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7 razões para incluí-lo na sua comunicação profissional

Por Paula Caires *

Destacar-se profissionalmente em um mercado cada vez mais digital, em meio à avalanche de conteúdos publicados na internet, é um grande desafio. Para o profissional de facilities, o desafio pode ser ainda maior, já que ele deve se relacionar com muitos e variados públicos. Ainda assim, um conteúdo relevante, com constância e coerência, pode ser um aliado estratégico para superá-lo.

No entanto, o meio digital trouxe um novo significado para a palavra relevância. Isto é, não basta mais ter um conteúdo de qualidade, que traga informações importantes para as pessoas. É preciso passar pelo crivo dos motores de busca da internet. Afinal, eles representam o início de 90% das experiências on-line. Por isso, você confere a seguir sete razões para investir em conteúdo relevante na sua estratégia de comunicação nos meios digitais, inclusive, na principal rede profissional – o LinkedIn. Seja relevante para as pessoas, seja para os buscadores.

1) Conteúdo é sua porta de entrada: como já mencionei, a maioria das experiências on-line começa no Google. E o que o Google busca para responder às bilhões de perguntas feitas diariamente? Sim, conteúdo! Contudo, são os cinco primeiros colocados nos resultados que ganham cerca de 70% de todos os cliques. Como diz a piada sobre o assunto: “Se você quiser esconder um corpo, coloque-o na segunda página do Google!”.

2) Conteúdo ajuda a aumentar sua audiência: segundo uma pesquisa da consultoria de marketing Custora, os usuários que chegaram a um site por meio do Google se mostraram mais abertos a compras e dispostos a gastar mais. A estratégia voltada para conquistar um bom resultado nas buscas orgânicas – aquelas realizadas espontaneamente pelo usuário em motores de busca, como Google, Bing e Yahoo Search – é fundamental para o sucesso do seu negócio nos meios digitais. A esse trabalho se dá o nome de Search Engine Optimization (SEO) – um conjunto de técnicas criado a partir dos parâmetros e algoritmos dos buscadores, que inclui mais de 200 fatores on e off page. Entre os fatores on page, está o conteúdo e diversas técnicas que o tornam relevante.

3) Aumenta sua autoridade: o acesso à informação é inquestionável. Até mesmo profissionais que eram tido como “semideuses” detentores de sabedoria, como os médicos, hoje são confrontados por seus pacientes hiperinformados pelo Google. Por isso, investir na construção de sua autoridade sobre determinado tema pode fazer toda a diferença.
O relacionamento, assim como a confiança, é fruto de uma construção que tem em seu cerne a comunicação. Por essa razão, o marketing de conteúdo é também uma ferramenta para trabalhar a identidade e a autoridade de uma empresa ou profissional em determinada área de atuação. Por meio de conteúdos relevantes você mostra o seu conhecimento, compartilha informações que ajudam os leitores na tomada de decisão, que os acompanham e os incentivam a se aproximar cada vez mais, e com segurança, do seu trabalho.

4) A forma do seu conteúdo conta: SEO, escaneabilidade, copywriting... o universo digital revolucionou a comunicação escrita (também!) em função de um novo rei: os algoritmos. Além das regras convencionais, a internet trouxe suas próprias regras para os conteúdos publicados on-line. É preciso conhecê-las  e aplicá-las para que seu conteúdo possa contar a favor na sua estratégia de marketing digital. Textos com uma média de 500 a 700 palavras, títulos com cerca de 70 letras, palavra-chave no título, na introdução e pelo menos mais umas duas ou três vezes no miolo do texto, e formatação na fórmula “F” são apenas alguns exemplos.

5) O conteúdo do seu conteúdo também conta: paralelamente, a ânsia das pessoas em serem um agente ativo no processo de comunicação, em consumirem conteúdos que “tocam”, que não só fazem sentido, mas que também mexem com elas, é notável pela propagação das narrativas da vida real, pelo storytelling, pelo branded content. Conteúdos tocantes viralizam, podem tirar as pessoas da linda zona de conforto, trazer reflexões e, no melhor dos mundos, levar à ação! Além disso, os robôs do Google já atingiram um alto nível de análise e entendimento, o suficiente para avaliar se um conteúdo faz sentido, se tem coesão, coerência, lógica e fluência de leitura.

6) Ajuda a usar o potencial do Google para o seu negócio: para o Google, o cliente é rei, e sua análise leva sempre em consideração essa premissa. Ele quer que o usuário tenha a melhor experiência, ou seja, que ele encontre exatamente o que buscou, com agilidade, clareza, praticidade e segurança. Para que o conteúdo da sua marca esteja em linha com esse objetivo, o trabalho começa bem antes da redação de um texto. Portanto, o planejamento de seu negócio ou de sua carreira e, consequentemente, de sua comunicação, é essencial. É preciso entender seu público-alvo, seus problemas, suas dores, como ele busca as soluções pra tais questões e o comportamento dele em cada canal e ponto de contato, para que esse trabalho direcione a sua seleção de palavras-chave.

7) É uma importante ferramenta para trabalhar as palavras-chave: é quando o cliente digita um termo ou faz uma pergunta na barra de busca que tudo começa. É, portanto, dessa ação que a estratégia do marketing de conteúdo parte. Ter volume de conteúdos de qualidade e bem estruturados em termos de palavras-chave aumenta sua força para aparecer nos resultados e te torna cada vez mais relevante para os termos trabalhados.

Ou seja, a internet abriu um novo e vasto palco para todos explorarem sua capacidade de contar, ler e ouvir histórias. Mas a comunicação estratégica requer técnicas, ciência, planejamento, cuidados específicos e profissionalismo. Não basta ter conteúdo, é preciso transformá-lo em conteúdo de resultado, tendo como base planejamento e estratégia.

*Paula Caires é Jornalista, pós-graduada em comunicação empresarial e relações públicas, com quase 15 anos de experiência. Está à frente da Caires Comunicação, atuando em diferentes segmentos da comunicação – assessoria de comunicação e imprensa, produção de conteúdo on e off-line, inclusive, como redatora da Revista Infra, marketing digital e gestora de redes sociais corporativas.Mais textos e informações em www.cairescomunica.com.br ou pelo e-mail [email protected].

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