Sorteio Nespresso
 

Colégio Bandeirantes anuncia expansão

Ampliação ocorrerá em três fases, com primeira entrega prevista para 2021

O Colégio Bandeirantes, tradicional escola da capital paulista, localizada na Rua Estela, será expandido ao longo dos próximos anos, com projeto assinado pelo escritório Aflalo/Gasperini. A ampliação ocorrerá em três fases, com a primeira entrega prevista para 2021.

A primeira fase, já iniciada, contempla a construção de um novo edifício junto à Rua Cubatão e intervenções pontuais no prédio existente da década de 70, marcando a transformação do campus com um diálogo entre tradição e inovação.

O projeto propõe flexibilidade na configuração dos layouts e nas dinâmicas de ensino através de novas salas de aula e de amplos espaços de convivência, gerados pela multiplicidade dos pátios no térreo, nível intermediário e cobertura. Um novo refeitório, um auditório multiuso e uma quadra descoberta farão parte do programa do novo edifício escolar.

"O desafio foi reinventar o campus do colégio através do masterplan em fases. Mais do que novos ambientes de ensino, mais modernos e dinâmicos, a escola terá áreas comuns generosas e espalhadas em diferentes níveis, criando novas maneiras de circular pelo campus e de fomentar troca de experiências entre os alunos", explica José Luiz Lemos, sócio diretor do escritório Aflalo/Gasperini.

Em fases posteriores, novos espaços destinados ao esporte e à cultura complementarão as áreas de estudo. Foi projetada uma grande caixa elevada para o ginásio, liberando área para um generoso pátio coberto no térreo e um pátio descoberto em sua cobertura, maximizando as áreas do campus.

Para manter a tradição do colégio na fachada, foram escolhidos materiais e tonalidades que lembrassem, de forma inovadora, os originais tijolos dos blocos existentes. Brises em concreto de alto desempenho e painéis de concreto pigmentado pré-moldados, que ressaltarão as áreas de opacidade, transparência e controle solar do projeto, vão compor elegantes fachadas. "Todos os materiais propostos foram cuidadosamente selecionados para dialogar com a estrutura existente e, ao mesmo tempo, reforçar a ideia de inovação da nova fase do Colégio Bandeirantes", conta Roberto Aflalo Filho, sócio diretor do escritório.

Por se tratar de um programa escolar, o projeto considerou a máxima eficiência na construção. "A transformação de um campus escolar em funcionamento apresenta uma série de desafios e complexidades. A implantação do novo edifício e a alteração de áreas existentes exige, além de logísticas de obra, cronogramas precisos para que a mudança dos alunos ocorra de acordo com o ano letivo", afirma José Luiz Lemos.

"A escolha dos elementos pré-moldados de fachada e a opção pela estrutura metálica assegurarão uma obra limpa e com o menor volume possível de peças instaladas in-loco. Houve também a preocupação em ter o menor impacto possível aos alunos e funcionários nesse período", completa Roberto Aflalo Filho.

Perspectivas eletrônicas: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP