Sorteio Nespresso
 

Prevenção e combate a incêndios

Em prol da defesa do patrimônio histórico de São Paulo

Por Felipe Melo*

A cidade de São Paulo comemorou 466 anos no dia 25 de janeiro, e a data traz consigo muitas reflexões sobre a importância de preservar o patrimônio histórico da cidade que, além de ser o principal centro financeiro da América do Sul, é um grande centro cultural com muitas possibilidades, principalmente no que se refere a museus e casas de cultura.

Com cerca de 130 museus, São Paulo guarda e preserva um grande acervo com obras, estudos e documentos considerados de valor histórico, artístico e científico. Infelizmente, temos na conta incêndios de grandes proporções que atingiram e destruíram alguns desses locais, como foi o caso do Museu da Língua Portuguesa, do Memorial da América Latina e do Teatro da Cultura Artística.

Além de espaços culturais, os museus também são importantes locais de pesquisas para diversas áreas. Portanto, precisamos nos atentar que milhares de pessoas frequentam esses locais diariamente e, por questões de preservação de patrimônio e de vidas, é de extrema importância manter esses locais protegidos contra possíveis incêndios.

Juntamente com outras medidas de prevenção e combate a incêndios, como saídas de emergências amplamente sinalizadas, extintores e hidrantes, por exemplo, o sistema de chuveiros automáticos – conhecido pelos engenheiros como sprinkler – é considerado um dos componentes de maior importância em uma rede de combate a fogo, pois tem a capacidade de inibir a propagação das chamas e pode evitar tragédias com perda de vidas e acervos históricos, como temos visto acontecendo nos últimos anos.

A elaboração de projetos de prevenção de incêndios com sprinklers precisa ser a peça-chave em todo tipo de construção. Afinal, a instalação desses sistemas apresenta um investimento baixo se comparado com a proteção eficaz que oferece. O aprendizado que ficou diante de tantas tragédias deixa claro que é preciso fomentar o desenvolvimento de uma cultura de prevenção, a fim de proteger vidas e preservar patrimônios, sejam históricos ou não.

Com apoio da Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk), entidade que fomenta o uso de sprinklers no território nacional, foi estabelecido o novo o Modelo Nacional de Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Emergência em meados de 2019, com intuito de melhorar a segurança nas construções. Instituído pela portaria n. 108 e publicado no Diário Oficial da União, o regulamento visa tornar eficaz a Lei n. 13.425/ 2017, que ficou conhecida como “Lei Kiss”, um marco para a prevenção contra incêndios no Brasil, estabelecido após a tragédia ocorrida na casa noturna de Santa Maria (RS), em janeiro de 2013.

*Felipe Melo é Presidente da Associação Brasileira de Sprinklers fundada no início de 2011 para promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética. É Engenheiro Eletricista formado pela Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI). Atua há mais de dez anos em empresas dedicadas a sistemas de proteção contra incêndio.

 

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP