Sorteio Nespresso
 

Aporte qualidade para a sua gestão

Top 20 da ARAMARK sinaliza quais as tendências de FM para 2020

Por Larissa Gregorutti

Poucas organizações estão preparadas para as demandas futuras do gerenciamento das instalações. Proporcionar um ambiente físico de alta qualidade de maneira econômica não é apenas de natureza técnica, mas também está além da missão principal da maioria das organizações.

Pensando nos desafios que envolvem as atividades do profissional de Facilities, a Aramark, empresa americana que fornece serviços de alimentação, facilities e uniformes para escolas, hospitais, instituições financeiras, estádios, escritórios entre outros negócios ao redor do mundo, identificou 20 tendências principais que afetam desde como as organizações constroem e mantêm as instalações até novas abordagens que atendem e superam as expectativas dos ocupantes.

Então se o seu time ainda não está alinhado para antecipar as demandas existentes da sua organização, essa é a oportunidade de conferir as tendências que vão transformar a operação das instalações para 2020 e colaborar para a elaboração de um planejamento estratégico eficiente.

INSTALAÇÕES

TENDÊNCIA 1 – Departamentos de TI e FM se tornarão um só

As instalações têm potencial de gerar dados que podem ser alavancados e capturados por sistemas e analisados pela área de TI.  O gerenciamento das instalações será menos físico e mais digital, e os departamentos de FM e TI se tornaram um só. Dessa forma, TI será mais desafiada a desenvolver infraestruturas de informações para atender tanto os componentes da construção como os ambientes físicos, e os dados fornecidos mudarão a maneira como as administrações gerenciam as despesas dos ativos.

TENDÊNCIA 2 – As necessidades de espaço encolherão

Um número crescente de funcionários e estudantes estão trabalhando e aprendendo em casa ou em “terceiros espaços”, como cafeterias, salas de estar e outros lugares para reuniões. O gerenciamento do espaço composto é o crescimento do trabalho virtual e dos espaços de aprendizado.

Como resultado, os espaços flexíveis estarão em alta demanda e a capacidade de equilibrar o retrofit nos edifícios para melhor utilização exigirá uma consideração cuidadosa.

TENDÊNCIA 3 – Os edifícios devem se tornar geradores de receita

Como uma extensão da redução das necessidades de espaço, as organizações buscarão maneiras de monetizar seus espaços não utilizados. Os campi podem arrendar espaço não utilizado durante todo o ano para as empresas. Empresas iniciantes, pequenas empresas ou até organizações sem fins lucrativos que gostariam de ter acesso ao espaço de escritórios ou laboratórios.

TENDÊNCIA 4 – As estratégias de “manutenção” receberão investimentos renovados para proteger-se da manutenção diferida

Contratos de desempenho energético, parcerias P3 e o surgimento de infraestrutura de energia e estruturas de monetização de ativos são formas populares de garantir o capital necessário. O foco nas estratégias de financiamento para “acompanhar” e proteger o capital de investimento limitado ganhará força.

TENDÊNCIA 5 – A parceria estratégica para atender às necessidades de FM se torna uma necessidade

A capacidade de permanecer a par das mudanças exponenciais e inovar continuamente para obter vantagens competitivas é uma proposta cara e irreal para a maioria das organizações. Por esses motivos, a parceria com fornecedores estratégicos está se tornando cada vez mais comum com o mercado global de serviços de FM terceirizados, com expectativa de ultrapassar US$ 2 trilhões até 2025, de acordo com o Relatório Global Market Insights de 2019.

TECNOLOGIA

TENDÊNCIA 6 – A manutenção preventiva se torna obsoleta, pois a manutenção preditiva impulsiona as operações

Com os sensores se tornando onipresentes, as informações permitirão que as organizações migrem das medidas tradicionais de manutenção preventiva baseadas em tempo, para ações orientadas por dados em tempo real que preveem quando a manutenção é necessária. O gerenciamento diário se tornará menos sobre saber quais ativos estão em um ciclo de atenção e mais sobre quais estão chegando ao fracasso.

TENDÊNCIA 7 – Os dispositivos conectados melhoram a eficiência e reduzem os custos

O monitoramento remoto com dispositivos conectados é cada vez mais usado para gerenciar as operações das instalações, economizando tempo e recursos significativos para as empresas. Ele afeta a experiência do usuário, controlando o calor e o ar; é possível fazer a manutenção no local, avaliando o desempenho e o controle de qualidade; realiza a telemetria, monitorando o uso e a produtividade do equipamento; e monitora os dados e Business Intelligence, com informações em tempo real para tomar decisões e melhorar o desempenho operacional.

TENDÊNCIA 8 – Robotics melhora a eficiência e aprimora a experiência no campus

Os robôs podem executar certas tarefas repetitivas de maneira mais rápida e segura, permitindo que os humanos realizem atividades mais interessantes e envolventes.

No futuro, eles poderão ser usados em parceria com a tecnologia Internet das Coisas (IoT) para melhorar o conforto do aluno (como ajustar os controles de umidade e temperatura), gerenciar o acesso ao edifício e criar realidade aumentada.

TENDÊNCIA 9 – Operações baseadas na demanda mudarão as abordagens tradicionais para O&M

A tecnologia existe para entender qual espaço era usado diariamente, quais banheiros estão sem produto e as lâmpadas queimadas. A limpeza e manutenção de espaço e equipamento com base na demanda real do usuário, e não na suposição, aumentará a produtividade e a experiência do usuário.

TENDÊNCIA 10 – Os dispositivos conectados melhoram a eficiência e reduzem os custos

Embora o BIM tenha se tornado padrão na construção, ele ainda não foi totalmente adotado ou alavancado pela equipe de gerenciamento de instalações. Ele pode oferecer benefícios significativos para as equipes de operações, ajudando-as a maximizar a eficiência da construção e a identificar as necessidades de manutenção.

TENDÊNCIA 11 – Análise de dados: habilidades obrigatórias para FM

As instalações poderão fornecer uma grande quantidade de informações sobre administração de ativos, comportamento do usuário, custo e até mesmo a marca de uma organização. No entanto, a necessidade de análise de dados de instalações avançadas se tornará essencial para gerentes e proprietários. Aqueles que podem aproveitar e integrar dados para decisões amplas, prosperarão.

ENERGIA

TENDÊNCIA 12 – Um compromisso renovado com a gestão estratégica de energia

Um número crescente de empresas está procurando maneiras de se tornar mais eficiente em termos de energia e carbono, inclusive melhorando sua infraestrutura, operações e orçamentos. Os desafios da sustentabilidade terão uma série de consequências para a indústria de FM e serviços na próxima década, afetando as cadeias de fornecimento e valor, bem como o design, gerenciamento e manutenção da construção.

TENDÊNCIA 13 – Monetizando ativos de infraestrutura como uma nova reviravolta nas parcerias público/privadas

O relacionamento com investidores em monetização de infraestrutura ajuda a mitigar o problema financeiro de manutenção diferida, gerenciamento de sistemas de energia e outras melhorias, criando receita que não existia antes. Os investidores assumem e pagam pelo gerenciamento do sistema de energia. A nova fonte inovadora de renda também pode ajudar a alcançar muitos outros objetivos das instalações, como projetos de revitalização de edifícios e terrenos.

PESSOAS

TENDÊNCIA 14 – O projeto flexível de construção se concentra em oferecer experiências

O design é um dos fatores mais influentes no aumento da interação e envolvimento dos funcionários e alunos. Reconhecendo como o ambiente físico afeta a aprendizagem, a produtividade, o engajamento e o bem-estar, os líderes das instalações se concentrarão na criação de espaços de uso múltiplo, onde os alunos poderão desfrutar de uma refeição, estudar, socializar e até meditar. Eles estão prestando mais atenção em como esses espaços envolvem os sentidos e confiam mais na tecnologia para elevá-los.

TENDÊNCIA 15 – Encontrando maneiras inovadoras de atrair, treinar e manter trabalhadores críticos em instalações

Com a escassez de mão-de-obra qualificada, a lei da oferta e demanda está agora trabalhando contra o gerenciamento de instalações, já que trabalhadores com habilidades críticas estão demandando salários iniciais mais altos do que seus antecessores. Essa é uma área em que os parceiros de terceirização podem fornecer a qualidade que as organizações de trabalhadores precisam em setores como saúde, ensino superior, escolas de ensino fundamental e médio, indústria e negócios.

TENDÊNCIA 16 – Planejamento de sucessão: prepare-se para uma transição ininterrupta de funções de liderança para garantir operações ininterruptas

As organizações precisam ter um plano de sucessão em vigor. As gerações mais antigas estão mais familiarizadas com a operação mecânica dos sistemas do campus, mas menos com a tecnologia da informação. Gerações mais jovens são mais hábeis em sistemas de informação, mas menos em sistemas mecânicos mais antigos, que podem ser onipresentes em um campus universitário. Esses conjuntos de habilidades e gerações devem se misturar para operação futura da planta física.

TENDÊNCIA 17 – Foco na experiência do usuário: use a tecnologia que estão acostumados a usar no espaço de trabalho para atender às expectativas

Quando se trata de instalações e experiência do usuário, vários fatores levam ao sucesso: conectividade, reservas de espaço, solicitação de serviços e recebimento de visitantes (pense: espaços de coworking).

As equipes de gerenciamento de instalações estão prontas para fornecer vários elementos-chave que podem elevar a experiência do usuário em edifícios e terrenos, incluindo tecnologia, serviços e comodidades que ajudam funcionários e estudantes a serem mais produtivos.

TENDÊNCIA 18 – Encontre maneiras de colocar o bem-estar dos seus ocupantes na frente e no centro

As tendências de instalações saudáveis incluem aumento da exposição à natureza e vistas ao ar livre, construção de mais escadas e menos elevadores, melhoria da qualidade do ar interno e oferecimento de opções de refeições mais saudáveis. A incorporação dessas tendências de saúde e bem-estar em sua organização não significa que você precise de edifícios novos.

TENDÊNCIA 19 – Líderes de instalações adotam uma abordagem multifacetada da sustentabilidade

A otimização dos sistemas de construção pode melhorar as operações, reduzir o consumo de energia e reduzir os custos de energia. Alguns exemplos incluem: usar ar externo para resfriamento quando as temperaturas externas são favoráveis; implementar controles do sistema predial para alinhar o aquecimento e o suprimento elétrico à demanda; implementar um programa de manutenção preventiva para a construção de equipamentos, incluindo o uso de sensores para garantir que os sistemas estejam operando com eficiência.

TENDÊNCIA 20 – Uma melhor abordagem para a mitigação de riscos

Cada edifício varia em tamanho, localização, função e necessidade e tem seus próprios desafios. Um modelo de gerenciamento de instalações integrado reconhece essas variações e fornece o mesmo nível de serviço em todos os locais. No entanto, uma abordagem flexível acabará por mitigar os riscos, otimizando a produtividade da equipe, gastando recursos limitados com sabedoria e assegurando que os ambientes mantenham a experiência desejada dos ocupantes.

 

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP