de trabalho, dentre as diversas relações e categorias envolvidas no dia a dia de uma empresa?

Na atualidade, as funções de liderança, em diversos casos, não são escolhidas pelo currículo, que deveria ser recheado de experiências. Elas são escolhidas pelo relacionamento interpessoal, uma vez que os líderes que possuem essa qualidade, possuem excelente comunicação e uma maior flexibilidade diante das adversidades do dia a dia.

Esse ponto é de suma importância, pois o que posso compartilhar com vocês, nesses mais de vinte anos de atuação em Recursos Humanos, no ramo de FM, são casos de dano moral e assédios dos mais variados tipos. E no caso dos assédios, em especial, notadamente por comunicação errônea e/ou falha na comunicação.

Para mitigação de falhas de comunicação existente na esfera laborativa, podemos reforçar a realização de treinamentos. Nos dias atuais com o avanço da tecnologia, onde todos gravam conversas, filmam situações, devemos ter muito cuidado e zelo, posto que isso pode ser utilizado como prova em eventuais demandas judiciais contra o empregador e/ou suposto agressor.

E a grande pergunta que nos vem à mente é: “Como se comunicar bem e de forma não violenta com pessoas normalmente de diferentes culturas, religiões, meios sociais, crenças, políticas dentre outros pontos. Onde quero chegar com essa abordagem? Que dependendo do que se fala pode transparecer de forma tranquila para uns e não para outros.

Então vamos a dicas que devemos ficar atentos:

1) Neutro na hora de se comunicar. Evite proximidades com os colaboradores, isso pode ser confundido e entendido de outra forma.

2) Passe a informação e pergunte se entenderam, se for o caso, peça para repetirem. Dessa forma, você terá certeza de que você foi 100% eficaz na sua comunicação.

3) Nunca chame atenção de qualquer colaborador na frente de outro. Esse tipo de comunicação pode gerar constrangimento e até dano moral.

4) Cuidado com os gestos utilizados em uma reunião, lembre-se que o corpo fala.

5) Ao passar uma tarefa para sua equipe, mesmo que você não faça, diga: Precisamos fazer esse trabalho até amanhã... O que precisamos é acolhedor e demostrar espírito de equipe.

6) Utilize as técnicas de Maquiavel, saiba chamar atenção sem gritar, mostrando o que está errado e depois diga algum elogio. Isso será de grande absorção para equipe ou de forma individual.

7) Olhe nos olhos de sua equipe, seja um líder firme, a comunicação visual fala muito.

8) Comunicação nos e-mails devem ser objetivos e serem destinados somente aos envolvidos no assunto. Outro ponto importante, nunca escreva nada em caixa alta, pois, significa que você está gritando para o receptor.

9) Mesmo que você como líder seja tratado de forma agressiva por algum motivo, não reaja pela emoção, pode perder a razão. Nesse ponto precisamos utilizar inteligência emocional.

Como já disse, “o corpo fala”: o fisiológico das pessoas traduz o que elas estão pensando e/ou sentido, dessa forma, sem perceber podemos estar passando uma comunicação agressiva por gestos, olhares e expressões corporais. Fiquem atentos aos gestos corporais na hora de se comunicar, para não passarem o que não desejam sem perceber, e acabarem em situações constrangedoras.

Nessa esteira, o pano de fundo da comunicação por mais que pareça algo simples, para ser eficaz e não violenta é muito difícil de ser feita. Principalmente pelos líderes que devem servir de exemplo para os liderados. Precisamos ainda atentar para tecnologias que nos rodeiam e a forma de se expressar, pois a comunicação está presente em todas as nossas atitudes desde que acordamos até o momento do nosso descanso. Assim, a frase final é: “Atenção e cuidado com a sua comunicação”.

*Deborah Vasques é Coaching especializada em Recursos Humanos, Análise Comportamental e Legislação Trabalhista [email protected]

CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP