Expo
 

Elevadores e os cuidados para a prevenção do coronavírus

Cartilha explica como os equipamentos devem ser higienizados para evitar contágio

O elevador é um meio de transporte imprescindível nas cidades brasileiras. Em dias úteis, apenas na cidade de São Paulo, os cerca de 90 mil elevadores instalados transportam mais de 25 milhões de pessoas, número oito vezes maior que o de passageiros transportados pelos ônibus, por exemplo. Se considerarmos o Brasil como um todo, o número de equipamentos salta para 400 mil elevadores.

Em tempos de Coronavírus (COVID-19), esses equipamentos precisam ser ainda mais higienizados para preservar a saúde dos usuários. Atenta à grave ameaça de saúde pública, a Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (ABEEL) acaba de lançar uma cartilha com orientações e dicas de cuidados básicos nos elevadores para reduzir a disseminação do novo vírus no país.

O objetivo é alertar usuários, síndicos, empresas de manutenção de elevadores e trabalhadores do setor: todos podem se expor a riscos de saúde, se não adotarem medidas preventivas. "Mesmo sem ter conhecimento da doença, alguém contaminado com o Coronavirus (COVID-19) pode ter utilizado o elevador antes de você. Alguém pode ter espirrado dentro da cabina e/ou tocado o mesmo botão que você irá apertar", alerta a cartilha.

Recomendações para o uso do elevador em edifícios residenciais ou comerciais:

- Evite usar o elevador quando estiver cheio, espere sempre a próxima viagem.

- Caso precise descer apenas dois andares ou subir um único pavimento, opte pelas escadas. Evite o elevador.

- Acione o botão de chamada do elevador com o auxílio de um lenço de papel descartável. Adote o mesmo procedimento no botão  interno da cabina para acionar o seu pavimento.

- Adote o mesmo procedimento do uso de um lenço de papel descartável nas portas de pavimento do tipo Eixo Vertical. Ou seja, aquelas que necessitam serem puxadas com a mão para entrar e empurrá-las para sair da cabina.

- Ao viajar no elevador evite encostar nas paredes da cabina.

- O condomínio deve efetuar a higienização do interior da cabina, se possível, no intercalo de duas horas, dependendo do fluxo de pessoas que circulam pelo elevador.

- É preciso cuidado para não aplicar produtos de limpeza diretamente sobre as peças como botões, visores, indicadores de posição, subteto etc. Isso pode atacar as peças como acrílicos e plásticos.

- Umedeça um tecido especial para limpeza no produto e passe suavemente sobre as partes do elevador.

- Nunca utilize produtos abrasivos e esponjas de aço para não riscar os componentes. A mesma recomendação vale para os botões e puxadores de porta que ficam no pavimento.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP