Sorteio Nespresso
 

Presidentes de entidades do setor destacam seus planos de gestão para 2020

Capacitação e ampliação de abrangência nacional para disseminação do conhecimento, integração dos mercados em prol dos seus respectivos setores são algumas das apostas comuns dos novos dirigentes da Abralimp, Abel, Smacna e GAS

Por Léa Lobo

GAS – Facilities Manager

O Grupo de Administradores de Serviços (GAS Facilities) é formado por profissionais que atuam em Facilities Management, sendo na grande maioria tomadores de serviços e com poder ou grande influência na tomada de decisão. Conta com até 40 empresas de diversos segmentos de mercado, nacionais e multinacionais. O GAS visa fomentar as melhores práticas de Gerenciamento de Facilidades (ou em alguns casos, ainda conhecido como: Administração de Serviços ou Administração Geral), através de benchmarking, buscando oportunidades de otimização de recursos, focando no cliente interno e na empresa. Na prática, um rico fórum de conteúdo e conhecimento de referência para o mercado.

Dentre as pautas das reuniões que ocorrem uma vez ao mês, o objetivo facilitar para seus membros, como melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, para aumentar a produtividade, afetando direta e positivamente no resultado do negócio (core business).

Segundo a atual Presidente, Vanessa Zietlow, Head of Facilities/Workplace na 99 Tecnologia, empossada em dezembro último, a meta é fazer um benchmarking entre os líderes presentes no grupo, compartilhar projetos e aplicações dentro de Facilities e Workplace, e, principalmente, ser um grupo de líderes que inspirem os demais dentro do mercado de Facilities.

Gestão de 2020

O grupo será conduzido por Vanessa Zietlow, Head of Facilities/Workplace na 99 Tecnologia, como Presidente; e Kátia de Assis, Coordenadora de Operações do Hospital HCor – Associação Beneficente Síria, como Vice-Presidente. Para suportar o plano de trabalho deste ano, montaram um Time de Trabalho, composto por: Andrea Brawne, Gerente de Facilities da Dow; Eliezer Goes, Gerente de Infra Patrimonial da Brasilseg; Karen Collaferi, Coordenadora de Facilities do Grupo Fleury; Marta Cristina Atanazio, Supervisora de Facilities da Kantar Ibope; e Jeziel Faria, Coordenador de Facilities da Sony, todos membros do GAS.

ABEEL: ELEVADORES

Empresas de elevadores criam a Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (Abeel) com atuação em âmbito nacional, que representará institucionalmente o setor de elevadores e promoverá a união da cadeia produtiva em todo o Brasil. O segmento de elevadores é um dos com maior potencial de crescimento da construção civil e da economia brasileira. O mercado que atualmente instala cerca de oito mil equipamentos novos por ano pode alcançar 25 mil novos elevadores com a retomada da economia e do segmento da construção civil no País, que possui um déficit habitacional na ordem de 18 milhões de unidades.

A Abeel representará institucionalmente o setor de elevadores e promoverá a integração da cadeia produtiva em âmbito nacional. Reunirá indústrias de elevadores e escadas rolantes, indústria de peças e componentes, empresas de instalação, manutenção e modernização, além de todas as demais prestadoras de serviços das mais diferentes cadeias produtivas do setor de elevadores. A estratégia é unir forças com todas as empresas do segmento, bem como sindicatos e entidades de classe organizadas existentes no País e agregar um total de aproximadamente 1,8 mil associados.

Entre as pautas a serem defendidas pela nova entidade estão: avanço tecnológico da indústria nacional, aumento da produtividade, parcerias internacionais, programas de capacitação e atualização do conhecimento para os colaboradores das empresas, atuação nas áreas de normas e legislação, bem como atuar junto ao poder executivo, na defesa e fortalecimento das empresas do setor e da segurança dos usuários.

“A cadeia produtiva da construção, da qual os elevadores fazem parte, tem um papel importante a desempenhar para que a economia se desenvolva de forma firme e consistente, por isso, também é fundamental a união de esforços em prol da categoria”, afirma Marcelo Braga, Presidente da Abeel e do Sindicato das Empresas de Conservação, Manutenção e Instalação de Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp).

SMACNA: AVACR

A Sheet Metal and Air Conditioning Contractors National Association – Chapter Brasil (Smacna Brasil), empossou a nova diretoria executiva, gestão 2019-2021, composta por Edson Alves (Star Center Soluções), Presidente; João Carlos Corrêa da Silva (Ergo Engenharia), Vice-presidente; Leonardo Salles de Barros (A.Salles & Cia.), Diretor Tesoureiro; e Paulo César Santini (Constarco Engenharia), Past President.

“A nova diretoria atenderá as diretrizes das demandas de mercado. O mercado mudou, e hoje, nosso maior desafio é estarmos como Smacna, ainda mais próximos, tanto na questão dos instaladores, fabricantes, usuários finais, quanto às informações técnicas divulgadas através do Programa Smacna de Educação Continuada em Tratamento de Ar. Uma das ações que pretendemos nessa gestão é ampliar a atuação desse programa, oferecendo para outras regiões do Brasil, promovendo para as empresas de engenharia, melhoria na qualidade dos sistemas de AVACR. A Smacna Brasil é referência em inovação, premiando anualmente, obras destacadas, aplicando-se a melhor engenharia e soluções diferenciadas”, comemora Edson Alves.

Leonardo Salles de Barros, ressaltou o trabalho que a Smacna Brasil vem fazendo ao logo dos 30 anos e que, o momento difícil do País traz a necessidade de mudanças e buscas diferentes, novos caminhos, novas ideias... E essa nova diretoria está alinhada e engajada com isso nos próximos dois anos. “É nosso desejo, buscar e canalizar novas ideias. Entendemos que, a Smacna, por ser uma entidade técnica, reconhecidamente forte no mercado de AVAC, promove uma sinergia diferenciada para todos, proporcionando ao mercado boas oportunidades”.

ABRALIMP: LIMPEZA PROFISSIONAL

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) divulgou em 5 novembro o resultado da eleição da Diretoria Executiva para o ano de 2020. A nova Diretoria Executiva (Direx) será presidida por David James Drake; Ricardo Nogueira assumirá o cargo de Vice-presidente Executivo; Nathalia Tiemi Ueno será Vice-presidente Administrativo-Financeiro; e Paulo Gonçalves Peres, Vice-presidente de Relações Institucionais. O objetivo da nova gestão será o de dar continuidade às iniciativas de desenvolvimento do mercado e gerar novas oportunidades para fortalecer o papel da entidade e sua representatividade em todo o País.

Para o Presidente eleito David Drake, uma associação é formada por seus membros e pelo seu interesse em participar da vida associativa. “Temos um passado maravilhoso e, para os próximos anos, vamos planejar outros eventos e benefícios que a Abralimp possa agregar aos seus associados. Nossa entidade é ampla, pois congrega toda a cadeia produtiva, do fabricante ao distribuidor de equipamentos e produtos químicos. Convido a todas as empresas do mercado que ainda não estão na Associação a fazer parte em prol do bem comum”, complementa Drake.

Paulo Peres, como Vice-presidente de Relações Institucionais para 2020, disse que sua missão será a de intensificar parcerias com outras entidades que promovam o desenvolvimento do mercado. “Tenho certeza de que temos o reconhecimento necessário para intensificar as parcerias e realizar cursos, encontros de negócios, eventos, produzir materiais de referência, entre outras atividades.” Já Ricardo Nogueira, eleito Vice-presidente Executivo, disse que o papel da Direx é justamente o de promover e fomentar o mercado, trazendo retorno para toda a cadeia produtiva, além de fortalecer a atuação regional em outros estados. “Estamos melhorando a agenda e fazendo parcerias para que possamos ter uma força tão grande em outras localidades, quanto nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Temos isso como um grande objetivo para essa nova gestão”, ressalta.  Já Nathalia Ueno, eleita Vice-presidente Administrativo-financeira, será a primeira liderança feminina a assumir um cargo na Direx. “É uma honra e um grande prazer ter recebido esse convite, além de ser um desafio. Estarei à disposição para colaborar com o crescimento da Abralimp e do mercado, especialmente ao lado dos meus colegas da Direx que possuem uma vasta experiência em todos os elos dessa cadeia.”

Clique aqui para conferir o conteúdo na versão digital com fotos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP