Expo
 

Construção e manutenção de Hospitais de Campanha

Estruturas provisórias devem seguir normas e requisitos de engenharia

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, governos estaduais e prefeituras têm construído por todo o Brasil inúmeros hospitais de campanha a cada dia. As instalações, embora erguidas às pressas, necessitam seguir normas e padrões de prevenção e segurança.

Para que essas unidades temporárias de atendimento médico não venham a apresentar problemas construtivos, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape-SP) por meios dos engenheiros especializados em prevenção enfatiza as principais medidas que devem ser adotadas nesses locais.

Projeto, Acompanhamento e Conferência são essenciais nestas obras provisórias

Invasão de águas de chuvas em áreas internas da construção e desabamento da estrutura, ou de parte dela pela ação do vento ou por carregamento não previsto, são problemas que podem ocorrer caso a obra não tenha um sistema de escoamento de águas pluviais, devidamente dimensionado e/ou um travamento de estrutura adequado. De acordo com o Engº Civil Antonio Carlos Dolacio, vice-coordenador da Câmara de Inspeção Predial do Ibape/SP, alguns pontos importantes devem ser observados na execução dessas obras.

O primeiro é assegurar que todos os sistemas da obra provisória (tais como, estrutura, instalações elétricas/hidráulicas, ventilação, proteção e combate a incêndios etc.) apresentem projetos executivos devidamente detalhados, e que o estudo de compatibilidade entre os diversos projetos executivos tenha sido realizado. Outro fator importante é o gerenciamento da obra (por empresa habilitada e capacitada para tanto), para garantir que a mesma está sendo executada (também por profissionais devidamente habilitados e capacitados para tanto) conforme projetada e planejada.

Além de todas essas etapas fundamentais, o laudo de verificação e adequação de obra também não pode ser esquecido. "Considerado o cenário de urgência ora experimentado, uma solução possível seria a contratação, pela gerenciadora da obra, já durante a execução das estruturas e instalações, de equipe multidisciplinar de peritos, para desenvolvimento de check-list e vistorias, no sentido de garantir uma conferência quanto à adequação técnica das obras executadas", enfatiza Dolacio.

Decreto regulamenta instruções de proteção específicas contra incêndio

No caso específico do Estado de São Paulo, o governador João Dória estabeleceu (por meio de decreto no início do mês) as medidas de segurança contra incêndio em unidades de atendimento médico de caráter temporário, para o enfrentamento da pandemia de coronavírus.

O Engº Civil Cássio Roberto Armani, vice-coordenador da Câmara de Inspeção Predial do Ibape/SP, destaca que as medidas são exclusivas para este tipo de instalação e sua validade não é superior à a seis meses. Alguns detalhes, por exemplo, são mais simplificados do que para estruturas de hospitais comuns porque estão levando em conta que a situação não permanecerá por muito tempo, permitindo que o Estado não exija os mesmos tipos de medidas de segurança contra incêndio requisitados numa edificação permanente.

"São exigidos os Comprovantes de Responsabilidade Técnica (segurança contra incêndio, instalações elétricas, grupo moto gerador, instalações de gás, etc.), inclusive para estas estruturas provisórias. Hoje, nenhuma edificação consegue o licenciamento de segurança contra incêndio sem estes documentos. O Corpo de Bombeiro fiscaliza e emite o "Certificado de Regularidade de Instalação Temporária", que é específico para estas instalações", declara Armani.

Parte elétrica necessita de laudos e vistoria diária

Cabos desprotegidos, com fadiga, soltos no chão, outros sem estarem aterrados, são alguns dos problemas que podem ocorrer nessas estruturas. O Engº Eletricista Sergio Levin, coordenador da Câmara de Inspeção Predial do Ibape/SP, ressalta que nesses locais também é aplicável a norma mais utilizada em eletricidade. Cabos e fios devem estar protegidos, precisam trafegar em locais corretos - com proteções mecânicas. Mesmo os que trafegam no chão precisam de tal proteção, mesmo sendo provisórios ou adaptados.

A concessionária de energia elétrica responsável pelo fornecimento no local, para atender tais necessidades, permite ligações festivas ou provisórias, desde que solicitada e informada quantidade de carga necessária para cada ponto entre outros, podendo, inclusive, fazer adequações urgentes.

Em relação ao laudo, é preciso um específico das instalações elétricas assinado pelo engenheiro eletricista depois de inspeção. Nesse laudo consta detalhes gerais, se cabos estão de acordo, se gerador suporta carga elétrica, etc), condições dos aterramentos (medições) entre outros.  Um outro laudo abordará o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas/Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA/PDA).

"Além desses documentos é preciso um check list diário. Nele os funcionários da manutenção do local têm que verificar itens específicos, visualmente ou com medições elétricas, conferir se quadros estão ok, fazendo alguns testes, verificando tomadas, entre outros. Esses procedimentos utilizados em um hospital definitivo valem para hospitais provisórios.  Estes profissionais também devem estar sempre atentos, pois vidas podem depender da correta instalação, operação e manutenção dos sistemas elétricos", ressalta Levin.

Foto: Divulgação Governo do Estado de S. Paulo

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP